domingo, 4 de novembro de 2007

pãezinhos para a tarde

o calor resolveu dar uma trégua, agora estamos vivendo um clima outonal...ah essas loucuras do clima...mas o fato é que a tardezinha pedia algo pro café da tarde...minha avó sugeriu umas rosquinhas que ela fazia...eu acabei mudando um pouquinho aqui, outro pouquinho ali e ficaram deliciosas!

a receita original era de um folhetinho da farinha de trigo Três Coroas, nem sei se existe ainda, mas que a receita era boa ...ah isso era! o recheio sugerido era de coco, não tinha quantia suficiente então metade da massa recebeu um recheio de maça com passas(acabou saindo melhor que o de coco), e rende uma barbaridade!

usem a imaginação e aproveitem essa massa para um belo festival de pães doces ai na sua casa!!!

Rosquinhas Recheadas
36 rolinhos médios

1 xíc de chá de leite morno
1/2 xic de chá de açúcar
45 grs de fermento biológico fresco ou 15 grs do fermento biológico instantenepo(eu usei um sache de 12 grs do instaneo e deu super certo)
100 grs de margarina
2 ovos
500 grs de farinha de trigo(acabei usando cerca de 650 grs)
1 ovo para pincelar
3 colh de açúcar cristal
Misture o leite com o açúcar(se for usar o fermento fresco coloque-o agora). Deixe descansar por 5 minutos (se for usar o fermento instaneo não precisa esperar).

Coloque a farinha na bancada formanado uma coroa( se for usar o fermento instantaneo misture-o à farinha), no centro da cavidade coloque a margarina, os ovos e vá acrescentando o líquido aos poucos. ( minha massa ficou muito mole então fui colocando mais farinha até desgrudar levemente das mãos-mas minha avó disse que sempre fez com a medida exata de farinha, e a massa fica bem mole mas cresce e assa bem).

Trabalhe a massa "rasgando" ela com os dedos e alisando com a palma da mão. Alterne esse trabalho com um pouco de sovar. Cubra a massa com um filme plástico e deixe repousar por uns 30 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio. Deixo 2 opções, e as quantias aqui dispostas são apara metade da massa, ok?

Recheio de coco:
50 grs de coco ralado
1/2 xíc de suco de laranja
1/4 xíc de leite
2 colh de sopa de açúcar
2 colh de sopa de manteiga amolecida

Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira até o momento de usar.

Recheio de maçã com passas:
100 grs de maçã picada em cubinhos, usei com a casca
25 grs de passas
25 ml de pinga
2 colh d esopa de açúcar
25 ml de água
canela em pó

Aqueça levemente a pinga com a água e coloque as uvas passas para hidratar no líquido. Quando estiverem inchadinhas, misture-as às maçãs e ao açúcar. Tempere com canela à gosto.

Quando a massa tiver crescido abra-a com um rolo, num retângulo(acho mais práatico dividir a massa em 2 para trabalhar) com espessura de +/-5 mm. Espalhe o recheio deixando uma borda de 1,5 cm livre para não escorrer. Vá enrolando a massa, e "pregando-a" quando encontrar com a massa novamente, corte po rolo em roscas de 1,5 cm a 2 cm(devem ter o tamanho parecido para assarem ao mesmo tempo). Coloque os rolinhos numa assadeira untada e espere crescer.

Ligue o forno a 200ºC e asse por 20 minutos, abra o forno e pincele a massa com o ovo levemente batido com um chorinho de leite. Salpique o açúcar cristal e volte ao forno para terminar de assar.

Quando esfriaram as rosquinhas de maçã eu cobri com um glacê de limão, ficaram bem gostosas e molhadinhas, bem mais do que as de coco, e manteram-se bem até o dia seguinte, não sei se conservariam-se por mais, porque aqui acabaram rapidinho! espero que gostem! beijos e boa semana!

14 comentários:

Laurinha disse...

Aiai, que paõzinho bom, aliás 2!
Estou até salivando, comeria na boa um pedacinho de cada pra experimentar e depois, mais um pedacinho para me certificar...:DDD
Adorei!
Beijinhos,

risonha disse...

meu Deus!!! que tentação deliciosa.. eu também comia de boa vontade um pãozinho de cada.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Laila, que delicia de paezinhos. Parecem uns que eu comia na minha infancia. Vou anotar a receita, porque isso eh precioso. um beijo e welcome back,

Gourmandisebrasil disse...

Minha vó paterna usava apenas essa farinha! Uma pena que não cataloguei as receitas dela. Só as da outra avó!
Gostoso cozinhar com a vó, não?! Lembra da infância...
Gostei da idéa da pinga no recheio de maçã.

bjinho,
Nina.

Isabel Salvador disse...

mas k maravilha de pãezinhos..k bonitos ficarame aposto k uma delicia.........bjokas

Eli disse...

Que delícia de café da tarde Laila!! Eu comeria mais de um. :)

Marizé disse...

Ai que delicia de pãozinho doce, eu prefiro o recheio de maçã e canela.

Receita anotada.

Beijocas

Paula Amanda disse...

Hummmmm com o friozinho que está fazendo por aqui essas rosquinhas são uma tentação!!!
Abraços,
Paula Amanda

Isabel (pipoka) disse...

Que maravilha de pãezinhos. Já estou com ideia de fazê-los para um lanche de Domingo.

bjs

Silvia Arruda disse...

Friozinho com pãozinho... uma combinação perfeita! :)

Agdah disse...

Menina, eu também estou nessa fase de pães.

Lílian disse...

Aí Laila...
O maior chuvisco lá fora, eu com o bebê em casa... não posso ir à padaria... e a vontade de comer pão... hahaha. Será que me arrisco a fazer um destes?
INté : )

Ana Prazeres disse...

Ai que aspecto maravilhoso... A Avó teve óptima ideia!!! Beijinhos às duas.

Valentina disse...

Laila, que delícia de receita. sou louca por pÃes. e os doces tem um lugar especial no meu coração guloso.gostei da versatilidade da massa.