terça-feira, 20 de janeiro de 2015

entortaram a cultura

há pouco tempo o movimento EU COMO CULTURA passou a agitar as redes sociais de blogueiros, chefes renomados e pessoas ligadas ao meio da gastronomia. é um bafafá danado por que tudo que inclui o Alex Atala sempre tem mídia, muita mídia. e sorte que tem esse bafafá todo, temos de fato que incentivar a cadeia dos produtores, resgatar costumes, produtos que estão desaparecendo do nosso cotidiano.
primeiro imprimam o manifesto, assinem e enviem por correio pro ATÁ, depois corram pras feiras, perguntem, conheçam os produtos, resgatem cadernos de vovós e descubram o que é taioba, ora pro nóbis e castanha de baru.
e já que o tema é tradição hoje a receita é pra lá de velhinha: Torta de Frango. o clássico das padarias está sumindo. hoje vc é capaz de achar uma quiche lorraine na conveniência do posto mas não acha uma torta de frango bem feita por aí.

Torta de Frango caipira



massa:
3 xic de farinha de trigo
1/2 xíc de amido de milho
1 xic de água morna com 2 colh de chá de sal
200g de banha (caso queira troque por manteiga)

misture a farinha com o amido, dissolva a banha nos secos, até obter uma farofinha. vá crescentando a salmoura até que a massa esteja unida. reserve embrulhada em plástico filme na geladeira.

recheio:
1 frango inteiro (caso use o caipira é mais demorado e incrivelmente mais saboroso)
1 cebola inteira
3 folhas de louro
1 cebola picada
1 pimentão verde picado
1 pimenta cambuci picada
2 romates em cubinhos
2 dentes de alho
1 mç de cheiro verde picado
sal, pimenta do reino
uma pitada de cominho em pó
azeite de oliva, um chorinho
1 colh de sopa de amido de milho

coloque o frango inteiro para cozinhar com as folhas de louro, a cebola partida ao meio e água até cobrir. quando a carne estiver macia, retire a carne e reserve o caldinho formado. desfie o frango, vale usar dois garfos como a titia, ou colocar a carne numa batedeira com globo e bater. Desfie como preferir.
refogue no azeite a cebola picada, o pimentão, pimenta, tomate e alho. adicione a carne desfiada, as especiarias. e 1 xíc do caldo reservado. deixe tudo em fogo baixo, unindo os sabores por uns 10 minutinhos. dissolva o amido de milho em meia xíc de caldo e verta na panela, cozinhe até que o recheio esteja cremoso. corrija o sal, junte o cheiro verde e deixe esfriar.

aqueça o forno a 200 graus. unte uma forma de torta com aprox 24 cm de diametro.
numa bancada enfarinhada, divida a massa em duas partes, abra em discos com a ajuda de um rolo. forre o fundo da assadeira com um dos discos, arrume possíveis falhas, despeje o recheio e cubra com o outro disco. decore como preferir, pincele uma gema ou azeite e leve ao forno por cerca de 25 min, até que ela doure.

agora é só ser feliz nas garfadas!

2 comentários:

Bruna disse...

Oi Laila, tudo bem? Viu... Eu to sempre por aqui lendo teu blog, mas não sou de comentar. Só que hj, vendo essa receita me surgiu uma dúvida. Será que eu posso adaptar a receita e fazer uma versão com recheio vegetariano ou com peixe?? Ia ficar bom?? Vc sabe me dar algum conselho ?? Me pai chegou pra mim ontem e, como hj e aniversário da minha mãe, pediu para que eu fizesse um empadão pra ela. E ela não come carne... Só um pouquinho de peixe as vezes. E pra piorar, eu não me dou bem com nenhuma receita e empadão ou de torta com recheios assim!!! Mas essa tua receita me pareceu fácil e tranqüila... Acho que vou arriscar!

laila radice disse...

Bruna td bem? lógico que pode mudar o recheio, vc poderá usar verduras refogadas e mescladas com ovo cru, queijo, um pouco de creme ou ainda fazer um refogado de lentilhas com cenoura, tomate, ervas.
o recheio é uma variável de n possibilidades use a criatividade!