quinta-feira, 3 de abril de 2008

rosquinhas nossas e da Estella

passeando pelos blogs encontrei um lindo espaço criado pela Susana, o Webos Fritos, há cada receita lá...de babar...e assim forma com as rosquillas de Estella. Fiquei vidrada, fiz meia receita, gostamos tanto que no dia seguinte lá fui eu fazer a receita inteirinha...

segundo Susana é um doce de convento criado por uma freira, a Estella do Monastério de Santa Maria do Socorro de Sevilla. é super facinho de fazer, como diria o Vitor Hugo é de fazer com os braços amarrados, ficam bem crocantes, uma delícia acompanhadas por um chazinho, café e leite ou mesmo puras(detalhe já provei todas essas maneiras).

Rosquinhas de Estella
cerca de 50 rosquinhas com 5 cm de diâmetro
100 grs. de banha(usei manteiga)
50 grs. de margarina(usei a culinária)
2 ovos inteiros + 1 gema, para a massa
1 ovo batido para pincelar
1 saquinho de fermento seco instantâneo(10 grs)
150 grs. de açúcar
375 grs. de farinha de trigo
agreguei pr minha conta umas gotinhas de baunilha(mas é totalmente opcional)

Bata a banha(manteiga), a margarina, os ovos, a gema e o açúcar, e a baunilha, caso queira(é melhor que estejam todos à temperatura ambiente).

Acrescentar a mescla de ingredientes, a farinha previamente misturada com o fermento.
Voltar a bater, até que tenhamos uma massa uniforme(fiz isso na batedeira com a pá para massas médias).

A massa deve ser bem trabalhada, até que deixe de grudar nas mãos(esqueci esse processo *rs* só percebi agora). Esticar a massa numa mesa de trabalho até que atinja 1/2 cm de espessura.

Com um cortador redondo de 7 cm faz-se o primeiro corte e tira-se a circunferência, sobre ela faz-se outro corte no centro, para formar uma rosquinha(fiz menores por achar mais delicado).

Colocar-las num tabuleiro untado, tome cuidado para que elas não percam a forma, use uma espátula para facilitar. Pincelar com o ovo batido.

Pré aquecer o forno a 240°C, se possível calor em cima e em baixo, e asse por 15 minutos ou até que fiquem douradas(aqui deixei umas mais branquinhas porque eu prefiro assim, mas a maioria em casa gosta delas morenas).


Se quiserem podem banhá-las em chocolate, para isso não pinte-as com ovo e mergulhe-as depois de frias em chocolate derretido.

Eu comi assim purinhas como a Freira Estella criou, e compartilho com vocês essa bela lembrança da Susana que é uma fofa e tem um pensamento muito bacana sobre as receitas...em breve conto, porque senão esse post terá um km de comprimento...bjos

30 comentários:

A simplicista... disse...

Que gostoso, Laila!
(Lá vou eu atrás de mais cortadores... :)

Su disse...

Espectacular Laila. Enhorabuena, maravillosas manos y presentación exquisita.
Un beso

Katia Mine disse...

Eu adoro rosquinhas. Ficaram muito lindinhos.
bjos

Elvira disse...

Que perfeição de rosquinhas! E as fótos ficaram bem lindas. Parabéns! :-)

Beijos.

Marizé disse...

Lindas, perfeitas.
Adorei as fotos.
Vou a correr "cuscar" esse blog.

Bjs

Fabrícia disse...

Querida estou indo agorinha mesmo visitar este blog.
Que luxo de fotos...vão para qual revista? Vc se supera sempre.
Bjs.

Odete disse...

Parecem deliciosas essas rosquinhas. Que talentosa voce!
bjs

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Adoro rosquinhas!!!
As fotos do passo-a-passo estão um luxo!
Bjs

Gourmandisebrasil disse...

as fotos ficaram lindas! Gostei da fita azul.
Parece mesmo fácil de confeccionar, anotei a receita.
bjoca,
Nina.

Luciana Macêdo disse...

Receita anotadíssima, adoro estes acompanhamentos para a hora do cafezinho.
Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Laila, querida, que coisas mais lindas! E que charme as fotos, amei!

Migas disse...

Adorei as fotos Laila! Lindas! E que bem que devem ir com um chá, antes de dormir! :o)

Beijos

Laurinha disse...

Rosquinhas de festa, vi só como estavam vestidinhas com fitas!
Uma graça, lindinha, adorei sua produção.
E a receita, merece anotar! Já vou jájá lá!
Beijinhos,

winnie disse...

parecem ser tão boas!

Agdah disse...

WOW!!! Amei as fotos.

Isabel (pipoka) disse...

Laila,

Vc deu as cartas! Desencantou um blogue legal para nós vistarmos, nos presenteia com uma receita deliciosa e fácil de executar e ainda nos oferece umas fotos que são um luxo só!

bjs

Janna Joaninha disse...

ahhhhhhhhhhhhh que delíiiiicia !!

estou babando ;)

Anônimo disse...

Seu blog é doce, salgado e colorido!
Sempre bacana vir até aqui!

Filipa disse...

Laila que perfeição de rosquinhas! Estão com uma côr fantásticas e as fotos um must!

Beijinhos

Nysa disse...

ficaram lindas!!! e cresceram ainda tanto no forno. obrigada pela receita! beijocas

Nani disse...

Nossa como ficam lindas, são bem fáceis mesmo e parecem ser divinas!
Vou fazer!
Beijos

Marcia disse...

Laila, vc está se superando a cada post! Estou encantada com as fotos - que sensibilidade! A receita é bárbara tb. Bjs

Fabi disse...

Laila! Ficaram lindas! Receita simples e deliciosa! Beijos!

Cris disse...

Laila, que achado, adorei os pães dela! E estas rosquinhas mais fofas... aiiiiiiiiiiii, eu quero!!! Bjs!

Iliane disse...

amiga..que fotos lindas e que lindas rosquinhas..pena que eu sou pessima para fazer biscoitos..erro sempre..numca ficam iguais as que comi..é uma tragedia!!!fotos de super produção..arrasou..bjus

Sylvia disse...

Laila ficaram lindas , e me deu ate vontade de comer, agora com um café :Pena que nao moro ao lado de sua casa
Bjs

Simone Izumi disse...

ai que tchuuudooo!!! ficou lindo e perfumado!!! (rsss....)
bjooo

Leila disse...

mas que gracinhas essas rosquinhas Laila!!!
beijinhos

Isabel de Miranda disse...

Adorei estas rosquinhas!!!Receita anotadissima...beijinhos doces

Anônimo disse...

Olá... desculpe a ignorancia em termos culinários.. mas já que você é formada em gastronomia, poderia sanar uma duvida que eu tenho?????
Eu gostaria de perguntar, qual a diferença em termos culinários da Margarina para a Manteiga???
A maioria das receitas ( em geral ) que eu vejo são para usar manteiga , mas SEMPRE uso margarina, mas sempre penso, será que teria tido diferença no resultado se eu usasse a manteiga ao invés da margarina comum????
POR FAVOR, visito sempre seu blog, amo suas receitas, e se algum dia puder falar disso, nem que seja uma simples explicação, ficaria grata eternamente...