sexta-feira, 11 de maio de 2007

abóbora pot pie

hoje no almoço acabei descongelando uma tortinha de abóbora que fiz pra minha irmã que é vegetariana... cansada de soja, carne de soja e td mais de soja, sempre que posso faço alternativas pra Lais (a irmã, que gosta de cozinhar mas tem preguiça, muitas vezes...). Essa tortinha surgiu certo dia ao fazer chicken pot pie, que tinha visto no site da Tatu (aliás a massa é praticamente a mesma mas fiz a troca da farinha de trigo integral por polentina), acabou faltando recheio e resolvi fazer com abóbora, a paulistinha sabe... e não é que a danada ficou gostosa?



a massinha:

1 ½ xíc de farinha de trigo
½ xíc de polentina( empresta um tom amarelo a massa q fica uma graça)
pitadinha de sal
100g de margarina light, congelada
1 ovo
2 ou 3 colheres de sopa de água


Misture a farinha com a polentina e o sal, fazer uma covinha ao centro, então colocar a margarina em pedaços e trabalhar até obter uma farofinha. Agregue o ovo ligeiramente batido e trabalhe a massa, caso ela nao se una, acrescente água, aos poucos, até que torne-se uma massa unida e homogenêa. Leve a geladeira para descansar.

Recheio:
1,2 kg de abóbora paulista (listradinha por fora e laranja por dentro)
1-2 colh sopa de açúcar
pitadinha de sal
folhas de espinafre
cheirinho de mostarda em pó
generoso fio de azeite
meia xícara de água

Cortar a abóbora em cubinhos, com casca e tudo, só nao utilizará as sementes. Coloque numa panela o fio de azeite e espere esquentar bem, acrescente então os cubos de abóbora e o açucar, mexa, jogue a água e tampe a panela. A abóbora será cozinha pelo próprio vapor, até que comece a desmançar, então corrija o sal , raspe as folhas de espinafre sobre a abóbora e abafe mais uma vez. Acrescente uma pitadinha de mostarda e deixe esfriar bem o recheio.

Unte 4 potinhos individuais, que possam ir ao forno, ou um refratário de vidro, coloque o recheio e sobre ele a massa, previamente aberta com um rolo. Deve-se fazer um buraco no centro ou vários pequeninos para saída de vapor. Levar ao forno médio, aquecido, por uns 20 minutos ou até que a massa esteja assada.

Aproveitem!

3 comentários:

Cláudia A. disse...

Que delícia Laila. Apesar de não ser vegetariana gosto dos vegetais em quanlquer preparação. Beijo.

Patricia Scarpin disse...

Laila, adoro pot pies - são deliciosas e também lindas de servir.

laila disse...

claudia a.:ahah eu também...vivo atacando as comidinhas vetarianas...

Patricia: eu acho elas um encanto...na verdade todas as comidinhas q permitem o serviço em ramequins me agradam...

bjos meninas