domingo, 6 de maio de 2007

almoço de domingo

ah.... domingo chegou... dia de acordar tarde, café da manhã farto, almoço no fim da tarde e pra encerrar um dia beliscar alguma bobagem a noite assistindo a lost.
e hoje durante o café da manhã bateu uma vontade de ir a feira, eis que:

- Mãe, vamos à feira?
- sabe Laila, pensei nisso ontem, faz tempo q não vamos...

e prontamente fomos passear na feira, voltamos com caquis gordos e mto envergonhados, alfaces lindas, kiwis, papaias...ai várias delícias... mas acreditam q só tinha corvina na banca de peixe?
a vontade de frutos do mar foi maior e burlamos a barreira dos congelados e acabamos comprando uma bandejinha de diversos para paella, me animei com a idéia, pois tinha uns pistilos de açafrão guardados(trazidos da Argentina, lá eles são incrivelmente baratos).
como era cedo ainda resolvi dar uma espiada na internet, e acabei vendo uam receita de mousse de chocolate da Tatu, lembrei que tinha um chocolate otimo guardado pq aqui ninguem come ele puro...virou a mousse.

quando fui aprontar a paella descobri um arroz arbóreo dando sopa... mudei de idéia, acabei fazendo um risoto de frutos do mar acompanhado de trio de verdes (alface americana, frizzé e rúcula) e o molhinho do pai que são 2 partes de shoyo, 2 de azeite, 1 de suco do limão e gengibre ralado.

Risoto de frutos do mar

fios de azeite de oliva
1 cebola pequena em cubinhos
400g de frutos do mar variados(lula, polvo, camarão, vongole e mexilhão)
300 g de arroz arbóreo
caldo de legumes
açafrão
uma colherada de manteiga
sal e salsinha pra finalizar

aqueci o azeite e dei uma fritada nos frutos do mar, uma espécie de cada vez, respeitando os tempos de cocção. Retire da panela(fiz no wok), e coloquei a cebola para murchar, agreguei o arroz e refoguei um pouco (nesse momento entraria um bom vinho branco, mas não tinha), espere evaporar o vinho e então vá agregando caldo(que deverá estra quente), concha a concha, dissolva o açafrão. Cozinhe em fogo alto, sempre agregando o caldo e mexendo constantemente. Quando o grão estiver al dente, coloque os frutos do mar na panela, coloque a colherada de manteiga e mexa vigorosamente para atingir o ponto de cremosidade. Corrija o sal e acrescente a salsinha.
Obs. os convidados devem esperar pelo risoto e nunca o inverso.

Mousse de chocolate
a receita original pedia 90g de chocote meio amargo, tinha somente ao leite, fiz com ele mesmo...mas acabei aumentando radicalmente a quantidade pra obter uma cor mais bonita.
250g de chocolate ao leite com frutas secas
50 ml de água com gotas de essência de rum
1 colherada de manteiga amolecida
3 gemas
3 claras em neve
Derreter o chocolate em banho maria, junto com a água e a essência, quando derretido agregar a manteiga e as gemas, desligue o fogo mas mantenha o bowl sobre o vapor do banho maria, prefiro assim pra dar uma
cozidinha nas gemas. tire e mexa para esfriar um pouco, vá então agregando as claras em neve, mexendo com delicadeza, para manter todas as bolinhas de ar, agora é só colocar em potinhos e esperar gelar por 2 horas.
Aqui em casa rendeu 4 porções da taça ao lado e mais 4 porções mini, do potinho ai em cima.
A textura dessa mousse é divina, tem uma cremosidade...
dica. vale dar uma olhadinha na receita original:





5 comentários:

Cinara disse...

Laila, sua paella ficou linda! Eu não como frutos do mar, mas acho que os pratos ficam muito atraentes. Quanto à mousse, deve ter ficado deliciosa, ainda mais sendo receita da Tatu! (Também sou fã dela!) Já coloquei seu link no Cinara's Place, OK? Bjs e uma ótima semana para você!

Elvira disse...

Fica muito parecido com paelha espanhola. Que delícia! :-)

laila radice disse...

é elvira...na verdade seria uma paella mas acabei usando o arroz arboreo...ficou tao gostoso quanto...

A simplicista... disse...

Laila, parabéns pelo blog! Esse risoto está com uma cara tãããooo boa!

Maria Carloto disse...

Ola! =)
Estou tentada a fazer risotto pela primeira vez e este tem um optimo aspecto! =) Fiquei só com uma duvida, de principiante, o que é ao certo o caldo de legumes?
Obrigado
Maria