terça-feira, 22 de maio de 2007

a coalhada da Abu

minha avó é conhecida por Abu( vó em espanhol), é uma figura sem igual...e com ela dei meus primeiros passos na cozinha, me ensinou suas empanadas, pasta frola, me colocava para ajudá-la com os ravioles de nozes e espinafre, os fideos, e até hoje quando vou a sua casa o meu posto oficial na cozinha é de cortadora, o que ela odeia fazer... mas adoro ficar observando a sua bagunça, suas confusões, que não são poucas....
e quando ela encana com uma receita, dançou...é no mínimo um mês inteirinho, repetindo o feito... com a coalhada foi assim...quando ganhou um livro de uma amiga síria fez a coalhada e não parou por uns meses, ai do nada ela pára e só faz quando você pede, pq ela até já se esqueceu... ai essa minha avó!
ontem bateu a vontade de comer sua coalhada fresquinha e como ela está longe, lá fui eu a fazer e ai temos...

Coalhada fresca
1 L de leite pasteurizado, o de saquinho, usei o tipo C
5 colheres de sopa de leite em pó, pode ser feito com o desnatado, mas usei o integral
1 copo de 200 g de coalhada, pode ser iogurte natural
Leve o leite ao fogo e assim que ferver desligue o fogo.
Espere amornar, a temperatura exata não sei, mas é assim que mede: estará na temperatura certa quando voce colocar seu dedo no leite e conseguir aguentar 10 s. Creio que deve ser em torno de40 graus C, para não matar o fermento. Assim que alcançar esse ponto coloque o leite em pó, dissolva bem e agregue a coalhada.
Passe a mistura pra um recipente com tampa, feche-o e cubra com uma toalha grossa, ou uma manta, algo que faça uma "estufinha"- minha avó fala que é pra deixar a coalhada bem quentinha...- ela deve ficar assim por umas 12 h, ai ela coalhará e você poderá colocá-la a gelar.

Fica incrivelmente boa no café da manhã, com mamão picado, uma farta colherada de coalhada e um pouco de granola. Mas antes que ela acabe, guarde um copo para a próxima vez q for fazer, servirá como fermento.

Essa coalhada é muitooo boa, sua textura é delicada, mas mantém certa firmeza quanto a consistência( se quiser mais firme coloque mais leite em pó), a acidez é pequena, não é como as vendidas em potinho...ai eu adoro, só isso!!!

9 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

que fofinha e sua avo!
na minha casa sempre teve coalhada, minha mae mandava fazer e eu tinha que comer um prato por dia---e nao gostava nem um pouco! ;-) hoje acho que seria bem diferente. beijaoo,

Elvira disse...

Só apetece ir buscar uma colher e comer! :-)

Anônimo disse...

Laila, eu adoro coalhada e iogurte feito em casa, minha mãe sempre fazia e ainda faz e em casa todas nós repetimos o feito. Deu uma vontade de comer com salada de frutas! Hummmm!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Cláudia A. disse...

Que legal Laila. Comprei um zaatar e queria fazer a coalhada para servir com ele e azeite, mas queria uma bem firme, não essas de copinho. Vou fazer no final de semana. Muito agradecida.

laila radice disse...

Fer: a não tenho duvidas...outro dia mesmo estava pensando em como o meu paladar mudou..tanta coisa q torcia o nariz hoje como rezando!

Elvira: concordo inteiramente!

Verena: simplesmente amo frutas com coalhada dá uma quebrada no açucar, sem falar nos beneficios a saude.

Claudia: essa é a colhada fresca, pra servi-la com azeite e zaatar(ai q delicia) voce precisará fazer essa mesma receitinha e depois de pronta coloque-a num pedaço de pano limpo-tipo musseline, ou algum de trama fina-, fazendo uma trouxinha, coloque um recipiente em baixo e dexe mais umas 12 h na geladeira, o soro irá cair na tigela e voce terá a coalhada seca. Depois me conta como ficou!

bjos a todas!

Agdah disse...

Laila, quando era pequena, a vizinha de minha avó tinha uma fazenda de gado leiteiro. Todos os dias, o leite vinha cedinho e na dispensa sempre havia um pote enorme de qualhada fresca. Eu adorava comer toda hora, com mel ou açucar. Obrigada pela visita ao AGDÁ.

laila radice disse...

ai que invejinha do bem Adgá...se coalhada com leite pasteurizado eh boa imagina só com o leite fresquinho fresquinho, com toda sua gordura...hummm bjos

Unknown disse...

um vou fazer. eu sempre tentava mais nunca ficava firme ,e porque nao colocava o leite em po, agora aprendi beijo e obrigada .

Carlos disse...

Bom dia:
Esta qualhada ficará uma delícia ... tenho certeza!
Vou fazer e, me deliciar tomando a qualhada.
Parabens por esta receita.
Antonio Carlos