domingo, 27 de maio de 2007

coisas de família


em casa sempre fazemos a mesma receita de alfajores...ela é simples e incrivelmente gostosa, mas encontrei uma receita na internet, que me deixou encantada, no mesmo dia comecei a fazer, mas com os trabalhos, acabei terminando ela ontem.


os Alfajores (doce argentino, geralmente são duas bolachas recheadas com doce de leite cobertas ou por chocolate ou por glacê, mas existem outros recheios e outras tipos de alfajores) foram elogiados e agora são concorrentes da nossa antiga receita... o gostinho da laranja fica bem presente e agrega sabor a esse doce bem simples.


Alfajores
para 18 unidades

200g de manteiga em temperatura ambiente
2/3 xíc ou 150g de açúcar
3 1/2 xíc ou 420g de farinha de trigo
1 colh de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colh de sopa de suco de laranja(acabei usando 6 colheres + raspas de laranja)

para o recheio: cozinhei 1 lata de leite condensado por 30 minutos depois de começar a apitar.

para o glacê: 1 clara de ovo + 3 colh de sopa de suco de limão + 200g de açúcar de confeiteiro( na receita pedia o açúcar impálpavel, mas o resultado com o de confeiteiro foi mto bom!)



Peneirar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento em pó. Misturá-los bem.

Fazer um buraco no centro e colocar a manteiga amolecida, mexer com um garfo até obter uma farofa, neste ponto vá acrescentando aos poucos o suco de laranja e una a massa com as mãos.
Fica uma massa linda... macia, uniforme e cheirosa. Leve a massa a repousar por 30 minutos na geladeira, bem coberta para não ressecar.
Pré aqueça o forno a 200°C.
Divida a massa em 3 partes, tire uma delas e volte o restante à geladeira. Abra o pedaço de massa com um rolo com 0,5cm de espessura, se preferir pode fazer mais grossinho até 1 cm fica bom, corte com um cortador redondo de 3cm de diâmetro e leve ao forno por12 minutos ou o suficiente para assar e não se pegar cor.
Tire os biscoitos do forno e deixe esfriando em uma grade, repita o processo com o restante da massa.

Para montar, pegue um biscoito coloque uma colherada de doce de leite, dê uma espalhadinha no recheio e grude outra bolacinha. Agora temos de cobri-lo com o glacê. E pra fazer o glacê é só misturar a clara com o suco de limão e ir colocando açúcar aos poucos, mexendo bem com um fouet ou um garfo. Com um pincel "pinte" as bolacinhas e espere secar, eu dei 2 "de mãos" de cada lado e na última polvilhei açúcar de confeiteiro.




Pode-se trocar o recheio de doce de leite por goiabada ou uma boa geléia de pêssegos, ganache também é uma boa pedida e dá pra cobrir com chocolate ao leite derretido.

11 comentários:

Cláudia A. disse...

Nunca fiz alfajores em casa. Será que consigo?

Elvira disse...

Estou curiosa para experimentar. Nunca comi alfajores.

Beatriz Belliard disse...

Oi Laila, obrigada pela sua visita ! Estou vindo conhecer aqui e estou adorando as suas receitas, ja dei de caar com alfajores que eu adoro, e nunca fiz, vou tentar esta receita. bjs

laila radice disse...

claudia a.: lógico q sim...são facinhos facinhos...sem truques!

elvira: só um conselho...vicia!!!

bia: venha sempre!!! eles alfajores são delícias!!!

bjos a todas!

Cris disse...

Hum que delícia, amo alfajores!

A simplicista... disse...

UAU.
Fiz uma vez só, milhares de anos atrás, e perdi a receita. Minha mãe sempre pede para eu repetir a dose. Vou testar a sua!
beijos
PS: você já provou o novo Habanna de nozes?

laila radice disse...

cris: somos 2!!!mas os feitos em casa batem 10vezes os comprados!

a simplista: provei sim e adorei e o de membrillo, comeu? recebiuma caixa q por enquanto nao vendem no brasil de sortidos...adorei!!! faz essa receitnha q tenho certeza q tua mae irá gostar!

bjos

Anônimo disse...

Oi!
Adoro alfajores... vou tentar um dia desses. Estou proibida de fazer doces pelo marido e vou ficar louca!
Umas dicas sobre os bem-casados: 1. Tire 3 colheres de sopa da medida da farinha e acrescente a mesma medida defécula de batata. E peneire bem, umas 5-6 vezes.
2. Fiz a calda com água, açúcar, pauzinho de canela, cardamomo e conhaque. Depois de tirar do fogo coloco umas gotinhas de baunilha.
3. Coloquei na forma em colheradas primeiro, mas dá mais trabalho e rende menos. Passei então a espalhar a massa. Muito melhor.
4. Cozinhei o leite condensado por apenas 30 minutos na panela de pressão. E não recheie demais senão gruda demais no papel de embrulho.
5. Usei acúcar de confeiteiro antes de embrulhar, para não grudar no papel, ou pode usar o açúcar impalpável se achar doce demais.
6. Embrulhei em papel manteiga, mas acho que celofane é melhor.
É isso aí. Qualquer coisa, dê um toque!
Bjos!

Patricia Scarpin disse...

Laila, vou marcar esta receitinha se você não se importa - faz tempo que procuro uma receita boa de alfajor. A maioria que encontro leva toneladas de maisena e não é nesse tipo que estou interessada.
Só de ler a tua descrição do cheirinho de laranja me deu água na boca, menina!!! :D

laila radice disse...

Pat: de maneira alguma....se ponho aqui minhas travessuras na cozinha é pq acredito que devem ser compartilhadas e degustadas por todos! faça sim e me conte se gostou! bjão

Silvinha disse...

Que receita simples e deliciosa, Laila! Vai p/ minha lista!

Bjs