quarta-feira, 30 de maio de 2007

o prometido


um colega de faculdade tornou-se grande amigo a partir de um sentimento em comum: a loucura por jaca, sim a jaca tão desprezada por muitos é uma de minhas frutas prediletas!

certa vez comentei que adorava a grandona e ele me disse que vendiam um doce de jaca que ele traia pra eu provar...pois bem esperei, esperei e esperei mais um pouco e nada do tal doce... depois de muito pentelhar e insistir, consegui!

no último dia do curso, O dia da apresentação do tcc, que eu estava nervosíssima por sinal, ele apareceu com o que parecia impossível, gomos imensos da mais doce jaca cristalizados, me deliciei a cada pedacinho que se derretia em minha boca, foi o suficiente pra me acalmar, me confortar. A jaca me salvou, fiz uma boa apresentação e tudo se resolveu.

nunca mais encontramos o tal doce de jaca e na tentativa de suprir essa carência, fiz uma compotinha de jaca, adorei! comentei com o Nei (o amigo) e ele também queria...depois de enrolar (acho que foi o inconsciente que me fez deixá-lo esperando) eu fiz!!! amanha quando nos encontrarmos no mercado floresta darei meu presentinho:

doce de jaca com especiarias




1 xic de polpa de jaca picadinha, aperte bem para medir (congele a polpa isso facilitara na hora de cortar)
1/2 xic de agua
1/4 xic de açucar refinado
1/4 xic de açucar mascavo (empresta cor e sabor)
4 colh de sopa de suco de limao
1 pitada de canela em po
1 trisco de cravo em po ou um cravinho da india
casca de laranja seca (pode usar a fresca)
1 pitada gorda de gengibre em po

coloque todos os ingredientes numa panela antiaderente, mexa bem e leve ao fogo fraco, mexa eventualmente e coyinhe ate que ao passar a colher de pau no fundo da panela, abra um caminho e ele fique ali por uns segundinhos, contei e foram 12 minutos depois de abrir fervura.

para guardar num pote de vidro, coloque o pote e a tampa numa panela e cubra com agua, leve ao fogo e ferva por 30 minutos, tire o pote e a tampa, seque bem com um pano limpinho ou papel de cozinha, coloque o doce ainda quente tampe muito bem e deixe ferver o pote com o doce por mais uns 20 minutos, voce tera um pote esterelizado e conservara seu doce por uns 30 dias em geladeira, depois de aberto.

eu adoro e espero que voces tambem, nao sejam preconceituosos com a jaca!

obs:desculpem a falta de acentos, deu a louca teclado!

6 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Jaca, estou babando !! sabe que eu estou morrendo de vontade de comer doce de jaca , até pedi para minha mae trazer, ela chega semana que vem, so quero ver se vai estar dentro da mala. bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

Eu comi jaca uma vez so na minha vida e foi ha muito tempo. lembro que era bem saborosa e perfumada, e que gostei! por que sera que ha tanto estereotipo com essa fruta? beijaoo,

Cláudia A. disse...

Finalmente encontrei alguém que copartilha comigo o gosto pela jaca. Isso é bom demais.

laila radice disse...

bia: espero que ela traga muito docinho pra vc se esbanjar e saciar toda vontade!

Fer: imagino que seja pela baba, ou pelo aspecto...não sei bem, mas q é uma bobeiro isso é!

cláudia: mtooo bom!!

bjão

Valentina disse...

Vc sabe que a minha mae e louca por jacas.eu gosto mas acho que voce esta no time da minha mae. ela come tanto que a gente se preocupa dela ficar mal. adorei a ideia do doce.seria legal guardar a tua receita para fazer o doce numa proxima viagem ao Brasil.

laila radice disse...

é devo estar mesmo, porque eu amoooo! e gostei desse jeito de preparar o doce, porque fica sutil e harmonioso, não é doce em exagero sabe! espero que faça e me conte se gostou!