quarta-feira, 16 de maio de 2007

sorvete de acerola


a Geórgia me deu uma grande dica de fazer sorvete com as acerolas do pé, passou uma receita bem legal e simples, é a seguinte" Sorvete: bata por 3 minutos no liquidicicador 1 lata de leite condensado e a mesma medida de polpa de acerola, depois junte 1 lata de creme de leite e bata só aé incorporar e ponha no congelador. Fica uma delícia, meio doce, meio azedinho.", me pus a fazé-la, mas não sou muito chegada no leite condensado então fiz da seguinte maneira:

200 ml de suco de acerola, fiz bemmm concentrado
250 ml de creme de leite de caixinha mesmo
suco de 1 limão
e uma receita de merengue italiano que segue a baixo

Para o merengue italiano:
2 claras de ovo
100g de açúcar
25 ml de água.

misture a água com o açúcar e leve ao fogo em banho maria, para formar uma calda em ponto de fio, ou p/ quem tiver um termometro a 115ºC. deverá cozinhar até que as bolhas sejam uniformes e quando mergulhar um garfo na calda ela escorra delicadamente entre os dentes do garfo.enquanto a calda cozinha bata as claras em neve na batedeira até ficar em neve. Com a calda pronta e a batedeira ligada continue batendo as claras e acrescente a calda em um fio continuo e fino. Deixe a batedeira trabalhando até que o bowl dela esteja esfriado por completo. esse é um merengue italiano, resistente e seguro já que as claras são cozidas.

Com seu merengue pronto agora tudo é muito rapidinho, bata com um fouet (batedor de arame) o creme de leite com o suco de limão, até obter um creme mais grossinho, misture então com o suco de acerola e aos poucos o merengue, com moviumentos suaves, pra manter o máximo de aeração, leve então para gelar...e a cada tanto de uma boooa mexida para garantir a cremosidade, eu repeti o processo da "mexida" 3 vezes e antes de servir também...

Essa receita arrasou!!!
bjos

6 comentários:

Elvira disse...

Acredito que a receita arrasasse! Que delícia de sorvete! :-)

Fer Guimaraes Rosa disse...

arrasou mesmo! que cor linda, hmm, minhas lombriguetes se agitaram! e como eu sou reparadeira, esse seu potinho de porcelana tambem esta lindoo! beijos,

laila radice disse...

elvira: me empolguei no arrase, mas é que tinha medo de fazer sorvete mas a textura me impressionou sem falar no sabor...obrigada!

fezoca: obrigada, eu tbm tenho uma paixãozinha por esse potinho...acho q se ele quebrar choro...

bjos meninas

Cláudia A. disse...

Nunca fiz sorvete. O seu está maravilhoso. Também reparei no potinho, coisa mais linda.

Unknown disse...

oi, acabei de fazer esta receita e espero q fique bom quando gelar mas o gosto esta maravilhoso.
bjinhos.

Anônimo disse...

Laila gostei muito do seu blog, mas falta design, gadgets e outras coisas...
Estou disposto a ajuda-la a incrementar seu blog me manda um email: joaorodriguesdias@rocketmail.com
Lembrando que so estou dando uma dica, se quiser pode dar uma olhada no meu blog: blognetotudo.blogspot.com