quarta-feira, 20 de junho de 2007

de mãos vazias não dá!

terça foi dia de visitar o papi's. e como ele está impossibilitado de fazer pães(o tadinho caiu de uma escada e quebrou o pulso, dentre outras coisas) resolvi levar pra ele um caseirinho...
essa receita tenho faz um bom tempo, ela apareceu (não lembro a fonte) durante uma pesquisa sobre o inhame, confesso que me decepcionei, imaginava que o sabor do tubérculo iria aparecer, mas ele não deu o ar das graças, em compensação conferiu uma textura macia e levinha, semelhante a dos pães de batata, adorei, repetirei e acho que vou testar com batata doce.

Pão de inhame
2 tranças grandes ou 1 trança mediana +3 bolinhas medianas, como eu fiz



600g de farinha de trigo

1 pitada de sal

1/2 xic de açúcar

10g de fermento instantâneo para pães

2 ovos grandes

2 colh de sopa de manteiga amolecida

1 xic de pure de inhame(eu cozinhei 4 pequenos e obtive a medida)

1/2 xic de leite

Depois que tive as aulas de panificação, faço pães sempre na mesma ordem, mesmo que a receita este diferente eu mudo(ai que metida!). A ordem é a seguinte e acredite vai dar certo:

1° os secos, farinha(sempre peneirada) + sal + açúcar + fermento, caso seja o instantâneo.

2° os aditivos, como ovos e/ou gorduras

3° o liquido, não todo, depende da quantidade que a farinha ''pedir'' e não precisa ser morno, você corre o risco de matar o fermento

4° se utilizar o fermento fresco, ele entra por ultimo e esfareladinho.

Então pra fazer essa receita coloque ou na batedeira com gancho ou se for fazer mão o processo e o mesmo. Colocar a farinha com o fermento, o sal e o açúcar, bater por 30 segundos em velocidade baixa. Adicione os ovos e o inhame, bata ate incorporar bem. Vá acrescentando o leite aos poucos, eu usei menos do que pedia. Bata por uns 5 minutos na velocidade alta, ou sove ate que ele solte de suas mãos. Faça uma bola com a massa, unte a superfície com um pouco de óleo e cubra com um pano, espere ate que ele dobre de volume( o óleo impedira a formação de uma casquinha na massa).

Modele da maneira que preferir, eu fiz uma trança, duas bolas recheadas com geleia de morangos e um caracol também recheado.

Espere a massa crescer novamente e leve então para assar, se quiser passe uma mistura de gema+leite na superfície, eu não o fiz. Assei por 15 minutos em forno alto e mais 10 em forno médio. Para ter certeza que esta assado de um golpe com o dedo no pão, se o som for oco, ele esta prontinho.

Resulta num pão macio, suave e levemente adocicado. Quando cheguei com os pães na casa do pai foi uma festa...comemos tudinho no lanche da tarde.

13 comentários:

Cinara disse...

Que delícia, Laila! Pão caseiro é tudo de bom, não é? E os seus ainda por cima ficaram lindos... Bjs!

anouska disse...

nossa, laila. teu blog é lindo e essas comidinhas são de dar água na boca. que bom que você gostou do bolo, eu amo chocolate também. agora, essa sopinha aí embaixo está com uma carinha linda! bjs

Julie Sol disse...

As melhoras para o Papi's.
Que gesto lindo e carinhoso levar pão caseirinho .

Fer Guimaraes Rosa disse...

nossa, sem comentarios... presente melhor que esse nao existe! beijaoo!

Cláudia A. disse...

Tomara que o seu papis fique bom logo. Com esses pães maravilhosos certamente ele vai ficar mais fofinho. Beijo.

laila radice disse...

Cinara: nada melhor que um paozinho quente feito por nos mesmas, ne?

Cris: fico contente que tenha gostado, adorei o seu...e seu trabalho com os bolos é lindo!

Julie: ah o papis merece!!

Fer: então quando você vier eu faço um presente desses só pra ti!

Claudia: obrigada pelas melhoras, espero que o pão e o carinho que foi junto ajude!

bjos

A simplicista... disse...

que gostoso!

Beatriz Belliard disse...

estou ate imaginando a textura deste pao, me parece delicioso !! bjs

laila radice disse...

Simplista: é esse pão vale a pena!

Bia: a textura realmente é algo incrivel...macio e fofinho!

bjos

Anônimo disse...

Oi....procurava uma receita de pão de inhame, depois de tomar conhecimento que este tuberculo fortalece o sistema imunológico e que a presença do inhame no sangue permite uma reação imediata a invasão do mosquito (dengue)neutralizando o agente causador da dengue antes que ele se espalhe pelo corpo.Além da dengue, evita malária e febre amarela. Inhame é tudo de bom. Vou fazer este pão agora mesmo. Beijus. Raquel

Miguel disse...

Olá Laila, bom dia!
Voltei ao teu blog hoje, pela segunda vez. Na primeira copiei a receita do pão de inhame e fiz. Sucesso garantido. Hoje vou fazer o pão para uma vizinha, como estou sem emprego será uma forma de ganhar uns trocos. Quero te agradecer e desejar tudo de bom pra vc e sua família. Um grande abraço. Fátima Carvalho

Cecília G. Sabo disse...

Comprei inhame no sacolão, porque eles estavam muito bonitos. Então comecei a passear pela internet à procura de uma receita de pão de inhame, quando me deparei com a sua. Fiz a receita utilizando máquina de fazer pão e fiz uma rosca recheada de queijo e 5 pãezinhos recheados com geléia de morango. Ficaram ótimos, muito fofinhos... Adorei a receita!

cadernosK disse...

Oi, Laila!

Parabéns pelo blog! Cheguei aqui por acaso, procurando uma receita de pão de inhame. Já fiz duas vezes e foi o maior sucesso! Mas minhas tranças ficam meio "infelizes", você tem um truque para elas ficarem lindas?

um beijo,

Karla