sexta-feira, 22 de junho de 2007

um toque a mais

adoro surpreender e adoro ser surpreendida, em tudo... como quando você morde aquele bolo de chocolate e encontra pedaços de avelãs, ou numa quiche é surpreendida pelo perfume do cardamomo, a salada que esconde pedacinhos crocantes de nozes ou croutons... ai a comida me encanta, e quando vem acompanhada de surpresas fico mais apaixona.

pois ontem nesse princípio de inverno com cara de verão, fiz uma salada de frutas, idéia de minha irmã, genial por sinal, era o que eu precisava, mas cadê a surpresa da salada de frutas?

o inesperado foi uma calda ralinha, quase sem açúcar, mas recheada por sabores e perfumes, foi o tchan da macedônia, mas algo que só agregou, não mascarou, foi como uma maquiagem bem feita, realçou nossas melhores partes....

Salada de Frutas Aromatizada


Para o mix, utilizei as seguintes frutas, mas dê preferência para as da estação, as que reinarem na sua casa!

1 grapefruit

2 ameixas roxas

1 maça argentina

1 carambola

casca de 3 kinkans cortada em tirinhas

2 fatias de melão orange

4 bananinhas ouro

suco de 1 mexerica

Cortei as frutas em pedaços grandes, gosto de identifica-las. Misturei tudo e levei à geladeira, enquanto preparava a caldinha.

1 xíc de água mineral

2 colh de sopa de açucar

1 aniz estrelado

1 pau de canela

1 baga de cardamomo

raspas de mexerica

Coloque a água, o açúcar, e as especiarias, ferva até reduzir a 3/4 de xícara, misture então as raspas e espere esfriar. quando frio jogue sobre a salada e sirva em seguida.

uma delícia, texturas diferentes, sabores, aromas, cores, muitas cores! lindo!

5 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

the BEST, Laila, the best!! :-)

Cláudia A. disse...

Laila querida, isso é uma coisa muito chique. A calda, como disse a Fê, ficou the best. Beijo.

Cláudia disse...

Chique no úrtimo. E só fruta chique, nada das frutinhas que tem na nossa casa. Vamos ter que ir à compras, meninas! Parabéns Laila, está divina esta salada de frutas.
Uma pergunta: estou com dificuldade de achar cardamomo e aniz tb. Não vejo mais em supermecados! Vc tem alguma dica?
bjs

Anônimo disse...

Sabe que tinha esquecido que Macedônia era salada de frutas, muito mais chique, não???? Adorei a idéia da calda! Também adoro encontrar surpresas (boas, claro!) nas comidas, me encantam!
Beijos e ótimo final de semana!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

laila radice disse...

Fer: que isso é só um tchan a mais!

Claudia a.: foi um improviso que será repetido!

Claudia: eram as frutas q estavam dando sopa na fruteira, queria que tivessem morangos e figos, mas já haviam sido devorados. Quanto ao anis e ao cardamomo, comprei na ultima visita ao mercadão, mas antes eu acaba comprando da cia das ervas, acho q é a única empresa grande e nacional que vende, sei que no pao de açúcar tem os produtos dessa marca, geralmente numa estante deles.

Verena: é lembro as vezes desses nomes pouco utilizados, ams é chique falar que fez uma macedonia com especiarias, a mesma coisa com outro nome, olha como um detalhe faz a diferença! sabe que tem um corte que tem esse nome tbm, já nao me lembro como ele é(sou péssima pra cortes simétricos) mas que ele existe há existe!

bjos