sábado, 23 de junho de 2007

a clássica

faz muito tempo que meu irmão me pentelha pra fazer carolinas. lembro de ter feito na faculdade, mas as bombas do meu grupo não sairam boas, resolvi tentar e não é que deu certo.

para o recheio não quis utilizar o doce de leite, fiz então um creminho de "cappucino", eu gostei bastante pois não ficou doce de mais, fiz ainda duas bombas, ah eu achei elas uma gracinha, ficaram tão delicadas, diferentes daquelas que assustam, encontradas em supermercados e algumas padarias. não consigo entender como as pessoas tem vontade de comer esses doces grotescos(a Fer publicou um post muito legal a respeito desses monstros), bem achismos a parte ai vão as minhas carolinas.

Massa Choux
para 40 carolinas

1 xíc de leite
100g de manteiga
1 xíc de farinha de trigo
4 ovos
Leve à fervura o leite e a manteiga. Assim que a mistura abrir fervura, abaixe o fogo e jogue de uma vez toda a farinha(na faculdade meu amigo teimou em colocar aos poucos e a massa não prestou!), mexa vigorosamente com uma colher de pau, e cozinhe a bola que se formou por 3 minutos. Retire do fogo.
Espere a massa esfriar(bati por 1 minuto na batedeira em velocidade baixa), e então acrescente ovo a ovo, batendo bem a cada adição(realizei esse trabalho na planetária, com o batedor de massas médias). A massa é molenga, clarinha do tipo puxa puxa.

Com um saco de confeiteiro molde as carolinas sobre uma folha de silicone ou de papel manteiga, faça pressão e deixe que forme a bolinha, não faça como um espiral, se você moldar como um suspiro ele fica com um buraco indesejado. Leve para assar em forno médio por 30 minutos.

Podem ser recheadas com doce de leite, se optar pelo creme de cappucino, faça assim:
leve ao fogo:
2 xícaras de leite
1 xícara de café pronto
1 colher de sopa de café solúvel
4 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de farinha de trigo, dissolvida em água
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 pitada de canela em pó
Cozinhe o creme até engrossar, espere esfriar, coloque num saco de confeitar e recheie as carolinas.
para a cobertura:
100g de chocolate meio amargo picado
100 ml de creme de leite fresco
misture os dois e derreta em banho maria, banhe a parte de cima das carolinas.
Espero que gostem!

11 comentários:

Cris disse...

Ah eu amo esta massa, mas tenho preguiça (ou medo) de fazer as carolinas e faço como bolo :-)

Elvira disse...

O que se chama "petits choux", en França! Adoro! É tão fofinho... :-)

Cláudia disse...

Eu concordo com você, não acho aquelas bombas de padaria apetitosas. As suas estão uma gracinha. Agora, o melhor de tudo é o creminho de cappuccino. Eu não gosto de coisas muitos doces, então sei que vou gostar. Ah, obrigada pela dica da Cia das Ervas, tenho uma frutaria aqui pertinho de casa de casa que vende.
Bjs :-D

Duly disse...

Adorei o recheio de cappucino,café com chocolate é bom demais!Já esta anotado!
Uma ótima semana para vc

bia disse...

ficaram lindas suas carolinas ! bjs

A simplicista... disse...

que LEGAL!
:)
vou testar, heim?
beijo

Dinha disse...

Olá,
realmente são apetitosas essas suas carolinas! Chocolate e café, que maravilha.
Adicionei seu link aos meus favoritos, dá uma passadinha por lá!!! Abraços

fezoca disse...

Laila, mas o qué qui significa isso guria! que ma-ra-vi-lhaaaa! Esses eu comeria de bom gosto, ah, isso sim eh que eh sobremesa! beijao lindoca,

laila disse...

Cris: tenha medo não! mas seu bolo deve ser delicioso!

Elvira: eu sabia que as eclairs são nossas "bombas" as carolinas não sabia como se chamavam na França, obrigada pela dica!

Claudia: obrigada, eu fiquei apaixonada pela bomba, as carolinas ficaram bonitinhas, mas as bombas...fico feliz que tenha ajudado!

Duly: que bom que gostou! uma linda semana pra você tbm!

Bia: você que tem mãos tão delicadas achou, então fico feliz!

Simplista: testa e me conta se gostou!

Dinha: obrigada pelo link, vou passar no teu cantinho tbm!

Fer: as vezes temos que agradar os queridos, né? é uma sobremesa e tanto, o abusado do meu irmao completou a taça de sorvete de creme e colocou umas quantas carolinas, uma bomba de calorias!

bjos a todas!

Cris disse...

oi, laila. sabe que meu marido é doido por esse doce? só que eu não sabia como fazer e nas boas confeitarias aqui do rio são caaaaaras!! nossa, acho que vou tentar. obrigada! bjs

laila disse...

ah mas nas boas confeitarias daqui tbm são caras, e é tão facil de fazer que tenho cereteza que não irá se arrepender! bjos