quarta-feira, 11 de julho de 2007

hummmm o queimadinho!!

entre minhas sobremesas preferidas, o crème brulée com certeza está entre os líderes, e olha que a disputa é acirrada, visto a formiga que sou.

mas ando proibida de fazer doces em casa e quase sou expulsa da cozinha, todos dizem mas você já cozinha demais, isso é o que eles pensam porque não tanto quanto gostaria!!!

mas pra atender ao desejo de minha mãe fui convocada a esquentar a barriga no fogão e lá fui eu a fazer o créme. não tem mistério, é fácil, e ainda impressiona quem come, pois juram que é algo de outro mundo pra fazer, bobagem!

Crème Brulée
6 porções para enjoados ou 4 para gulosos!

500ml de creme de leite fresco

100 ml de leite integral

1 fava de baunilha

1/3 xíc de açúcar refinado

1 colher de sobremesa de farinha de trigo9 é pouca coisa mesmo, é só para evitar que talhe as gemas!)

4 gemas peneiradas(coleque-as inteiras sobre uma peneira, esta apoiada numa vasilha, faça um corte com tesoura na película da gema e deixe assim na geladeira, não vale raspar com colher)

açúcar granulado para queimar

Junte o leite e o creme numa panela, leve para esquentar, acrescente a fava de baunilha cortada ao meio, no comprimento, e raspe-a para que o creme fique todo pintadinho. Deixe aromatizando em fogo baixo por uns 15 minutos, aumente então o fogo.

Bata ligeiramente as gemas com o açúcar e a farinha, despeje em fio o líquido quente, mexendo bem, volte a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo por uns 10 minutos ou até o ponto napèe(que é quando você mexe com uma colher de pau e ao passar o ddo nas costas da colher forma um"caiminho" que não fecha).

Divida o creme em potes de cerâmica que possam ir ao forno, mas tenha em conta que a camada não é muito grossa, dois dedinhos no máximo!

Asse em banho maria a 180-200°C por 40 minutos, gele bem, no mínimo 2 horas e então salpique açúcar granulado e queime com um maçarico. O meu resolveu não ajudar então fiz com ajuda de uma colhr velha, é só esquentar bemmm a colher na boca do fogão e colocar sobre a camada de açúcar, vai fazer um txiiii ai voce limpa a colher e começa tudo de novo, é chato esse detalhe tanto que não fiz uma crostinha muito uniforme, mas ficou uma delícia!

17 comentários:

Marizé disse...

Postei um dia destes a receita de leite creme no meu blog, mas há muito tempo que ando para experimentar o famoso creme brulê, o seu está com um aspecto divinal.
Parabens

Flor de Sal disse...

Adoro creme brulê, mas nunca fiz! Receita tentadora!!!!

fezoca disse...

Laila, somos fans dessa sobrê, mas eu fico enrolando o que posso para faze-la em casa. Acho que vou tentar com a sua receita, chiquerésima! beijoo,

Cláudia A. disse...

Adoro esse negócio. Fico com água na boca.

Elvira disse...

Ui que isso é tão bom! :-)

Marcia disse...

Querida
apesar de todas as proibições deste tipo de delícia, vou fazer sim e dane-se o resto
Beijão

Dinha disse...

Laila, tenho esta receita e minha maior preocupação era exatamente a finalização dele, pois não tenho o maçarico aínda, a mei a dica da colher!
Abraços.

Patricia Scarpin disse...

Laila do céu, pode ir parando com as tentações! ;)
Que delícia!

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Gosto da sensção de quebrar a crostinha de açúcar caramelizado com a colher...hum! bjo, Nina.

laila disse...

Marizé eu ei leite creme e fiquei pensando q ele seja irmão do creme brulèe e de la crema catalaña...

Flor: gosto muito pq é pratica e o povo gosta...

Fer: com aquelas suas favas chiquerrimas esse creme vai perfurmar a casa toda!

Clau: e eu tenho vontade de comer mais um..pena q nao to em casa...

Elvira: vc deve conhecer o melhor lugar de comer creme brulèe, né?

Marcia: e viva ao prazer dos alimentos!!!

Dinha: a receita´é facil dificil mesmo é ter o maçarico, essa dica quando aprendi achei o máximo tbm...

Pat: olha quem diz...vc é a rainha dos docinhos tentadores!

Nina: muito bem destacado...ao quebrar da casquinha acredito que faz todo o charme da sobremesa!

beijos

Cláudia disse...

Laila, eu morro de vontade de fazer esse creminho brulê em casa. Eu tb acho um charme ter um maçarico. Mas não tenho, isso é coisa de chef gourmet, não é mesmo?
Mas adorei a dica da colher. A gente esquenta a colher no fogo e depois coloca em cima do creme por alguns segundos? É isso?
Aguardo sua confirmação. Bjs

laila disse...

ahahh Claudia é isso mesmo...esquenta bem a colher coloca sobre o açúcar salpicado, mas o creme tem q estar geladinho já, ai vc vai fazendo isso em toda superficie. beijos

Cinara disse...

Laila, eu também pensava que fosse super difícil fazer crème brulée! Mas com sua receita tão explicadinha, acho que vou até arriscar... Parece delicioso! ;o) Beijos e bom final de semana!

laila disse...

iii mais uma pra La maison de Cinara..ehehque bom que deu pra entender tudinho...realmente é algo facil e sem misterios, bom fim de semana pra vc tbm! beijos

Camila L disse...

Adorei sua cozinha! Qta coisa boa ;-)

Irina disse...

Laila, mais uma delicia, uma das minhas sobremesas preferidas.
Na sua cozinha deve se comer bem sem duvida.
Bjinhos ;)

laila disse...

Camila que bom que gostou!

Irina que gentileza a sua! beijos