sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

sobre a lavanda

no último post, muita gente me perguntou sobre a lavanda, como usar, onde encontrar, do que se tratava, então nada mais óbvio do que faezr uma pesquisa(admito que breve) sobre esse maravilhoso arbusto.

fiquei mais encantada ainda com a lavanda depois de descobrir suas utilizações e seus poderes...é praticamnete a cura para a humanidade( ai sua libriana exagerada!!)

Lavanda

-é também conhecida como Alfazema, Lavandula e Nardo;
-surgiu na parte ocidental do Mediterrâneo e hoje cresce naturalmente no sul da Europa porém é cultivada em toda Europa e América;

-é a erva dos deprimidos e tristes, que não se acreditam, e por isso mesmo deixam que qualquer impecilho frustre seus ideais.

-suas propriedades são variadas pode-se usar como infusão para dores de cabeça e acalmar os nervos. Funciona como diurético, doenças de baço, cãimbras, gota, inapetência, insolação, fraqueza, vômitos, hipocondria,falta de regras, insolação, vômitos. Bom para digestão, dores reumáticas, tosses e resfriados, cistites e inflamações das vias urinárias, facilita a produção e eliminação da bile, combate enxaqueca. Gargarejo com decoção das flores alivia a dor de dente;

-para fazer a infusão use: 5 gs de flores em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia, entre refeições;

-macerado- 10 gs em 100 ml de azeite, por 4 semanas ou em banho maria por uma hora e deixe macerar no mínimo 7 dias. Tomar 5 gotas como no infuso;

-o mesmo chá ajuda a aclamar e limpar peles com acne;

-sachês da erva seca pendurados no armário evitam traças e perfumam o ambiente;

-além de tudo isso é a erva do AMOR - Seus banhos são conhecidos por atraírem o amor para a vida da pessoa que os usa.

Agora vamos introduzir-la na alimentação:

-pode-se usar tanto as folhas como as flores, porém as folhas são mais suaves, encontra-se ainda as flores secas;

-seu perfume e sabor lembram o alecrim, por isso fica ótima em receitas salgadas como as que levam cordeiro, aves e alguns peixes;

-deve-se tomar cuidado ao utlizar, seu aroma é doce e intenso...poderá domainar o prato;

-você já viu açúcar baunilhado...e que tal açúcar de lavanda? para isso coloque 1 colher (sopa) de flores de lavanda secas e amassadas em um pote hermeticamente fechado com 5 xícaras (chá) de açúcar. Tampe e deixe descansar por, no mínimo, 5 dias. Separe as flores do açúcar, peneirando-o. Utilize esse açúcar para salpicar salada de frutas e biscoitos. Também junte ao creme de leite fresco batido ou, ainda, use-o em receitas de sobremesas e geléias.

-quer fazer uma gracinha num almoço de verão...é só faezr uma infusão de água e lavanda e colocar em limonadas e chás gelados;

-e aquele creme inglês...pode ganhar outros ares ao ferver o leite previamente com ½ colher (chá) de folhas de lavanda frescas para cada ½ litro de leite, depois é só coar e coninuar o processo normalmente.

Aquisição:

-eu comprei as flores secas numa feira, na barraca de temperos, mas o moço conhecia como alfazema, e tenho um vasinho do arbusto que comprei no supermercado, perto dos vasinhos de outras ervas.

-achei um site portugues que vende, então meninas, aproveitem!! lá tem até as dicas pra lantar, regar e tudo mais!

Depois de tanta lavanda só tome cuidado porque se usada em doses elevadas por um período prolongado torna-se excitante!

todas essas informações consegui aqui, aqui,aqui e aqui, já as fotos são retiradas do gettyimages.

espero que tenha sido útil o post. bjs

16 comentários:

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Adorei a "aula" Lailoka!
O livro de cupcakes que comprei está recheado de receitas com lavanda.
Sou apaixonada por essas flores, pelo tom lilás.
Bjs

Laurinha disse...

Lindinha, vc é pótim a. Super obrigada!
Beijinhos,

Carla disse...

Obrigada Laila! Nunca utilizei lavanda mas fiquei com vontade de experimentar =) Foi óptimo ficar a conhecer mais sobre esta planta!

bjs, bom fim de semana!

Anônimo disse...

Eu tenho um pézinho na varanda, mas nunca tinha cogitado de usar na cozinha - só acho bonito e cheiroso - mais uma vez você e as dicas bacanas!

Fabrícia disse...

Laila querida...adorei o post...
Sou uma fã incondicional de lavanda....meu bouquet de casamento tinha lavanda, meus armários tem lavandas por todos os cantos.....já visitei um lindo campo.....
Adorei muito....
Beijocas lindoca.

Nani disse...

Laila querida sou louca para experimentar esta maravilha, mas nunca sou be onde encontrar, voc� mora onde em SP que comprou a mudinha? Eu quero uma muda, me cote por favor que quando eu for por ai irei comprar pra trazer.
Beijos e �timo final de semana!

Cris disse...

Ah Laila, amei este post! Eu sou apaixonada por lavanda e nem entendo muito bem por que! Mas tenho meu pezinho aqui, que nunca deu estas flores lindas, mas eu sempre penso que deve ser o clima, heheh. Adorei as dicas de como usá-la e dos efeitos medicinais que tem! Muito obrigada! Bjs!

Nysa disse...

adoro lavanda e tenho uma sempre aqui no meu jardim da veranda :-9 no comer ainda nunca provei, mas sei que se pode fazer muita coisa com esta planta linda como os seus cookies, que parecem bem bons :-)

Anônimo disse...

Attention!

Marcia disse...

Laila, adorei as informações sobre a lavanda (ela é uma de minhas paixões). Senti sua falta nesses dias... Bjs

cozinha da drica disse...

Laila ótimas explicações mas a aprte que mais gostei foi a de atrair o amor!!! Menina vou tentar! Bjks e ótima semana!

Heidi disse...

Laila,

Valeu mesmo pelas as informações! Abraços. E o açúcar de lavanda deve ser ótimo. Abraços.

Patricia Scarpin disse...

Pois eu quase comprei um vasinho sábado passado, só não o fiz pois o rapazinho da loja não sabia me dizer se eu poderia usá-la para cozinhar.

Eli disse...

Laila arrasou nesse post, amei!

Gourmandisebrasil disse...

O aroma dela é tão forte, que o nosso filhote (Riesling) tem cavocado em volta....e a gente fica colocando terra de volta no vaso! rsrs
bjo,
Nina.

Carla disse...

Laila, deixei-lhe um desafio no meu cantinho, se quiser participe!

bjs e boa semana!