quinta-feira, 17 de julho de 2008

Tipos de Farinhas - parte 2 - Semana Wheat Free


como disse anteriormente o texto explicativo das farinahs era grande, dividimos em 2 partes e aqui vai a segunda(a primeira está aqui), ou caso queriram, podem mandar-me um email que envio o arquivo completo!

a Leila, nossa queridissima, ainda completou seu post com as equivalencias, quem quiser confira aqui!

Farinha de Grão de bico ou Gram Flour ou Garbanzo Flour
Wheat free e Gluten free

Feita da moagem do grao de bico, tem um sabor de nut acentuado e geralmente não é usado sozinha em receitas. É muito comum na culinaria indiana. É rica em carboidratos mas não contem gluten. Em exemplo do seu uso são os famosos papadums indianos. Curiosidade: Misturada na água ou leite ou iogurte, forma-se uma pasta e é usada na India e no Paquistao como exfoliante facial.

Farinha de Lentilha
Wheat free e Gluten free

A lentilha é um alimento rico em ferro, não contem colesterol, nem gordura e é rico em fibras. A lentilha é usada geralmente na forma de sopas, guisados, patês , bolos salgados mas sua farinha é muito usada na India em panquecas, crepes, wafers, cakes e é também a base para o famoso papadam. Quando usada, deixa uma textura mais light tornando mais facil a sua digestao. Usa-se farinha de lentilha misturada com farinha de outros cereais, geralmente farinha de arroz.

Farinha de Milho Amarelo

Wheat free e Gluten free

A farinha de milho é obtida através do processo de torração do grão de milho, previamente macerado, socado e peneirado, e se apresenta sob forma de flocos.
É possível comprar farinha de milho pré-cozida, a qual é muito prática, pois reduz muito o tempo de cozimento.

Farinha de Milho Branco

Wheat free e Gluten free

A novidade é a farinha de milho branco, uma farinha nobre com baixo teor de gordura, menos calorias e bastante utilizada no Sul do Brasil, principalmente por seu sabor suave. Utilizada em entradas, pratos principais e sobremesas, pode substituir até 1/3 da farinha de trigo utilizada no preparo de cremes, bolos e tortas, tornando essas receitas mais saborosas e nutritivas.

Farinha de Painço ou Millet

Wheat free e Gluten free

É usado como cereal em muitos paises da Africa e Asia. Pode ser usado para engrossar sopas e para fazer flat breads, cakes, muffins. Em receitas, combina bem com farinha de soja. Tem um sabor um pouco adocicado, muito parecido com a farinha de sorgo e farinha de milho. Por isso, é possível diminir um pouquinho a quantidade de açúcar caso deseja substituir a farinha de trigo por a farinha de painco. Nos pães e bolos, deixa ma aparência mais crocante. É rico em proteinas e devido ao seu alto teaor de alcalinidade é um dos grãos com maior facilidade para digestao.

Farinha de Quinoa

Wheat free e Gluten free


É um grão que teve seu cultivo iniciado há mais de cinco mil anos nos Andes bolivianos, assim como o milho e a batata, era base da alimentação no império Inca onde era considerado um "Grão Sagrado".

Quinoa é o único cereal composto por todos os 16 aminoácidos necessários a uma vida saudável e seus componentes equivalem aos do leite materno. Não tem nenhuma contra-indicação, rico em proteínas.

Combina com todos os tipos de assados incluindo bolos, cookies, pães, biscoitos. Melhor resultado se utilizada com outros tipos de farinha numa porcentagem não maior que 25%.

Farinha de Soja

Wheat free e Gluten free

É obtida através da moagem do grão da soja. Contém fibras que ajudam no bom funcionamento intestinal. É rica em proteinas. Pode ser usada em substituição às farinhas ou parte delas em diversas receitas. Nas receitas, tem melhor resultado se misturada com outras farinha, tipo farinha de arroz. Combina bem com nuts, frutas e chocolate.


Farinha de Sorgo (Sorghum flour)

Wheat free e Gluten free

Também conhecida pelos indianos como Juwar flour.

Muito consumida na Ásia e na África. O sorgo tem composição nutricional semelhante à do milho. Dependendo da variedade, o primeiro tem um pouco mais proteína enquanto o segundo é mais rico em carboidratos.

Praticamente todos os preparados com farinha ou fubá de milho podem ser substituídos pela farinha de sorgo – explica a pesquisadora da Embrapa.

Combina muito bem com a farinha de soja. Por não conter glutem é comum encontrar amido de milho ou goma de xantana nas receitas que levam farinha de sorgo.

Farinha de Teff

Wheat free e Gluten free

Rica em ferro e cálcio. Tem uma aparência um pouco granulada mas funciona muito bem em bolos e pães se usada em quantidade entre 25% a 50% da farinha estipulada na receita.

Combina muito bem com assados mais escuros como bolo de chocolate, panquecas, wafles, gingerbread, brownie.

Tem coloração escura e sabor acentuado.

Farinha de Trigo Sarraceno ou Buckwheat Flour ou Trigo Mourisco

Também conhecida como farinha de trigo preto ou trigo mouro.

Wheat free e Gluten free

Pertence à família das poligonáceas, dentre elas o Ruibarbo é obtida da moagem das sementes. Embora o nome possa confundir, não tenha relacao nenhuma com o trigo. Tem um sabor intenso, e por isso é usado em dosagem bem pequenas para não sobressair sobre os demais ingredientes. É comum encontrá-la em crepes, panquecas, em noodles e madeleines.

As sementes torradas e descascadas são conhecidas como Kasha, alimento popular na alimentação do Russos e no Oriente Médio.

Possui ótimo valor nutritivo, é rico em proteínas, fibras, e ferro. Além disso, contém vitaminas do complexo B e minerais como magnésio e fósforo.


Em São Paulo pode ser encontrada no supermercado Pão de Açúcar, custa R$ 9,66 pacote de 500g.

Polvilho Azedo

Wheat free e Gluten free

O polvilho azedo é um derivado da fécula de mandioca. Ele é um amido modificado por oxidação, com a propriedade de expansão que outros amidos nativos não têm. A expansão sem uso de agentes levedantes (fermento químico ou biológico) permite seu uso na fabricação de biscoitos de polvilho e pães de queijo.


Polvilho Doce ou Fécula de Mandioca

Wheat free e Gluten free

A fécula de mandioca, também chamada de polvilho doce, é usada na culinária de forma semelhante ao amido de milho (maisena), podendo ser utilizada como espessante (molhos e mingaus) ou substituir parte da farinha de trigo nas receitas de pães e bolos, sem modificar seu sabor. Também pode ser congelada depois de incorporada ao produto final. Além disso, possui um custo menor do que os outros amidos.

Farinha de Tapioca

Wheat free e Gluten free

A tapioca é um produto granulado obtido através da transformação parcial da fécula de mandioca em goma. É utilizado no preparo de cuscuz, bolo e pudim.
Tapioca pérola ou sagu é um tipo de tapioca de grãos esféricos regulares. Tradicionalmente o sagu é cozido com vinho tinto e açúcar, mas também pode ser preparado com sucos de frutas (uva ou laranja) ou mesmo com leite.

Fécula de Batata

Wheat free Gluten free

Tem excelente propriedade em baking goods, especialmente quando combinado com ovos.

É bem finininha e tem um leve sabor de batata mas fica camuflado quando usado em receitas.

Fubá ou Fubá Mimoso

Wheat free e Gluten free

O fubá é a farinha de milho obtida a partir da moagem do grão de milho.

O fubá mimoso é o mais fino, utilizado na preparação de bolos e polentas. O fubá propriamente dito tem espessura média.

Sempre que for fazer uma receita, primeiro misture o fubá com água fria e só depois leve a mistura ao fogo, o que evita que o fubá encaroce.

O fubá é usado para engrossar sopas, molhos e mingaus e fazer bolos e broas. É ingrediente básico da polenta.

Nenhum comentário: