segunda-feira, 22 de agosto de 2011

compartilhando a colher de pau.

Em casa somos 3 irmãos, cada um afixionado por uma arte, eu pela magia das panelas, minha irmã pelas artes plásticas e meu irmão pela música. E pra falar a verdade minha irmã era um completo desastre quando entrava na cozinha, até que um dia resolveu virar vegetariana. No início eu a ajudava bastante, dava dicas, receitas, fazia junto, mas quis o destino que morássemos em casas distintas então Lais teve que aprender a mexer as panelas.

Hoje, depois de uns anos de vegetarianismo, muitas receitas falhas, alguns desastres, Lais comanda muito bem um fogão. Adepta de receitas simples, arrisca-se a inovar, busca incorporar pratos novos sempre ao cardápio e ainda me manda deliciosas receitas.

Nesse dia dos pais, eu que estava ocupadíssima no restaurante, não pude fazer nada de especial para o papis, mas a cacula incubiu-se da missão e nos presenteou com uma deliciosa torta de tâmaras. E de tão orgulhosa que estou da pequena, entrego a vocês a receita com que Lais nos brindou.

Torta de Tâmaras da Lais.
Que por sua vez pegou a receita neste blog 

Para a massa :
2 1/2 xíc de chá de farinha de trigo
1 colh de sopa de maisena
200g de manteiga sem sal cortada em cubinhos
1 gema
1 colher de sopa de açúcar

para a cobertura:
2 xíc de chá de tâmaras secas sem caroço
2 xíc de chá de água
1/4 de xíc chá de vinho do Porto
1 xíc de chá de nozes picadas grosseiramente

Misture a farinha e a maisena e some os quadrarinhos de manteiga. Misture bem até obter uma farofinha, agregue então a o açúcar e a gema. Mexa ate que a mistura fique homogênea. Embale a massa num filme plástico e refrigere por 10 minutinhos. Abra a massa e cubra uma assadeira com aproximadamente 22 cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo para não fazer bolhas na hora de assar. Utilize as aparas da massa para decorar a torta.

Numa panela antiaderente, coloque as tâmaras picadas e a água, e deixe cozinhar até obter uma pasta. Adicione o vinho do porto e cozinhe por mais 3 minutinhos. Espere esfriar e junte as nozes. Coloque a pasta de tâmaras sob a massa e espalhe uniformemente. Faca umas tirinhas com o restante da assa e decore a torta. Leve para assar a 180*C por aproximadamente 45 minutos, ou ate dourar a massa.

E delicie-se com a torta da Lais, perfeita para tardes regadas a chazinhos.
ps. a torta inteira deveria estar bem amis bonita mas cheguei no finalzinho da festa...

3 comentários:

silvia radice disse...

Acho que vou explodir de tanto orgulho de minhas filhotas!!!!!
beijos meninas...

Isa disse...

fiquei emocionada!!

Cheap Flights disse...

The metropolis of Los Angeles is a beautiful one. It bends plenty of people from around the world to visit the city by getting cheap flights to Los Angeles from their hometowns. The major attractions of the city are its beautiful parks namely the Exposition Park, the Griffith Park, the Japanese Garden and Orcutt Ranch Horticultural Cen
Flights to Los Angeles |Vancouver Flights| Cheap Flights Tickets