sexta-feira, 18 de maio de 2007

torta morna de frutas


fim de semana chegando e junto a ele, um tio do Peru, meus avós do interior, meus irmão...i a casa está cheia...queria fazer uma sobremesa fácil, gostosa, mas do tipo doce não muito doce...na gelkadeira uns kiwis bem madurinhos, caquis no mesmo estado e um pote de goiabas em calda.

como sou "pouco" fã de tortas resolvi fazer uma de frutas, mas não tinha grande quantidade de nenhuma... fiz uma miscelândia e após o jantar a rainha da casa foi ela:

a massa, um simples Pâte Sucrée( massa-Patê em francês- base para tortas cítricas ou de recheios que não sejam muito doces, mas se o recheio for carregado em doçura, retire a quantidade de açúcar da massa e obterá o Patê Brisée, massa "unissex", tanto para doce como para salgado)


300g de farinha de trigo peneirada

1 colher de chá de sal

1 1/2 colher de sopa de açúcar

150g de manteiga em cubos(eu usei 120g)

1 ovo

cerca de 2 colheres chá de água


misture a farinha ao sal e açúcar, junte a manteiga esfregando com os dedos. Agregue o ovo ligeiramente batido e a água suficiente para dar liga. Enrole com um filme plástico e leve á gelar por 30 minutinhos.


Passemos ao recheio:

2 caquis grandes, sem casca e cortado em 6 gomos

5 kiwis descascados e cortados em 4 pedaços

200 g de goiaba em calda, sem a calda...

50 ml de suco de limão

2 colheres de sopa de farinha de trigo

cheirinhos de canela, cravo em pó, gengibre em pó

1 colher de sopa de manteiga derretida

2 colheres de sopa de açúcar

1 clara levemente batida

1 gema


as frutas podem variar de acordo com a disponibilidade de sua fruteira, o importante é o contraste de cores. Corte-as em pedaços grande para que seja possivel indentificá-las, para que não seja uma gogoroba.

junte a manteiga derretida, com o suco de limão, a farinha e os cheiros. Despeje essa misturinha sobre as frutas previamente picadas e mescladas, misture suavimente.


Agora divida sua massa em 2 parte, abra uma das partes para que seja o fundo de seu refratário, espalhe a clara( isso evitará que a mssa de baixo fique muito umedecida), despeje o recheio de frutas, peneire as colheradas de açúcar sobre o recheio e cubra a torta com a outra metade de massa aberta. Sobrou massinha pra mim, o suficiente para cobrir minha torta com corações e bolinhas...pincele a torta com a gema e leve ao forno alto por 15 minutos e depois mais 10 min no forno baixo. Sirva morninha...deve ser puro pecado acompanhada de uma bola de um bom sorvete de creme.


bjos

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Laila, que delícia de torta!!! Adoro esse tipo de sobremesa assim, antes de ontem minha mãe fez um Gateau aux Pommes que é assim mesmo, muita maçã, quase sem massa, fica uma delícia!
Que legal ser formada em gastronomia, de onde você é? Onde estudou?
Adorei o blog!
Um abraço,
Verena

www.mangiachetefabene.wordpress.com

laila radice disse...

ai brigada Verena... tbm adoro sobremesas de frutas... me formei pela hotec q fica em sp e moro aqui mesmo...

apareça sempre! bjos