sexta-feira, 15 de junho de 2007

Bolinhos arretados


em casa sempre questionam meu gosto pelos sabores do Nordeste. Duvidoso no mínimo, uma filha de mãe argentina com pai filho de portugueses que não vive sem pimenta, ama carne seca com jerimum, usa e abusa de um dendê com coentro, água de coco é bebida de todas as horas e farinha é quase indispensável, além de otras cositas mas...

aproveitando essa veia misteriosa certo dia surgiram esses bolinhos com sotaque baiano, resultado de um pouco disso, uma pitada daquilo, até que questiona meu lado não identificado adorou os bolinhos, e nem preciso dizer que por mim faria toda semana!

bolinhos de frango com berinjela
para 2 famintos

1 peito de frango assado ou cozido(prefiro assado)
1 berinjela grande
3 dentes de alho picados
azeite de dendê
azeite de oliva
coentro e cebolinha verde
pimenta dedo de moça em cubinhos
cominho e cúrcuma em pó
1-2 colh de farinha de trigo
sal e pimenta do reino

Numa chapa de ferro, ou numa frigideira antiaderente coloque a berinjela inteira e ligue o fogo alto. Em todos os lados a casca deverá tostar, a casca ficará bem pretinha e ela murchará.
Em baixo de água corrente, descasque a berinjela, com as próprias mãos.
Num processador coloque a carne do peito de frango e a polpa da berinjela, processe até obter uma massa homogênea.
Numa panela coloque azeite de dendê (cuidado com o dendê, ele é forte) e azeite de oliva(2 colheres de cada azeite, mais ou menos), doure ai o alho e em seguida acrescente a massa de frango. Tempere com a pimenta dedo de moça, o coentro, cebolinha, cúrcuma e cominho. Refogue bem para que dê uma secada, coloque então a farinha de trigo e cozinhe até que desgrude do fundo da panela(a quantidade de farinha dependerá da umidade da beringela, principalmente).
Agora desligue o fogo e ajuste com sal. Deixe a massa esfriar e então modele-a com auxílio de 2 colheres.
Na hora de servir, esquente uma frigideira antiaderente ou uma chapa, coloque um pouquinho de azeite e frite de todos os lados até atingir um tom deliciosamente dourado (a foto foi tirada antes de serem fritos).

Aproveitem!

5 comentários:

Anônimo disse...

Laila, eu nunca experimentei dendê, acho que é por medo de passar mal...mas quero perder esse medo bobo. Esses bolinhos parecem deliciosos, ainda mais com a pimenta! Adoro coisas temperadas!
Um beijo e ótimo final de semana!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Valentina disse...

Ai, ai ,ai laila, vi o dende da receita e ja me enlouqueci.quando li berinjela entao..vou ter que fazer.bjocas

Beatriz Belliard disse...

so tem coisa boa, so pode ser bom demais !! bjs

Cláudia disse...

Olá, Laila. Adorei os seus bolinhos arretados. Fritos devem ficar mais moreninhos. Lembrou-me daquele bolinho...acarajé, apesar de ser diferente,já tem sabor, não precisa do recheio de vatapá.

O seu jantarzinho a dois também foi muito romântico, comprometedor....

bjs

laila radice disse...

Verena: olha nnca passei mal com dendê, é só você colocar metade de azeite e metade de dendê, que fica com gosto e não fica mto forte!

Valentina: que bom que vc gostou! faça sim e me conte!

Bia: verdade deu super certo a cpmbinação!

Cláudia: esses são bem mais fáceis de fazer aos acarajés...mas um vatapá deve ir muito bem junto...tentarei numa proxima vez!

bjos