terça-feira, 5 de junho de 2007

quadradinhos mágicos

há duas semanas estava andando pelas ruas do centro e avistei um sebo, como sou pulguinha desses lugares, pulei imadiatamente pra dentro e ali avistei um livro que uma grande amiga têm, resolvi comprar e não me arrependi, tem um pouquinho de tudo e imagens lindas...

a onda doce me persegue e vi uma receita de quadradinhos de nozes com uvas passas, a foto não me deixou dúvidas, teria de fazê-lo e era já...lá fui eu... porém a falta de ingredientes me faz alterar a receita e obtive:

Quadradinhos de nozes com bananas passas
12 pedaços


1/2 xic de chá de manteiga

1 xic de chá de farinha de trigo

1 3/4 xic de chá de açúcar mascavo(usei 3/4 xic de açúcar branco com 1/4 de mascavo)

2 ovos de tamanho grande

1/2 xic de chá de aveia

1/4 colher de chá de sal

1/2 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de essência de baunilha

1/2 xíc de chá de nozes borboletas picadas(era pra usar das pecas)

1/2 xíc de chá bananas passas picadas(era pra usar uvas passas)

Misture a farinha de trigo com a manteiga cortada em pedacinhos. Amasse bem, até obter uma farofinha. Pressione a farofa numa assadeira de 22.5 X 23cm untada. Asse em forno pré aquecido a 180°C por 15 minutos(deixei um pouquinho mais, ficou uns 18 minutos, é pra ficar cozido, mas branquinho).

Numa tigela, bata ligeiramente os ovos e agregue o açúcar, mexa com um batedor de arames para que a mistura engrosse e clareie. Junte a aveia, sal e o fermento, mexendo muito bem.

Despeje na forma e volte ao forno por mais vinte minutos(deixei 25 minutos e achei o resultado ótimo), deverá ter uma crosta fina, sequinha e rachada em cima e dentro úmido, não molenga!

espere esfriar bem, para cortar em quadrados(tire da forma com o auxílio de uma espátula, eles não quebram não, viu?

Meu parecer: mesmo retirando grande quantidade do acúcar achei doce, talvez pelo acúcar da banana passa, mas mesmo assim é bommm, comi um quadradinho enquanto escrevia aqui, e nao pude comer mais porque minha cota de doces de hoje já estrapolou!

A massinha de baixo dá um contraste de textura e sabor interessante, o miolo é moleguinha, uma delícia e a casquinha de cima é show!

O mais legal é que essa receita permite mil e uma trocas...

Espero que gostem!

7 comentários:

Cláudia A. disse...

Que delícia Laila, a receita foi anotada mas não entendi a quantidade de açúcar. Não sei se é uma xícara e mais 3/4 ou apenas uma xícara que você dividiu entre açucar branco e mascavo. Quanto à sua questão sobre o pirarucu, eu o encontrei congelado no Pão de Açúcar. Beijoca.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Laila, eh mesmo uma delicia encontrar um pequeno tesouro assim, neh? E esse bolinho esta especial. Com banana passa, ai meudeuso, eu adoro esse trequinho! ;-)) beijao e curta seu novo-velho livro,

Elvira disse...

Será o que os Americanos chamam de blondies...? Tão bom! :-)

laila radice disse...

Claudia: a receita original pedia 1 + 3/4 xic de açucar achei muito e reduzi para uma xicara inteira, no en tanto meu açucar mascavo não deu pra conta e completei com o branquinho mesmo... e obrigado por me contar onde acho o pirarucu q eu adoro...vou procurar no pão de açucar!

Fer: obrigada...vou curtir sim e espero que as outras receitas dele sejam tão preciosas quanto essa q eu amei!

Elvira: infelizmente não sei te responder...fui procurar no são google e só achei uma tal banda com o mesmo nome...se alguem souber esclarecer a duvida...será com grande prazer lida!

beijos e obrigada pela visita de todas vcs

laila radice disse...

elvira: procurando um pouquinho mais a fofa Luna do quiche de macaxeira disse que blondies são brownies "loiras", então conlui que nao sao como blondies, pq esse tem uma massinha em baixo e um creme de ovos e açucar e pedacinhos em cima e me parece que nos londies é uma coisa só...por favor se estiver falando bobeira me avisa, ta? bjos

Valentina disse...

Adoro quadradinhos. sao tao praticos de fazer, e dao espcao para muitas combinacoes.esta aqui esta otima.

laila radice disse...

valentina concordo imensamente com voce!bjos