sexta-feira, 13 de julho de 2007

"...me liguei no chocolate, só quero chocolate..."

ah essa tarde precisava sentir cheiro de bolo, gosto de bolo, daqueles familiares, sem novos ingredientes, nada de descobertas...

tudo pra acalmar, pra te fazer sentir bem... fui procurar algo que me inspirasse, e achei uma receita que me chamou atenção, uma Tarte de chocolate recheada, não era bem aquilo que queria, então apoiada naquelas instruções fui fazer meus bolinhos...

e pra me alegrar ainda mais, fiz um glacê improvisado que deu super certo e colei umas florzinhas comestíveis que comprei na 25 de março, algum tempo atrás...eu fiquei encantada com o resultado...ficou tão gracinha...(eu achei isso..) e a textura não é como eu esperava, mas fica molhadinho e mais denso, sabor intenso de chocolate, repetirei com certeza!

Bolinhos de Chocolate com glacê
6 unid do tamanho de muffins + 1 retângulo de +/- 15X20cm

2 xic de farinha de trigo
1 colh de chá de bicarbonato de sódio
1 colh de sopa de fermento em pó
1 xíc de chá de chocolate em pó
1 1/4 xíc de açúcar
125g de manteiga amolecida
100ml de leite
200ml de coalhada
3 ovos extra grandes, ligeiramente batidos

Glacê
4 colh de sopa de coalhada
1 colh de sopa de suco de limão
raspas de laranja
açúcar de confeiteiro(q.b.)

Pré aqueça o forno a 180ºC e unte a forma escolhida(pode ser tbm uma redonda de 20cm).
Para o bolo, peneire as farinhas, o chocolate, açúcar, bicarbonato e fermento. Coloque na mesma vasilha a manetiga amolecida, a coalhada e o leite e bata em velocidade baixa por 1 minuto. Acrescente os ovos e bata em velocidade alta por 5 minutos, a massa fica lisa e fina...não é pesada.
Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno, asse por aproximadamente 40 minutos, ou até que o palitinho saia limpo, não é um bolo que cresce muito!

Desenforme o bolo e deixe-o esfriando, enquanto isso prepare o glacê. Misture a coalhada com o limão e as raspas, com um fouet ou um garfo mesmo, vá acrescentando o açúcar(caso não tenho o de confeiteiro, pegue o refinado e bata no liquidificador por alguns segundos, você terá a fumacinha branca em poucos segundos) mexendo bem, utilizará em torno de 1 xíc talvez um pouco mais, para testar a consistência, pegue com uma colher, terá que ser cair em fio continuo.

Se quiser, tinja com corante alimentício e brinque assim como eu...é muito gostoso!

21 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

as lombriguetes estao felizes, felizes agora! ;-))
beijaoo, Laila!

laila radice disse...

ah agora estão Fer!beijos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

EM ALGUNS MOMENTOS SÓ O AÇÚCAR ACALMA E RELAXA, NÉ?
SEUS BOLINHOS FICARAM LINDOS, E EU COMERIA UNS 2 AGORINHA MESMO...
BJKS E ÓTIMO FINAL DE SEMANA!!

mi cocina disse...

obrigado!
:)

Laurinha disse...

Hummm, ficaram lindinhos!!!!
OK, então, já que tinhm 6, já se foram 2, e como ninguém pediu o de 15x20, ele é meu tá...
Só um pedacinho, vai...
Beijinhos,

Elaine disse...

Olá Laila, tudo bem?

No meu caso, os tabules lembram a minha avó paterna. Ela também fazia um melhor que o outro e foi com ela que aprendi a gostar dessa maravilha da cozinha árabe.

Esses bolinhos de chocolate estão demais... E olha que eu nem gosto muito de doce.

Um abraço e um ótimo fim de semana!

Agdah disse...

Dizem que chocolate tem esse efieto calmante em algumas pessoas...

Anônimo disse...

Eu tento me controlar porque eu sou doida por chocolate, se pudesse comia a toda hora rss... seus Muffins ficaram lindos e apetitosos. Parecem muito simples de fazer.
Bjinhos ;)

Flor de Sal disse...

Um bolinho sabe sempre bem!
Obrigada pela dica! Vou experimentar! Acho ke passo muito tempo em frente ao computador e isso tá dando cabo das minhas costas!

Cláudia A. disse...

Tem dias que só sabores assim nos põem no prumo novamente. Lindos os seus bolinhos. Beijo.

laila radice disse...

Dani e Laura: fiquem a vontade e "peguem" qtos quiser!

Agdá: e eu sou uma delas commmm certeza!

Irina: não sou chocoltara mas as vezes bate uma vontade...e realmentesão bem fáceis, acredito que seja simples emsmoa mão de bater esse bolinho!

Flor: realmente mtuo tempo sentada ou de pé, é terrorifico!

Clau: é verdade e obrigada pel gentileza!

beijos e bom fim de semana pra vocês!

Carla disse...

yummi!!! Posso roubar um? ;) Estão lindíssimos!

bjs

Valentina disse...

Laila, que graca esta decoracao: flores e folhas.

Eli disse...

Que fofos!! Uma graça mesmo!

Beatriz Belliard disse...

ficou mesmo uma gracinha ! bjs

laila radice disse...

Carla: é lógico até 2!!!

Valentina: pena q as fotos ficaram ruins, as flores tinham ate miolinho amarelo...

Eliana: as flores foram um achado e tanto...

Bia: obrigada!

beijos!!!

Gourmandisebrasil disse...

Ai, ai, chocolate sempre é bom....bjo, Nina.

Cláudia disse...

Oí, Laila, não chocólatra, mas também não dispenso uma trufinha ou alguns quadradinhos de vez em quando... Vou assistir amanhã no GNT. E o seus bolinhos estão uma gracinha.
Beijos

laila radice disse...

Nina: concordo inteiramente!

Claudia: obrigada!

beijos

Joaninha disse...

Ficaram liiiiiiinnnnndos!!!! Que vontade me deu de pegar um, ou dois, ou três... :)))
Chocolate nunca é demais!
Beijos!

laila radice disse...

qu bom que gostu! pegue sim...beijos