terça-feira, 17 de julho de 2007

experiências com a sorveteira

o pote que ganhei, da vizinha fofa, de jaboticabas era imenso, e eu sou a única nesta casa que simplesmente ama essas pretinhas...os outros seres que habitam o lar passam muito longe das bolinhas e como eu ando num caso de paixão fogo de palha com a sorveteira, fui logo inventando um gelado de negrinhas, digo gelado porque seria um sorbet, da mesma maneira que o de laranja, mas ai a preguiça tomou conta de mim e eu não queria fazer um merengue italiano, pensei então em salvar um queijo fresco que estava na geladeira, tentando assim dar maior cremosidade...após horas de apreensão o bem dito ficou pronto, tá o queijo não deu cremosidade(não quis usar creme de leite pela gordurada toda) ficou entre um sorbet e uma granita, mas não é que eu gostei...

Gelado de Jaboticabas com queijo branco
aprox.600ml

350ml de suco de jaboticabas(peguei600g das frutinhas, bati com 100ml de água e peneirei bem)

100gr de queijo branco

100ml de leite

75gr de açúcar

75ml de água

Faça uma calda com o açúcar e a água, ferva por 5 minutos, eu utilizei uma calda de laranjas que aproveitei quando fiz casquinhas de laranja cristalizadas, mas você pode trocar a água por suco de laranja. Deixe esfriar.

Faça o suco de jaboticabas e reserve. Bata o queijo com o leite e misture com o suco. Misture a calda com a mescla anterior. Coloque na sorveteira e leve para gelar ou caso não tenha a máquina de sorvetes, siga o processo encontrado no post anterior.

A cor é fantástica, o sabor incrivel, o queijo suaviza um pouco o sabor da fruta mas agrega uma leveza e a nota de laranja vem com o retrogosto...vale a pena...só a textura que precisa de correções, mas assim que encontrar uma melhora eu corrijo! beijos!

5 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Adorei a idéia do quijo branco: cremosidade e um fundinho salgado no sorbet. bjo, Nina.

Marcia disse...

Laila, olá! Vc está ficando mestre em sorbets e sorvetes, maravilha menina! Se vc está em Araraquara, estamos distantes uns 200 km. Araraquara a Rib. Preto, depois a Rod. C. Portinari, passa Franca e anda mais 70 km, cuidado para não cair no lago de Jaguara. Estou aqui na beira do Rio Grande. Divisa com M. Gerais. Bjs

laila radice disse...

Nina, fiquei pensando que um queijo cremoso talvez ficasse mais interessante, o que acha?

Marcia: ahahha o dia q for mestre de alguma coisa ficarei bem feliz...ah..olha qm sabe podemos promover um encontro um dia! beijos

Valentina disse...

Me maltrata. Estive no Brasil no ano passado bem na epoca de jabuticada. Ate entao nao as tinha comido ha uns 17 anos.Fiquei com muita inveja desta receitinha aqui que nao vou poder fazer.

laila radice disse...

Valentina serio que não encontram jaboticabas por ai...uma pena não? é tão gostosa! beijos