quinta-feira, 13 de setembro de 2007

novo produto antigo

meu tio-padrinho mora há mais de 1 ano no Peru, e vive comentando sobre sua maravilhosa gastronomia, sobre os chefs incrivéis e vários produtos diferentes, as centenas de cores, tamanhos e variedades de batatas e milhos, das distintas gastronomias(pelo visto lá é como no Brasil, bem regional, sabe?), enfim tudo pra me convencer de lhe fazer uma visita(estou me programando para tal).














na sua ultima visita ao Brasil trouxe um potinhos de uma oleaginosa "milagrosa"(ele adora shoptime e tudo o que seja tranqueira/novidade). Segundo ele, que ficou amigo dos fabricantes, o produto está sendo exportado para a Europa e EUA, chama-se Sacha Inchi, que quer dizer "amendoim dos Incas". é um produto que foi redescoberto por volta dos anos 80, mas só em 2000 um cara resolveu pesquisar a Sacha e descobri que ela é rica em ômega 3 (48%), ômega 6 (36%), ômega 9 (9%), proteínas (33%) e antioxidantes (50%). Seu consumo fornece energia ao cérebro, limpa a corrente sanguínea, e leva os nutrientes às células. Além de que seu consumo diminui os níveis de colesterol e triglicéres, fortalece o sistema imunológico, melhora a visão, tem efeitos positivos em tratamentos de pele, previne o Alzheimer, stresse depressão e reduz o risco de doenças cardíacas. O negócio é porreta!!

O problema é que a produção é muito restrita, o produto é nativo da amazônia peruana. Mas agora eles produzem um azeite com essa sementes(ganhou nos anos de 2004 e 2006 o concurso Azeites de Sementes do Mundo, em Paris), e snacks de diversos sabores.
Fazia tempo que queria apresentar esse produto a vocês, se por acaso verem por ai, me avisem porque vou querer mais(tomara que alguém resolva importar). Fiz uma saladinha pra ilustrar o tema, mas lógico que podem substituir os Sacha Inchi por outra oleaginosa, me perdoem por estar novamente mostrando a beringela, o blog anda repetitivo...prometo que vou em empenhar pra resistir as roxinhas!


Salada de beringela grelhada
acompanhamento para 3 pessoas

1 beringela média, casaca brilhante e firme
1 coração de alface americana, previamente lavado
sumo de 1/2 limão caipira
um banho generoso de azeite de oliva
sal
um punhado de oleaginosas, usei o Sacha Inchi puro (imagine com noz pecã)

Fatiar a beringela em rodelas finas e grelhar numa chapa de ferro, só com um fio de azeite na primeira leva.

Acomodá-las numa tigela e esperar que esfriem. Rasgar a alface sobre as beringelas, jogar o sumo de limão, uma pitada de sal e a regada de azeite, mexer carinhosamente com a ponta dos dedos.

Levar à branquinha para refrescar. Na hora de servir, distribuir as nozes e devorar!

Uma saladinha básica, incrementada pelo Sacha Inchi que tem um sabor complexo, algo familiar, lembra sabores asiáticos que só de pensar em todos os benefícios ganha mais sabor ainda. Para quem quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui(em inglês) e aqui (em espanhol)

Espero que tenahm gostado! beijos e um beijo hiper especial à Ana, que ela sigo seu caminho cheio de luz!

14 comentários:

Lua Limaverde disse...

Meu marido ia adorar esse negócio, é louco por sementes e castanhas. :P

Anônimo disse...

Fiquei super curiosa! Tenho até coceira por produtos novos...
bjinho.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Laila, que interessante isso. Adorei conhecer. um beijo,

Marizé disse...

Gostei de conhecer, achei muito interessante, vou ficar atenta.

risonha disse...

ai meu deus... deve ficar uma delícia.

Laurinha disse...

Quem sabe, como vc falou algum importador se encante e assuma o comércio, um não, mais, pois se não os preços vão lá pra cima...
Adorei conhecer!
Beijinhos,

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Laila,
Vou procurar aqui no Centro do RJ.
Tem uma loja de peruanos ali.
Se eu achar compro pra vc e pra mim.
Bjs

Heidi disse...

Laila, muito bom mesmo hein, estou necessitando de algo assim, para repor as energias perdidas, a mente então nem se fala! abraços.

Silvia Arruda disse...

Nossa, fiquei com água da boca com sua receita de salada. Deve ser mto saborosa!! E tb fiquei mto curiosa em relação ao sacha incha... :P

Cinara disse...

Laila, eu fiz suas berinjelas na chapa e adorei, amiga!!! Meu marido, então, nem se fala! Comemos com salada também, e ficou uma delícia... Vou ficar de olho para ver se encontro o Sacha Inchi, e te aviso, OK? Beijos e bom final de semana!

Valentina disse...

Laila, por aqui na Inglaterra se tem feito um pouco de bafafa sobre a cozinha peruana. e tem a quinoa..que é bárbara..tão nutritiva e saborosa..e voce nos traz esta outra maravilha.vou ficar de olhos abertos.

Cláudia disse...

Berinjelas já são deliciosas e ainda mais com este toque especial desses ingredientes do Peru! Com tantos benefícios, será que é afrodidisíaco também??? (risos)!
bjs

laila radice disse...

Luna: se ele gosta emmso, iria adorar essa, nao parece com nenhuma outra!

Nina: somos 2...é bom provar e provar e provar!

Fer: é bem capaz q por ai apareça o sacha!

Marizé e Risonha: na comunidade européria deve encontrar, pelo menos o produtos garantiu!

Laurinha: sabe q nao achei cara, meu tipo disse q cutsa por volta de 2 dolares esse vidrinho, de 100 grs, se for comparar com outras nozes q nao trazem os beneficios q essa traz valew a pena!

Dani: que querida! se achar em conta mesmo!

Dinha: se precisar mesmo me avisa eu consigo!

Silvia: é legal o produto e q bom q gstou dessa saladinha basicona...

Cinara: fico contente q tenham gostado, se achar me avisa sim!

Valentina: acho mto boa a quinua, tah fazendo sucesso por aqui...mas q eu saiba nao tem nem restaurante peruano em sp..uma pena!

Cláudia: olha o fabricante nao diz nada mas se é parente do amendoim, deve ser né?

bjos a todas!

Cris disse...

Hummmm prática e saborosa! Interessante este Sacha Inchi... :-)