sexta-feira, 11 de abril de 2008

as estrelas do caqui


já repararam que lindas que são as fatias dos caquis(dióspiro)? principalmente da variedade chocolate, que são mais firmes...formam uma bela estrela no centro...eu acabo de descobrir que sou louca por caquis, não sabia disso até poucos dias quando comi um delicioso e molenga...desde então todos os dias um caqui...é rico em fibras, pouco calórico(cerca de 80 a cada 100 g), cheio de vitaminas vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas(informações essas do Wikipédia, aqui). Motivos não faltam para consumirmos essa fruta, não é?

com a fartura dos caquis, recorri ao livro das Frutas(comentei aqui) e achei uma sugestão bem interessante, uma salada com abacate...acabei a idéia, juntei com a divina coalhada e voilà...uma salada fresca, com cara de verão...

Salada de Caqui com Abacate
(não vou precisar as quantias, digo a proporção)fatias finas de caqui chocolate(são firmes e ideais para saladas)
fatias finas de abacate(a mesma quantia que as de caqui)
limão
sal e pimenta
coalhada seca

vinagrete:
2 partes de tomate picadinhos
1 parte de cebola picadinha
salsa e cebolinha picadas
azeite e suco de limão(na proporção 3:1)
sal

Faça um vinagrete misturando todos os temperos. Reserve.

Esprema suco de limão sobre as fatias de abacate e caqui(uma quantia generosa, usei 1/2 caqui, 1/2 abacate e 1 limão inteiro), salpique sal e pimenta. Disponha as fatias de maneira harmoniosa num prato, coloque uma oclherada farta de coalhada, espalhe o vinagrete e gele...

é perfeito o equilíbrio do doce, com ácido, as texturas, crocante do caqui e macia conferida pelo abacate, mas talvez colocando pimenta dedo de moça no vinagrete cause um bom efeito...espero q gostem! bjos e bom final de semana!

25 comentários:

Carolina Andrade disse...

Laila, o caqui é uma das minhas frutas prediletas. mas pelo que vio, este da salada é bem firme, o que eu compro é todo molenga.achoq eu nunca comi o chocolate!! Grande beijo

Fer Guimaraes Rosa disse...

Laila, tambem nunca fui fanzoca do caqui, ate aprender com a Alice Waters a fazer saladas com ele. Tem ingrediente que sozinho nao tem a menor graca, mas bem combinado com outros bem papo firmes dah chance de virar um blockbuster. Essa sua salada vai pra minha lista, quando os caquis voltarem no proximo outono. :-* beijo,

Janna Joaninha disse...

ficou linda linda linda! essa salada quem sabe eu até comeria (detesto salada) !!!!

Laurinha disse...

Já eu adoro caqui, do fuyu nem tanto mas do rama forte e do chocolate, adoro. Geladinho, muuuuito bom.

Agora, esta saladinha é tudo de bom! Sabe que nunca comi caqui como ou na salada? Adorei a idéia.
Super fresco, nutritivo, muito bom!

Beijinhos,

Gourmandisebrasil disse...

Tá linda! E as cores?!
Eu comia mto caqui chocolate qdo era criança, mas não compreendia o nome...achava engraçado (não tem sabor de chocolate!!!, pensava). Só depois percebi q tinha este nome em referência as manchas cor de chocolate na polpa....

bjo,
Nina.

Cris disse...

Laila, adorei, pois eu gosto de misturar frutas a uma saladinha e o abacate para mim já virou hábito, só o caqui eu ainda não experimentei salgado. Valeu! Bjs!

Migas disse...

Que linda salada Laila! Eu adoro. Sempre fui apreciadora de dióspiros mas costumo comê-los sozinhos, e daqueles bem molengas. Desde que visito os blogues de culinária, descobri que há até bolos com eles! Esta salada para além de colorida, está com ar de saudável e de coisa booooa!

beijos e bom fim-de-semana!

Ana Canuto disse...

Tá mandando brasa na coalhada né !!!
Bom, tenho todos esses ingredientes em casa. Ganhei abacates do colega de trabalho e caquis do vizinho....Será nossa salada do almoço de sábado. Iupiiiii..
obrigada mais uma vez lindona !!!

Anônimo disse...

Laila, que prato mais lindo!! Só de comer com os olhos já está uma delícia!!!

Odete disse...

Feliz combinacao, alem de linda. Por aqui temos abacates o ano inteiro...mas caqui nao, entao pra provar assim tenho que esperar.
beijo e bom fim de semana.

Vivian disse...

que cores lindas!!! sou fanzoca do caqui, lembro que quando criança tirava do pé, dava uma limpadinha na roupa e mandava ver, muito muito muito bom!!!!

Leila disse...

Laila, confesso que nunca pensei em salda com caqui. O unico caqui que gosto é esse de chocolate. salada anotadissima.
beijinhos

Agdah disse...

Caqui é uma das minhas frutas preferidas. Os daqui não são tão bons quanto os bem molinhos e docinhos que encontro em Salvador.

claudia disse...

Que lindo prato!!!Nunca na vida me lembraria de pôr dióspiro numa salada! Cinco estrelas!!!!

Fabrícia disse...

Laila que maravilha....não sou fãzoca de caqui mas juro que tentarei comer desta maneira.....a estação dos caquis que me aguarde por aqui.
Bjcas.

Ana Prazeres disse...

Adorei esta saladinha, e também gosto imenso de caquis (para nós dióspiros!) Não conheço essas variedades, mas parecem-me bem interessantes, Lailinha...
Beijinhos verdes

Valentina disse...

É uma das minhas frutas preferidas. Esta salada está linda Laila.Gostei muito mesmo.Por aqui só se recebe uma variedade de caqui.

Cláudia disse...

Eu só tinha comido o caqui mais molinho, que acho uma delícia, super suculento. Outro dia, comprei o chocolate, e fiquei viciada. É tudo de bom. Vou tacar na salada também. O abacate também já sou viciada, os dois juntos estão m-a-r-a-v-i-l-h-o-s!

bjs

Quase um Kiwi disse...

Nao resisti Estrelinha, coloquei seu blog na lista dos meus blogs bombacao! hehehe
Bjos!

Filipa disse...

Laila que saladinha colorida! Gosto bastante de dióspiros mas nunca tinha pensado em comê-los assim em salada, sugestão anotadíssima.

Beijinhos

Akemi disse...

Laila, querida, que saudades deste caqui molinho e doce que temos no Brasil! Aqui só temos dessa variedade mais dura que não sou lá muito fã! Mas para esta salada, parece-me perfeita! Está linda, colorida e super apetitosa! Bjs e boa semana!

Nereime disse...

Que linda salada, parece um sol iluminado!!!Amo caqui!!!
bjs

Silvia Arruda disse...

Eu adoro caqui tb e adorei a sugestão da salada.
O colorido da foto ficou lindo!

Goreti disse...

Caqui é uma fruta deliciosa, o meu preferido é o giombo, bem docinho e deuma textura super crocante, se tem na geladeira como direto...e Laila, qdo fiz Peso Ideal, me pasaram a lista das 5 frutas mais calóricas: Banana, Abacate, Uva(pode!!!), Coco e tharam...Caqui. Depois do seu post vou ter que rever os conceitos (hehehehe), fazer umas pesquisas...

Beijos!!!

Elaine disse...

Que coisa mais linda... Gostei da idéia!