quarta-feira, 9 de abril de 2008

desenrolei os "enrollados"

aqui sempre comprovo a teoria de que cada um "...deixa sua marca, um selo pessoal e intransferível..", mudo sempre as receitas né? os autores que me desculpem mas é involuntário...quando vou a cozinha acabo sempre dando pitaco...vi uma receita de uns pãozinhos doces, Enrollados Azucarados, num outro blog espanhol maravilhoso, o Bocados Dulces y Salados, que para sua vez viu num outro(cliquem nele para verem como enrolar a massa de uma linda maneira).

fiz essa linda massa e agreguei o delicioso recheio dos biscoitinhos de maça e tcharammm uma linda trança(ah e moldei como a Lica ensina aqui!)...isso sim é um pão da blogsfera...ehehe

ah só pra deixar bem claro, continuo firme na dieta...esse pão fiz para os meus avós que não aderiram à redução de calorias...mas provei uma fatia bem fininha de manhã e adorei o resultado...ficou levinho, fofo, sem excesso de açúcar...maravilhoso!obs: não sei se gostei tanto pq fazia tempo que não comia doces...eheh

Trança de Maçã
1 trança bonitona(essa é metade da receita original)15g de fermento fresco
60g margarina culinária(ou manteiga)
100 ml de leite
40g de açúcar
gotinhas de baunilha
1 ovo
300 grs de farinha de trigo

Derreter a margarina no microondas e acrescentar o leite. Espere até que atinja cerca de 37°C(temperatura tolerável ao encostar). Desmanche o fermento e misture-o ao leite.

Misture o açúcar, a essência, o ovo e o leite e a farinha(fiz isso na batedeira) até que a massa esteja uniforme. Caso necessite mais farinha agregue com cuidado(eu coloquei mais um punhadinho). Coloquei a massa(que é pegajosa) sobre a bancada e "rasguei" com a palma da mão por uns 3 minutinhos, coisa rápida, mas a receita original nem menciona sova. Cubra com um pano limpo e espere que dobre de volume.

Enfarinhe a bancada, e amasse por uns minutos a massa, abra com um rolo num retãngulo, coloque o recheio já frio, enrole como um rocambole, corte em 2 no sentido do comprimento e enrole as 2 partes, ou modele como preferir. Cubra novamente e espere que dobre de tamanho, completando assim a segunda fermentação.

Pré aqueça o forno a 250ºC por 5 minutos. E coloque o pão para assar o meu demorou 22 minutos, ainda quente pinte-o com manteiga derretida. DEixe esfriar sobre uma grelha e delicie-se!

Recheio:
1 maçã picadinha(retirei parte da casca)
4 colheres (chá) de açúcar granulado fininho
um pouco de suco de limão(usei 1 colh de sopa)
canela em pó a gosto

Misture tudo numa vasilha refratária, cubra com filme plástico bem frouxo e leve ao microondas (500W) por 3 minutos. Misture bem e deixe esfriando.

caso queira fazer bolinhas recheadas com sua massa, veja este post.

Espero que gostem, afinal nem todos precisam de dieta!!!

26 comentários:

Lú! disse...

Oi Laila!
Adorei sua visita lá no blog, e adorei mais ainda o seu cantinho!
Agora passarei sempre por aqui
Bjinhos Lú!
:)

Cláudia disse...

Laila, mesmo quem precisa de dieta, tem direito a um prêmio num fim de semana. Este seria ótimo para mim.

bjs

Su disse...

Dieta? Dieta? A la porra-no vas a saber que significa ,ja ja-. Con tus delicias imposible. Vamos a tener que ir a la playa con traje de buceador...
Besos desde España Laila

Martuxa disse...

Com uma delícia assim é difícil resistir à tentação e manter a dieta! :-)

Bjs

Natércia disse...

Laila que maravilha até dá vontade de comer tudo adorei um beijo. Natércia...

Receitas da Filipa disse...

Laila que delícia de trança, esta última foto está um must! Dá para ver bem como ficou bonita e como deve ser fofinha e saborosa.

Beijinhos

Laurinha disse...

Precisar, preciso, mas vou querer uma fatiazinha pra experimentar, tá!
Tá lindo! E deve ter ficado magnífico! Adorei a apresentação! Bem diferente...

Beijinhos

ĵåииå jōåиïņhå disse...

coisa liiiinda laila!

Dinha disse...

Laila,

Linda esta trança... e adorei o recheio que usou. Abrços.

Juliana disse...

Laila!
A-D-O-R-E-I o teu blog!
Qdo crescer, quero ser como vc!!! hahaha
Mto gostoso o jeito q vc escreve e melhor ainda as receitas ... já copiei algumas e não me contive, ontem na volta do trabalho, já passei no mercado, comprei coisinhas gostosas e reproduzi uma das tuas receitas!!!
Huuuuuuuuuuuuuuuuuum, namorido AMOU!!!
PARABENS, nega!
beijo gde, Juli

Patricia Scarpin disse...

Laila, que fofinho ficou! Amo pães modelados assim.

Marcia disse...

Laila, a trança ficou lindíssima! Esse recheio deve ser tudo de bom... Bjs

Marizé disse...

Que coisa linda que coisa boa!

As suas mãos valem milhões amiga.

Bjs

Odete disse...

Voce eh mesmo prendada. Tambem gosto muito desse blog espanhol.Seu trancado de maca esta um primor.
bjs

laila disse...

de quem eu tenho email resposto por lá ok? quem não vai por aqui msm:

Martuxa, dificil mas emos q conseguir né??

Juliana, que bom q gsotou! fico mto contente com suas palavras...ai me conta e me mostra oq aprontastes..vc nao tem blog não??

bjos

Silvia Arruda disse...

Laila, esta foto chega a ser uma covardia!! hahaha
Doce lindo que, com ctz, deve ser mto saboroso!

cozinha da drica disse...

Laila muito boa receita , a massa realmente na foto parece m,uito boa!!! E a trança ficou linda!!! Bjks

Dani Rollemberg disse...

Amore,
já que vc tá de dieta, manda pra mim que eu como por mim e por vc!
Depois penso na culpa e na dieta...rs
Bjs

iliane disse...

amiga..que linda trança ficou e que sabor não deve tá na sua cozinha....esqueceria qualquer dieta por uma fatia dessa bela trança..parabens ..

Fabrícia disse...

Laila tu me mata desse jeito....fala sério...que maravilha é essa...manda para ca agorinha....
Bjcas.

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Que maravilha.E
é verdade nem todos precisam de dieta e eu sou uma delas...beijinhos doces

Almost Kiwi Boy disse...

Bom, felicidade a gente encontra em qualquer lugar e quando a gente nao espera.
Sinto a sua quando leio os textos, acho que nem muita bola pras receitas, mas adoro o jeito "fofo" que minha Estrelinha escreve.
Muitos bjos!

Nani do Paulo disse...

Eu amo fazer pães, essa sua trança è tão fàcil de fazer e fica tào linda, mais uma receitinha pra eu testar!
Beijos

winnie disse...

essa trança ficou um must (aliás como tu o que fazes).

Valentina disse...

Menina que linda trança e show de recheio.

Flavinha disse...

Gostei de mais, Laila! Mas tenho uma dúvida de iniciante: fermento fresco é aquele biológico de tabletinho? Rsrsss...
beijos