quinta-feira, 12 de junho de 2008

merengando


se tem uma cobertura que eu adoro é merengue italiano, também conhecido como marshmallow. Bem os puritanos irão chiar...eu sie que há a diferença da gelatina dentre "otras cositas"...mas enfim aqui é o famoso marshmallow.

o merengue italiano me amedrontava...era tão misterioso...como um monte aerado, seco, sem brilho tornava-se tão volumoso, brilhante e sedoso?? antes usava a técnica que aprendi na faculdade(como mostrei aqui), é feito com uma calda em ponto de fio que despenca delicadamente nas claras em neve e bate-se, bate-se até cansar de ouvir o som da batedeira... mas agora aprendi(numa embalagem de ácido cítrico) como afzer um BELO merengue...o método é o mesmo mas as proporções mudaram e agora entraram na batedeira um pózinho branco e fedido(ácido cítrico) e a essência de baunilha...vejam só como fazer!!!

1.Coloque 2 xícaras de açúcar numa caçarola e junte 1 xícara de água, deixe ferver até chegar ao ponto de fio fino- a calda não tomou cor(a minha está escura porque usei açúcar cristal sem coservantes nem corantes), as bolhas são uniformes e quando você coloca um garfo na calda e levanta ela escorrega entre os dentes do garfo devagar.2. Enquanto isso bata 3 claras de ovos grandes(eu usei extra-grande) em veve firme, ou seja quando ela começa a "rachar" de tão batida.3. Continue com a batedeira ligada no máximo e vá gradualmente despejando a calda, num fio fino e constante. Quanto mais distante conseguir manter a calda das claras, melhor, pois assim ganharão mais volume.4. Quando a calda acabar e ainda com a batedeira ligada acrescente 1 colh de café de ácido cítrico e 5 gotas de essência de baunilha. Bata até que o bowl da batedeira esfrie. Essa receita rende um montão, cobri uma torta de limão, 6 cupcakes e ainda enchi um pote com capacidade para 1,2L. Vale congelá-lo por até um mês, mas na hora de usá-lo bata bem com a batedeira, para retomar sua textura, não é necessário descongelar.

**update***desculpem...esqueci de mencionar anteriormente...o ácido cítrico acha-se em casas de artigos para confeitaria!!!

22 comentários:

Vivian disse...

hum, adorei o passo a passo. J[a fiz esse creme, mas sem o acido citrico. Alias, aonde eu posso encontrar? Fiquei aqui com agua na boca, amo de paixao esse merengue.

Carla disse...

uauuu não conhecia! Já copiei para fazer. Mas Laila, faço a mesma pergunta da Vivian, como se chama mesmo e onde posso encontrar esse ácido citrico?!

Bjs bom fim-de-semana

Filipa disse...

Também adoro o merengue italiano, adoro mesmo! Não é fácil de fazer mas o resultado vale a pena o esforço que se tem e o seu ficou perfeito!
Falta é a receita dos cupcakes :)

Beijinhos

Elvira disse...

Que lindo, esse merengue! Acho que nunca provei sequer.

Beijos.

Flavinha disse...

Que delícia e que lindos seus bolinhos merengados e delicadamente coloridos!

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Laila, também adoro usar o danadinho pra cobrir bolos - é prático e são tão poucos ingredientes, coisas que sempre temos em casa (não uso o ácido cítrico). Geralmente cubro o bolo com ele, depois faço uns pingos com calda de chocolate e mesclo tudo com um garfo. Todos amam!

ĵåииå jōåиïņhå disse...

eu tbm sou loooouca pelo nosso "marshmallow" !! minha mãe faz um divino, mas eu não me aventurei ainda...

Lú! disse...

Que delíííciaaaaaa!
Deve ser muito bom mesmo, fora que está um mimo!!!!!
Adorei!
Bjbj
:o)

Bia Belliard disse...

uma bela merengue mesmo ! beijinhos

Bia Belliard disse...

uma bela merengue mesmo ! beijinhos

Silvia Arruda disse...

Que fofos...
Ainda mais com granulados coloridos!! :)

Alessander Guerra disse...

E você ainda mostra um resultado desses prá todo mundo cair de queixo?

até
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

Luciana Macêdo disse...

Não conhecia esta receita com ácido cítrico, ela me parece mais fácil de preparar. Anotada.
Bjs!

Mamão com açucar disse...

Muito boa esta receita, anotadíssima!!!!
Fernanda

Marcia disse...

Laila, vc é uma professora de mão cheia! O merengue ficou o máximo... Bjs

"Manjares da Manu" disse...

Gostei da sua sugestão para festas infantis!!!
Parabéns!!!

Bjs.

Manuela Escariz.

monica disse...

O merengue ficou maravilhoso, super fofo e os cupcakes estão lindos.
Beijinhos

Simone Izumi disse...

Que bela visão para os meus olhos lariquentos. Adoro merengue também , aliás sou louca por Nhás Bentas da vidas....
bitocas
si

Donna Dani disse...

Laila que espetáculo!
Eu também conhecia da outra maneira sem o uso do acido cítrico, valeu a dica.
Bjks

Natércia disse...

Laila menina que doce! uma maravilha adorei. Um bjo. Natércia...

Ana disse...

Isto é o que eu chamo da alegria da criançada.

Cris disse...

Oi Laila, esta receita me levou de volta aos meus 13 anos... a mãe de uma amigona minha adorava cozinhar e fazia um merengue assim, é claro que ela me ensinou e eu fiz várias vezes, porque por incrível que pareça minha amiga não tinha jeito nenhum com cozinha e a mãe dela tinha receitas ótimas, eu não saía de lá! Bjs!