segunda-feira, 21 de julho de 2008

merengues porteños, uma pecaminosa visão

as confeitarias de Buenos Aires são fabulosas, por favor quando visitarem esta cidade façam um favor a si próprios e visitem o máximo possível.

lá vocês poderão se fartar de maravilhas como facturas, alfajores, sanduiches de pan d emiga e muitas outras delicias e dentre delas os merengues sempre me chamaram a atenção. são vistosos, pecaminosos...incrivelmente tentadores.

enormes, brancos, crocantes e macios...é indescritível...só provando este sutil doce para saber. parecia-me fácil afinal eram 2 suspiros "colados" com chantilly...bem parecia-me..até que fui faezr...uma receita para o lixo e na segunda tentaiva consegui! suspiros perfeitos unidos por um maravilhoso creme soft baunilhado...quem precisa de mais???

Merengues
para 5 substanciosas unidades

5 claras de ovos grandes
230 grs de açúcar de confeiteiro
250 ml de creme de leite fresco
1 1/2 colh de sopa de açúcar
raspas de baunilha ou essência da mesma

separei as claras, coloquei num pote plástico, tampei e levei ao congelador por 2 dias. Deixei 6 horas na geladeira e elas descongelaram.

Lavei muitissimo bem o bowl da batedeira, sequei melhor ainda e naquele recipiente limpíssimo e verdadeiramente seco depositei as claras. Liguei a batedeira e quando chegaram ao ponto de neve comecei a colocar, colher por colher, o açúcar, polvilhando enquanto a batedeira trabalhava.

Estendi meu silpat(quem não dispuser use um papel manteiga sobre uma assadeira), coloquei o merengue batido numa manga de conefeiteiro e fiz 10 círculos de massa(é importante que você posicione o bico e faça uma pressa uniforme, sem mover a manga do lugar, assim o suspiro não ficará com espaços vazios que podem ocorrer caso você faça um espiral), deixe espaço de uns 4 cm entre eles.

Coloque a assadeira num forno pré aquecido por 10 minutos a 180°C. Deixe o forno no minimo possível, consegui deixar a 150°, mas caso não tenha essa temepratura deixe a porta entre aberta, mas cuidado com correntes de ar. Deverão ficar cerca de 1 hora, até que fiquem bem sequinhos, levemente corados(bem leve mesmo). Espere esfriar e manusei-os com cuidado.

Agora que tens os suspiros, bata o creme de leite fresco gelado com o açúcar a baunilha até que fique fofo, em ponto chantilly. Coloque 2 colh de sopa sob uma base de suspiro e una com outro supiro, eu polvilhei com açúcar impalpável para dar uma graça...

Vou confessar receitas como esta onde alista de ingredienes é pequenina e o modo de preparo tem mil segredos me assustam, mas vale a pena!!é sensacional!!! espero que gostem!!!beijos

21 comentários:

Leila disse...

Eu fazia muito merenguinhos mas iguais aos teus nunca fiz. Comi um parecido, também era recheado mas coberto com uma calda de chocolate por fora mas foi em Paris e realmente era muito bom. Nao sei se consigo fazer tao bonito como os seus.

Agora os alfajores sao os meus preferidos.

beijinhos

Marizé disse...

Laila, isso é escandalosamente apetitoso!

Bj

Letícia disse...

Laila, que maldade é essa??? Estou aqui salivando, isso é pesadela prá quem está tentando pegar leve com o açúcar. Ficaram lindos.
Bjos.

Júlia Nascimento disse...

Sempre gostei de suspiros,mas estes estao especialmente tentadores!!!Parabens estao lindos.
beijinhos

Aline Neme disse...

Laila... vc é má... muito má mesmo!!!!

Postar essas loucuras... afff... cheguei a supirar por aqui!!!

Bjundas

uai sô! disse...

existem receitas que me assustam também, mas a vontade de chegar em casa e tentar é imensa. é tão engraçado, quando são mais cheias de detalhes é que dá aquele comichão de fazer, né.
achei linduuuus seus merengues, Laila.

Patricia Scarpin disse...

Ficaram bem bonitos - preciso criar coragem e fazer suspiro de novo!

Emília disse...

Que lindos!!! São pecaminosos mesmo! rss Que delicia!! Beijinhos

Filipa disse...

Laila, essa visão é de facto muito pecaminosa! Esses suspiros estão absolutamente tentadores!
À primeira pode não ter dado resultado mas ainda bem que tentou uma segunda vez pois eles ficaram lindos.

Beijinhos

p.s. quando puder passe no meu blog pois tenho lá um mimo para si

Ziza disse...

Laila,
Também tenho medo de receitas assim, mas tu deixou tão explicadinho que estou pensando em fazer...

Letrícia disse...

Laila, que tentadores, esses seus merengues. Lindíssimos.

Natércia Ramalho disse...

Laila que maravilha como sempre só tu sabes. Um bjo Natércia...

Marcia disse...

Laila, delícia...mas vou deixar o pecado lá bem mais pra baixo do equador... quando for a B.A. eu cometo. bjs

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Laila, pecaminosa é esta sua foto viu!!!! Fiquei com água na boca.
bjks e uma linda semana para você.
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Fabrícia disse...

Encheu meus olhos e a boca ficou cheia d´água....
Bjs.

Gourmandisebrasil disse...

HUM! Este domingo fiz pavlova - bem parecido com o seu doce!
bjo,
Nina.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Laila...Ficaram INCRIVEIS!!!!
Confesso que nunca fiquei satisfeita com o resultado dos meus merengues, mas sua receita tá tão explicadinhs que dá até vontade de tentar de novo!
Beijos
Otavia

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Isso é a visão do paraíso!!!
Bjs

carmencita disse...

Melhor que isso, só se estivesse aquí na minha frente essa perdição!!!Parabéns!!Bjss

Beatriz Belliard disse...

hmmm babei, eu aqui de ferias e a sua cozinha a todo vapor ! bjs

PimientayChocolate disse...

Hola Laila, son un manjar del cielo, los como rellenos con dulce de leche,nunca lo he hecho, tengo un poco de miedo al merengue, pero hay que aventurarse y probar, los tuyos te quedaron como de confiteria, un beso, daniela