terça-feira, 1 de julho de 2008

o dueto de chorizos e lentilhas

eu particularmente prefiro os sabores mais "limpos", muitas mesclas, ingredientes por demais me deixam receosas(salvo as comidas asiáticas que com rara perfeição unem sabores especiais). e quando dispomos de ingredientes maravilhosos o pouco é fundamental para a exaltação. e foi o que tentei fazer com este chorizo colorado que eu tinha.

com as noitadas frias que estão presentes nestes últimos dias, pratos mais substanciosos tomam conta do cardápio. fiz uso do chorizo(embutido que é curado, apesar de vermelho não picante, é muito saboroso).

piquei 3 dentes de alho e deixei-os corar em azeite. Quando tomaram cor juntei 1 cebola picada e uma folha de louro. Estes amoleceram e rodelas não muito finas de chorizo colorado(130 grs) juntaram à caçarola. Quando tingiram o azeite juntei 250 grs de lentilhas( que anteriormente haviam tomado um susto de água fervente por 7 minutos).

Tampei e em fogo baixíssimo até amolecer as lentilhas. Temperei com grãos de sal grosso e uma pitada de paprica picante. Os poucos sabores uniram e confortaram a família com poucos integrantes.obs1: n falta e chorizos a calabreza fininha, funciona bem mas é muitooo diferente o sabor.

obs2: estes chorizos não foram comprados aqui, mas nos Empórios bacanas de São Paulo, acha-se, na verdade já encontrei no Sta Luzia.

9 comentários:

Dani Bros disse...

Oi Laila, que maravilha essa Sampa encontra-se tudo e é disso que sinto falta por aqui, no Rio da para comprar muitas variedades, mas nada se compara a sua terrinha.
Agora aqui, tenho que pirar o cabeção mesmo é com a tal da puba rsrsssrsssr
Lembrei de uma viagem depois te conto
Bjks

Laurinha disse...

Lentilhas com linquiça calabresa ou paio sempre tem em casa, agora, chorizo, ah esta não conheço, fiquei com vontade! Vou sapear!
Beijinhos

Filipa disse...

Ainda no outro dia fiz um prato semelhante a este, acho que a única diferença foi mesmo do chouriço espanhol para o português e a combinação das lentilhas com o chouriço é deliciosa.

beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Ola só, preparei um risoto com lentilha e linguiça calabresa,é verdade o sabor é diferente mas a idéia de unir embutidos com lentilha funciona que é uma delícia.
Bjs!

Leila disse...

na revista delicious deste mes tem uma salada muito gostosa de chorizo com lentilhas. para mim, perfeito.
beijinhos

Fabi disse...

Laila, estava mesmo com saudade do seu cantinho! Eu também não sou chegada a misturar muitos ingredientes ou temperar demais as coisas... e também sou fã de comida asiática. Este seu prato deve ter ficado maravilhoso, parabéns. Beijos!

Natércia Ramalho disse...

Menina que maravilha adorei. Um bjo. Natércia...

Silvia Arruda disse...

Eu adoro lentilhas e acho que elas combinam com vários ingredientes.
Este chorizo "colorado" também não conheço; parece um salame! hehe

Júlia Nascimento disse...

Laila,se reparar no meu blog tenho uma foto(muito mal tirada por certo!!)de um prato chamado "Potaje",pois aqui na españa o choriço com um grao(lentilha no caso) e abobora,batata doce ,batata ,....enfim o que tiver na roda vai pra panela e se come diariamente como nosso arroz com feijao!!Eu adoro esta combinaçao do pimentao do choriço com a textura da lentilha!!Prova colocar uma batata doce da proxima vez,dá um toque levemente adocicado maravilhoso!!!
Beijinhos