sábado, 30 de agosto de 2008

outra versão de beterraba...agora em massa


não sou um dos amantes fervorosos por pastas, muito menos daquelas cheias de molho.

uma boa pasta, pra me conquistar, tem que ser simples; quero ver a massa, e massa amarelinha, com ovos caipiras e gordos; sabores simples, mas maravilhosamente elegantes.

sim, sou admiradora da cozinha italiana, sonho o dia em que puder recorrer cada vilarejo, assistindo a paixão de um povo pela comida. mas por favor só não não banhe meus tortellis em molho(se o fizer não em mostre, vai?) afinal de que adiantaria o cuidado em dobrá-los tão formosamente se vais fazê-los boiar?

essa é mais uma participação pro reinado da Beterraba, talvez seja soberbo comer um prato estilo "vovô camponês italiano" no entanto ficariam charmosíssimos como primeiro prato de um jantar.

Tortellis de Beterraba com Manteiga Temperada e Pinholes

massa:
200 grs de farinha de trigo
1 colh de sopa de azeite de oliva
3 gemas de ovos(se possivel caipiras orgânicos)
sal

Mescle as gemas com o azeite.
Faça uma coroa com a farinha, no meio despeje as gemas e uma pitada generosa de sal, una a massa.
Caso necessite, acrescente um pouquinho de água só para ligar a massa.
Sove por 5 minutos, cubra com um prato e deixe repousar por 1 hora antes de abrir(se você não tiver a máquina de abrir macarrão, vale sovar a massa por mais 5 minutos).

recheio:
200 grs de beterraba
80 grs queijo cremoso(philadélphia)
1 colh de sopa de salsinah picada
sal e pimenta do reino a gosto

Descasque a beterraba, corte-a em cubinhos pequenos.
Junte 50 ml de água e leve ao microondas por 5 minutos em potencia média(ou cozinhe como preferir). Deixei esfriar, pique em menorzinhos pedaços, escorra o escesso de água e junte o queijo, salsa e o sal e pimenta.

montagem:
abra a massa ou com um cilindro ou com um rolo, tente deixar com cerca de 3 mm de espessura, de modo que você veja a sombra do outro lado.

Corte quadrados de cerca de 5 cm ou ainda círculos. Corte toda a massa, mas tenha o cuidado de ir empilhando os quadrados, polvilhando farinha de trigo entre eles e deixe sempre a pilha coberta com um pano.

Quando estiver com toda a massa cortada, espalhe 4-6 na bancada enfarinhada, coloque uma colher de chá do recheio, umedeça as bordas e dobre formando triângulos, vede as laterais.


Agora leve o maior lado do triângulo em direção a ponta oposta. Umedeça as abas e pressione-as formando os chapéuzinhos.


Vá dispondo os tortellis em formas enfarinhadas e dexe secar por 1 hora descobertos.

molho de manteiga:
50 grs de manteiga com sal
1/2 colh de sopa de azeite
20 grs de pinholes
1 pitada de cominho
1 pitada de pimenta do reino
1 colh de chá de sementes de mostarda escura

Derreta a manteiga com o azeite em fogo baixo, agregue os temperos e os pinholes. Cozinhe até que os perfumes tenahm se misturado(uns 2 minutos).

Cozimento:
Cozinhe os tortellis em água abundante com sal, sem óleo.
A água deverá estar em ebulição, coloque 1/3 da quantia, cozinhe-os por cerca de 3 minutos, depois de emerhgir deixe-os mais 30 segundos. Vá retirando com uam escumadeira e colocando num escorredor. Repita o processo até cozinhar todos.

Aqueça a manteiga, junte os tortellis e deixe 1 minuto.

Sirva imediatamente!! parecem orquídeas nessa foto ou é coisa de mãe babona???

30 comentários:

david santos disse...

Olá, Laila!
Grande menu e muito boa comida.
Parabéns.

BETO disse...

Que paciência e que resultado maravilhoso. Me deu vontade de provar. Abraços.

Renata Barreto disse...

Laila querida, tenho 2 coisas para te dizer:
1) admiro muito quem consegue fazer massa... eu ainda não evoluí a esse ponto, mas meu molhos são bem gostosos... rs
2) vc está brilhando nessa quinzena, achei que nada mais podia ser melhor (e mais lindo!) que os cupcakes... e vc continua surpreendendo...

bjssss

Laurinha disse...

Fiquei curiosa com este recheio....!
E que lindos seus tortelli!!!
Vc abriu bem fininho, devem ter ficado super leves!
Muito chique sua sugestão!
Beijinhos

Claudia Lima disse...

Laila ficaram fantásticos! Parecem uma orquídea sim.
Deve dar bastante trabalho, mas deve valer a pena!
Amei!
Bjs :)

disse...

Hummm...amei seus tortellis, estão lindos, e com certeza cheios de sabor!!!
Quanto aos molhos, não dispenso(na maioria das vezes o de tomate, simples!)...hihihi...mais não vale boiaaar!!!!
Semana passada minha tia fez um raviolli recheado com abóbora, apenas salteou na manteiga clarificada com sálvia(ficou divino La!!!)...acho que esse vc tbém iria gostar!
hihihihi
Bjocas prô cê!!!
:O)

Unknown disse...

Ah! Ah! Ah!

gralhas engraçadas e esta é uma delas!

"Cobrir com um parto"!!!

:)

Lina Jehle disse...

Então vc também foi contaminada pela magia da massa artesanal ??!?! rsrsrsr
Aquela q postei foram c/ ovos caipiras !! Acho q esqueci de te dizer que a "dona da Roça" cria galinha e patos !! rsrsrsrs
Hj farei seus biscoitinhos c/ lavanda, meu pai trouxe de Taubaté pq aqui não tem!!
Vou mostrar pra "dona da Roça" tortellis para fazermos pois ela virou sua fã de tão apixonada que ficou pelo "inho", pela combinação!
Parabéns, querida!!
bjs

Téia disse...

Laila querida, que receita delicada e inusitada. Está linda de morrer. Grandes participações na quinzena. Beijoca.

Leila disse...

que lindos Laila.

esse mes nao consegui participar a tempo. que penas.

beijinhos

Cris disse...

Parecem orquideas sim... lindas e com seu jeitinho tão explicativo parece fácil. Também sonho percorrer vilas italianas e morar uma semana com uma família bem tradicional... Bjs!

Michelle Carnaúba (Cherry) disse...

Oi Laila!
Amei as duas sugestões com a beterraba: os cupcakes e os tortellis... uso essa hortaliça tão pouco... minha criatividade com a beterraba não vai além de uma salada... acho que dou pouco valor e vejo, agora, duas ótimas opções para se utilizar essa raiz! Adorei as receitas!!!
Um grande beijo!

Silvinha disse...

Laila, seus tortelonis ficaram lindos! Tb não gosto de "sopa", mas adoro um bom molho, especialmente branco.

Estou louca por uma maquina de fazer pasta!

Beijos e boa semana p/ vc!

Valentina disse...

Ai mais que show esta receita. Gostei muito deste passo a passo de como enrolar os danados. e a receita do molho me pegou de surpresa pois achei bem inusitado ver o cominho aqui. Deve ter dado um toque bem contrastante.e os pinoles ..fiquei a imaginar o sabor de verdade. Bela homenagem à rainha da vez.

Sylvia disse...

Pua nunca usei beterraba , como recheio de massa , sim com a massa , que fica muito bonita tambpem. Vou por em pratica essa receita
Bijos

Isabel (pipoka) disse...

Desde que vi no blog da Agdá uns ravioli com beterraba que ando com imensa vontade de usá-la como recheio de massa, agora ainda estou com mais vontade! Os tortelli estão lindos.

bjs

Dani Bros disse...

Que lindos Laila!!!
Já fiz a minha receita mas quando pintar um tempinho postarei no reinado.
Bjks

Emília disse...

Laila, ficaram lindos e chiques! E sem molho mesmo, para não tampar essa delicadeza toda!! Adorei! Beijinhos

Eli disse...

Que original! Adorei!

Nani disse...

Parecem orquideas mesmo, alias elas tem uma ótima apresentação!
Beijos

Larissa disse...

Laila, eu estou sofrendo com o Rei da vez pq eu não como beterraba de forma alguma! Quando era pequena, uns 3 anos, minha comida favorita era jiló. Eu comia qualquer coisa que minha mãe colocasse no prato, mas nunca consegui gostar da beterraba. Ela forçava uma barra, mas não adiantou. :-( E eu amo massa, fiquei tentada pela beleza do prato!

Silvia Arruda disse...

Laila, vc é muito chiquérrima!! Que receita maravilhosa!!

A massa ficou linda. Parece mesmo uma orquídea, uma das flores mais belas do mundo... :)

Luciana Macêdo disse...

Que capricho, uma delícia de massa leve e recheio original. Parabéns pela participação.
Bjs!

carmencita disse...

Parabéns ficaram lindos e apetitosos, e esse molho de manteiga deve ser delicioso, deu vontade de experimentar.Bjss

Glau disse...

Meu Deus, que lindos! Você é o máximo mesmo! cada receita de tirar o chapéu! Parabéns!

Bjos, Glau

Fabi disse...

Laila, você tinha arrasado nos cupcakes, mas agora se superou!! Massa linda e criativa. Eu já adoro massas, com muito ou pouco molho!! Parabéns!!!

Goreti disse...

Não diria m~e babona, mas sim mãe muito orgulhosa, pois tem motivo pra isso. Adorei a idéia!!!

Fabrícia disse...

Laila que perfeicao ...parabéns mais uma vez.
Bjs.

Ana Canuto disse...

Você não imagina a rapidez e habilidade que minha avó tinha pra fazer esses pacotinhos....saudade.
Beijos.

Nysa disse...

que trabalhao, mas de certeza que valeu a pena. ficaram lindos, muitos parabéns!