domingo, 10 de agosto de 2008

pérolas roxas e o desafio


jabuticabas, é difícil descrever essa frutinha...elas q nascem coladas ao tronco da árvore, são redondinhas tão roxas que assumem quase um tom negro, depois que "quebrar" acasquinah que a protege você se depara comuma polpa esbranguiçada, molinha e doce, bem doce...e como é gosto ficar em baixo de uma jabuticabeira...

e é com esse fruto que participo do desafio da Fer do blog Sabor, este mês a tarefa é fazer uma geléia, quis preparar esta pois essa fruta está aparecendo já nas feiras e mercados, tingindo camisetas e a boca dos mais gulosos...escolha você também um sabor e entre na bricadeira!!

a receita tirei deste vídeo no youtube, o vídeo é super bacana, te mostra o ponto exato da geléia, para quem for preparar essa receita eu aconselho que assista-o também! a receita não tem medidas e sim proporção, faça de acordo com o número de jabuticabas que encontrar!

Geléia de Jabuticaba

jabuticabas lavadas
açúcar cristal
água

Ponha as frutinhas numa panela e com os punhos cerrados, esmague-as(a sensação é deliciosa). Cubra as jabuticabas com água e leve ao fogo alto e ferva até que o suco fique escuro e reduza levemente, o suficiente para pingar da colher(cerca de 20 min).

Use uma peneira de metal para coar tudo(eu esmaguei bem as sementes e cascas).

Coloque o suco num recipiente transparente e marque a altura do suco, use uma fita para isso. Volte o suco para a panela e encha o mesmo volume do recipiente, antes repleto pelo suco, com açúcar cristal. Mescle o açúcar ao suco na panela e volte ao fogo para ferver. Você deverá mexer ocasionalemnte sua geléia, que deverá ferver em fogo baixo até que engrosse e pingu lentamente da colher(veja o vídeo). Acredite quando quente é bem líquido mas após 2 dias você terá uma geleái bem consistente.

Encha vidros esterelizados e tampe ainda quente(cuidado para não se queimar igual eu fiz). Espere os 2 dias e se delicie com esta geléia!!!

16 comentários:

Odete disse...

Menina que danada de prendada eh voce. Me bateu um desejo por essa geleia de jabuticaba.
Beijo

Panela de Barro disse...

Adoro jabuticaba!
Pena que não vi esse post antes, comprei uma geléia de jabuticaba tão cara!! E, com certeza, não deve nem chegar aos pés da sua.

Já tá na minha lista.
Bjos

Isabel Salvador disse...

que rica geleia amiga,jinhos

Unknown disse...

nunca comi jabuticaba, nem sei como é a fruta, mas que deu vontade de experimentar lá isso deu!

Marcia disse...

Laila, tambe´m fiquei aguada para comer jaboticaba e sua geléia.
Perdi o rei Macaxeira... fica para o próximo.
bj

Natércia Ramalho disse...

Laila que maravilha!Adorei um bjo Natércia...

Dani Bros disse...

Bacanérrimo!!!
Vou procurar se tem aqui.
Bjks

Filipa disse...

Nem faço ideia de como é uma jabuticaba mas a geleia está com uma cor e consistência fantásticas. Se pudesse metia a colher no frasquinho :)

beijinhos

Ziza disse...

Aqui na minha região, jabuticaba é um fruta de quintal. Há muito pouco tempo que ela começou a ser vendida pelos mercados mais espertos. Fui comê-la pela primeira vez há dois ou três anos. Apaixonei-me, mas sempre a comi in natura e nunca fiz uma receita que a utilizasse. Boa pedida!

Fabi disse...

Adoooro uma geleinha... Essa de jabuticabas está fantástica! Beijos!

Nani disse...

Nossa eu tenho paixão por jabuticaba!A géleia deve ser ótima!
Beijos

Cris disse...

Ah adoro jabuticabas!!! Hum Laila, e tem que esperar dois dias para se deliciar? bjs!

Mari Rezende disse...

Nossa, Laila... À medida que fui lendo o post a minha boca foi enchendo de água... Que maravilha!
Pra mim é a melhor época do ano: época de jabuticaba!
Beijinhos

Sabrina disse...

Laila,
Adoro jabuticaba e essa geléia deve ser muito boa. Achei o máximo o video tbém, bem explicativo.
Também quero participar do desafio, estou a procura de receita...
Beijos

Simone Izumi disse...

Eu amo jabuticaba,mas o único problema é que nunca consigo testar uma receita de geléia pq sempre acabo comendo tudo.

O meu tio tem uma jabuticabeira e vou perguntar se já é época...aí quem sabe, se munida de toneladas me restam algumas para fazer a belezura!!!rs
Bitoca

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Ai que linda sua participação...amei...só respondi hoje porque estava com um problema na net aqui em casa, mas foi tudo arrumado hoje depois de um longo período e agora até colocar tudo em dia vai tempo...risos.
Amei a geléia, bem diferente...fim do mês coloco tudo lá no blog.
Beijos