quarta-feira, 6 de agosto de 2008

a rainha Macaxeira gratinou!


o reinado de uma querida está chegando ao fim... a Macaxeira deixará seu posto dia 8 de agosto!!

um ingrediente tão versátil e saboroso, desta vez quis ser mais simplista e fiz de uma maneira que ainda não havia provado...gratinadas! nem preciso dizer que adorei né?

Gratin de Macaxeira e Alho Poró
baseada nesta receita
6 porções

450 grs de macaxeira(mandioca, aipim) sem casca
100 grs de alho poró, em fatias finas
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva
3/4 xíc de creme de leite fresco(caso não tenha use leite gordo)
queijo para polvilhar(opcional, eu usei parmesão)

Coloque a mandioca em água fervente e cozinhe, atenção ela deve estar ainda firme.

Pré aqueça o forno a 180°C. Forre 6 formas de muffins com tiras de papel manteiga(como não tinha papel manteiga optei por faezr em ramequins e servir lá mesmo.

Corte a mandioca ao meio, tire o fiapo central e corte-a em lâminas finas. Junte ao alho poró, tempere com sal, pimenta, um fio de azeite e então incorpore o creme de leite. Com a mão coloque a mandioca nas formas e então distribua o creme restante sobre elas. Polvilhe o queijo.

Leve ao forno, aumente a temperatura para 250° e deixe aproximadamente 30 minutos ou até que dourem.

Essa é uma receita bem gostosa e pode ser feita ainda com batatas(não é necessário cozinha-las), inhame, cará, batata doce e qualquer outro tubérculo que imaginar!

21 comentários:

Dani Bros disse...

Oiiii voltei atona. Adorei essa idéia de gratinar, ainda vou participar amanhã mesmo farei a minha macaxeira afinal aqui é a terra das que desmancham.
Bjks procê

Luciana Macêdo disse...

Uma rainha mesmo esta macaxeira, marca sua presençanos mais diferentes pratos. Uma deliciosa participação.
Bjs!

Filipa disse...

Tenho a certeza que assim como você, eu também iria adorar. Vou tomar nota para experimentar. Óptima participação sua!

beijinhos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Como amo macaxeira e mais ainda alho-poró, anotei rapidinho a receita.
Em breve, quando a dieta permitir, vou provar.
Bjs

Rose Oliveira disse...

sabe Laila, sou fã de carteirinha de aipim, frita, cozida só com manteiga por cima, gratinada...e de inhame tb. Esse gratinado ficou ótimo.
Bjs

Leila disse...

Guria, ainda bem que tu me lembrastes. preciso postar minha receita sem falta até amanha.

mandioca é bom demais nao é?
gratinada é muito bom.
beijinhos

cozinha da drica disse...

Liala , maravilhosa receita , eu uso bastante alho-poró , acho muito saboroso! Bjks

PimientayChocolate disse...

hola Laila! nunca he probado mandioca gratinada, ahora al leer esta receta guaau que estupenda idea y debe quedar deliciosa,seguro que la hare pronto, un beso, daniela

Fabi disse...

Hummm... Adorei a sua versão da macaxeira. Criativa como sempre! Estou aqui matutando o que farei... Sempre de última hora... Amanhã sai algo!!!! Beijos!

Fabrícia disse...

Nossa...acho que dormi no ponto. Preciso ficar mais espertinha para a próxima ...
Bjcas e adorei o gratin.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Laila, que delíííícia!! Tem cara de que ficou incrível!Parabéns...
Beijos
Otavia

Nani disse...

Nossa Laila quanta coisa gostosa aconteceu nessa cozinha enquanto eu estava de férias, adorei tudo que vi por aqui ( como sempre né?! rs).
Beijos

Camila Marinho disse...

Laila, essa receitinha é show mesmo viu?? E muito fácil de fazer!!! Fiz uma receitinha sua que ficou espetacular, o bolo invertido de abacaxi! Sucesso total. bjs

Mari Rezende disse...

Laila, eu amo mandioca, mas nunca havia pensado em gratiná-la... Só faço assim com a batata e a couve-flor! Deve ficar uma delícia...
Beijinhos

Simone Izumi disse...

que delícia! adoro mandioca...
e estou apertando o passo aqui para ver se consigo fazer algo ainda hoje para o colher!
bitocas

Alessander Guerra disse...

Macaxeira, alho-poró e gratinado - três combinações que ficam boas demais!

bjs
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

valentina disse...

Laila, voce é danada. Amei esta variação. E a forma de servir também.

carmencita disse...

Que delícia deve ter ficado, uma combinação tentadora;Alho,poro,mandioca, creme.Tenho que experimentar.Bjss

Silvinha disse...

Laila, eu sempre torci o nariz para a palavra macaxeira pq me parecia ser algum prato muuuuito estranho. Apenas agora fui descobrir que é aipim, mandioca!!! :D

Otima idéia o gratinado!

Beijos

Heidi disse...

Laila, excelente participação. Adorei a forma desta mandioca, gratinar foi uma ótima dica. Abraços.

Roberta AR disse...

Adorei misturar alho poró com mandioca. Ficou uma delícia.