domingo, 20 de maio de 2007

bolo molhadinho de milho

e mais uma tentativa frustrada de estreinar no Colher de Tacho...sempre acabo chegando atrasada...mas enfim, o bolinhos foi feito e ficou muito melhor do que eu esperava...fiz duas versões, um bolo grande numa forma com buraco central e 5 minis em forminhas de muffins e esses recebram uma farofinha antes de assar, um contraste interessante.

a receita foi uma adaptação de uma encontrada num caderno da tia- aliás nessa busca encontrei um livrinho de receitas da abimilho(Associação Brasileira de Industrias de Milho) com 27 receitas só do amarelão...disponíveis na internet, muito bom!
o resultado das instruções abaixo foi um bolo realmente amarelo, macio, leve e com muito gosto de milho...mas o meu não cresceu muito, viu?acredito q todos devem ter umas receitas clássicas como bolo de milho e acho q encontrei a minha receitinha...

Bolo molhadinho de Milho

3 ovos grandes
1/2 xíc de óleo
1 lata de milho em conserva, sem a aguinha ou 2 espigas de milho
1 1/2 xíc de leite
1 1/2 xíc de açúcar
1 xíc de farinha de trigo
1 xíc de polentina(flocos de milho pré cozidos)
1 colh de sopa de fermento em pó


Untar com manteiga, uma forma com furo central e polvilhar açúcar.
Aquecer o forno em temperatura alta.
No liquidificador, bater os ovos, óleo, os grãos de milho, e o leite.


Numa tigela, peneirar e misturar o açúcar, a farinha, a poletina e o fermento. Fazer um buraco ao centro e agregar a mistura de líquidos. Misturar bem, com uma colher de pau. Colocar a massa na forma e lever ao forno, seu bolo estará prontinho depois de assar por 12 minutos em forno alto e mais 18 em forno médio.
ah e se quiser fazer a crostinha que fiz nos mini bolinhos é só preparar uma farofinha com polentina, manteiga em cubos, um trisco de açúcar e uma ou duas colheres de queijo parmesão e colocar antes de assar os bolinhos.

Coma o amerelão!

4 comentários:

Elvira disse...

Parece divinal, esse bolo! :-)

Patricia Scarpin disse...

Bolo de milho é sempre bem-vindo - que delícia, Laila!

Cláudia A. disse...

Ai Laila, que delícia de bolo! Amei a dica da farofinha com polentina.

laila radice disse...

elvira, eu realmente gostei desse bolinho...q ñao aguentou mais que um dia na mesa, acabou tudinnn

patricia, tbm acho e na verdade nunca tinha feito...gostei por demais!

claudia, eu gostei com a farofinha mas nao ficou crocante tanto quanto eu queria, acho q eh pq meu forno nao tem queimador em cima, talvez com um dourador fique bem crocante!

bjos a tds