terça-feira, 12 de junho de 2007

1 peixe = 2 refeições

a linda garoupa assada teve filhinho!
com a carne que sobrou resolvi reproduzir a receita mais adorada, pela família, de bacalhau. Esse é o jeito que a Beatriz faz quase todo o ano o bacalhau de Páscoa, nesse ano ela fez um mais contemporâneo com mandioquinha e batata doce(ainda prefiro a versão que eu fiz, porque pra mim bacalhau tem que ter gosto de azeite bacalhau e batata e quase mais nada, mas isso é assunto pra outro post).

se você tiver bacalhau faça e experimente, vale a pena, mas a versão com garoupa deu super certo também!

Garoupa gratinada
para 4 esfomeados

Não tem medidas exatas( coloquei entre parênteses a medida aproximada), desfia-se carne de peixe branco e firme(se for bacalhau, este deverá estar dessalgado e cozido).

Forre o fundo de uma panela com azeite de oliva, espere esquentar e coloque cebola em rodelas(1 cebola média). Deixe que ela fique transparente, agregue então alho picadinho(4 dentes, é bastante mesmo), espere ele cozinhar sem dourar. Coloque então a carne do peixe desfiada(400g), batata cozida em pedaços(250g). Jogue um pouco de vinho branco na panela e abafe para desmanchar um pouco a batata, mas é gostoso alguns pedaços inteiros. Não deverá secar totalmente, queremos algo cremoso. Veja se o sabor do azeite é perceptível, caso necessário acrescente mais um fiozinho.

Ajuste o sal, caso necessário, coloque bastante salsinha picada, azeitonas pretas e pimenta do reino recém moída.

Umedeça fatias de pão de forma com leite e forre o fundo e as laterais de um refratário ou ramequins. Despeje a massa de peixe e cubra com molho bechamel(molhinho branco, manteiga+farinha de trigo+leite, cozinha-se até perder o gosto de farinha, tempera-se com sal e noz moscada).

Leve ao forno para gratinar, é um espetáculo, a crostinha de pão torradinha por fora, o cremoso de dentro! Sirva purinho com um bom vinho verde levemente gelado ou um tinto jovem.

Antes de ir ao forno, rendeu esse refratário para 4 pessoas e uma porção individual.

6 comentários:

Cláudia A. disse...

Que perdição. Amei Laila.

Flor de Sal disse...

É isso ai!!!! No aproveitar é que está o ganho!!!!

Elaine disse...

Olá Laila, vim retribuir sua visita... Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho. Sinta-se a vontade para voltar sempre, será muito bem vinda!

Fiquei de olho nos muffins de espinafre. Ficaram com uma "cara" ótima... ((risos))

Um abraço!

laila radice disse...

Claudia:que bom que gostou!

Flor: falou tudo, além de não desperdiçar comida oq é muito feio, ganhei uma janta deliciosa!

Elaine: vontarei sim, tanto que já até link seu catinho ao meu! e olha que os muffins voce pode fazer neh!

bjos

Beatriz Belliard disse...

me parece divino este prato, miamiam ! bjs

laila radice disse...

ficou muito bom, mas com bacalhau sim fica divino! bjos