trata-se de uma espécie de omelete com vegetais e temperinhos, a mais clássica é de batatas com pimentão vermelho, em casa a mais executada é de batatas, sem disfarces, mas hoje resolvi fazer uma diferentinha, fiz de ervilha torta com cebola, adorei! ficou suave, mas sabe a câmera continua brigada comigo e não quer funcionar, então pra apresentar as tortillas recorri ao gettyimages.
vou passar uma receita básica, mas sintam-se a vontade para adequar a receita a sua despensa.
Tortilla de papas
Tortilla de papas
principal para 2 ou acompanhamento para 4 famintos.

4 ovos
azeite de oliva + um choro de óleo para não queimar o azeite
50 ml de leite
sal
ervas(alecrim, salsa, tomilho, manjericão)
pimenta do reino
fermento em pó
Descasque as batatas e corte-as em cubos. Numa frigideira coloque uma boa quantia de azeite com óleo e frite as batatas, ate dourarem bem. Enquanto isso, bata os ovos com o leite, as ervas picadas, sal, pimenta e uma pitadinha de fermento.
Tire as batatas do óleo e deixe-as liberarem a gordura excedente num papel toalha. Salgue com prudencia.
Esquente bem uma frigideira grossa, não muito larga e com +/-5 cm de altura, unte com azeite. Deite metade da mistura de ovos na frigideira, as batatas douradas e o restante dos ovos. Deixe cozinhando em fogo baixo, tampada, até que esteja bem firme, uns 10-12 minutos, com ajuda de um prato vire-a e volte para a frigideira, com o lado cru virado para baixo, tampe novamente e cozinhe por 5 minutos.
Há quem faça com as batatas cozinhas, mas assim é tão mais saboroso, mas pra quem abole a fritura faça com batatinhas sautée, mas a base sempre é a mesma a misturinha de ovos com um refogadinho, esse ai da foto deve ter fritado primeiro uma linguiça defumado, reservado e despois incorporado junto às batatas.

E as tortillas são comidas na versão pinchos(os petiscos característicos da Espanha) eles cortam em cubinhos a tortilla e esptam um palitinho e beliscam enquanto tomam uma sangria, ai que delicia!! espero que gostem!
14 comentários:
Oi Laila,
Adorei suas idéias. E adoro tortillas. Inté
Laila, adorei esta receita, acho que vou fazer para o café da manhã deste finde. Depois te conto! E fui conferir a receita do alfajor, realmente, aquele deve ser o mais conhecido aqui. Mas fiquei curiosa com os outros que você mencionou, vão para o blog ou não vão? :-) Bjs!
Eu amo aquela bem simples de batata, servida fria com o café da manhã! :-)
Eu amo a tortilla de batatas! Faco sempre, porque so ela eh uma refeicao. Um beijo, Laila! :-)
hum k maravilhoso aspecto!!
Bjitos.Gostei do seu blog.
Já cheguei em casa moída depois do trabalho e recorri a este prato. Mas qdo fazia ele sonolenta e cansada ficava feinho e à vezes rasgava.
acho que para ficar bonito não pode ter pressa. rsrsrs, bjo, Nina.
Minha avó espanhola fazia isso para os netos. Deu saudades.
Gosto muito de tortilha também...mas é daquelas coisas que já não como à muitos anos! Esta receita deu-me vontade de a fazer um dia destes! :o)
Sempre que sobra batatas cozidas, lá vem a tortilha! Esta sua está divinal, as ervas aromáticas são o trunfo.
Laila eu adoro as tortillas com mango chutney,fica bom demais!Beijo e bom dia
Laila, a tortillas é bom demais mesmo, gosto de acompanhar um arroz branquinho, não quero nada mais :) Abraços.
Laila, que coincidência boa!! Acabei de colocar um post no Doce Casinha sobre o que fazer com as tortillas q me marido trouxe dos EUA e venho aqui e acho essa receita!! Amei!! Já anotei! :)
Receita otima ! Nunca fiz tortillas e portanto eu adoro ! Vou fazer esta semana ! bjs
Ai Laila, adoro tortillas espanholas! As mexicanas nunca comi... ;)))
Beijinhos
Postar um comentário