quarta-feira, 26 de setembro de 2007

festival de empanadas

algumas queridas vivem a pedir receitas argentinas, fico muito feliz com isso, afinal nada mais lógico do que defender as origens...

para quem não sabe as empanadas(acredita-se que o nome venha de en pan, dentro de pão) tem origem lá na Pérsia, foram levadas para Espanha (Andaluzia) e depois disseminadas no mundo. Todas as ex-colônias do país tem sua versão para o bacadillo, e na Argentina há versões para cada província. Em casa são todos porteños, então a receita a seguir é de empanadas criollas, um pouco diferente das salteñas que a grande maioria conhece.

o costume (na Argentina) é comer antes de churrascos, em lanches ou ainda em refeições rápidas, hoje em dia é febre em Buenos Aires, e em qualquer esquina você encontra o "pastel', existe uma rede imensa, espalhada por todos os cantos a Solo Empanadas, é gostosinha, mas empanada de vó não tem igual.
Deixo de papos e coloco a receita que mais agrada a família, ah existem as fritas e as assadas, essa massa se comporta bem nas duas versões, sinceramente, prefiro fritas, mas muitos preferem assadas, então preparamos metade de cada jeito. O recheio mais tradicional é o de carne, mas existem outros como queijo e cebola, milho com creme, presunto e queijo, mediterrâneo...

obs: quem quiser obter mais informações corra aqui.

Empanadas
cerca de 40 unidades
massa:
400 grs de farinha de trigo
400 grs de manteiga gelada, cortada em pedacinhos
pitada de sal
2 colh de sopa de suco de limão
12 colh de sopa de água fria
Em um recipiente fundo, coloque todos os ingredientes. Trabalhe a massa até que fique uniforme. Sobre uma bancada enfarinhada, coloque a massa e estire-a com um rolo, dobre em três, estique e dobre em três novamente, repita o processo 3 vezes (aiii quanto 3!!). Deixe descansar por 1 hora, coberta, na geladeira.
Abra a massa com 3-4 mm de espessura, corte com auxilio de um pires. Cubra a massa smepre assim ela não ressecará. Quando os círculos todos estiverem cortados, recheie cada um com uma colher de carne refogadinha, passe água na bordinha e feche, vá dobrando a lateral, fazendo um cordão.
Pode-se fritar em gordura vegetal ou banha(fica muito melhor do que em óleo) ou pincelar com um ovo batido e levar ao forno até que doure.
recheio:
faça-o um dia antes, ele fica inúmeras vezes mais gostoso.
azeite de oliva
200 grs de cebola, em cubinhos
200 grs de pimentão vermelho, em cubinhos
500 grs de carne moída
azeitonas verdes, sem caroço cortadas em 4
1-2 ovos cozidos, cortado em cubinhos
sal
pimenta do reino e pimenta calabresa, ao gosto dos fregueses
cominho
1 saquinho de caldo de carne, diluído em 200 ml de água
salsa e cebolinha picadas
Cubra o fundinho de uma saltesse com azeite e esquente. Doure ai as cebolas, coloque então o pimentão e refogue. Acrescente a carne, espere que cozinhe bem, sempre em fogo alto. Tempere com sal(cuidado porque ainda entrará o caldinho e azeitonas), pimentas e cominho. Ainda com o fogo ligado vá jogando o caldinho, deverá ficar bem rugosa. Tire do fogo, coloque os ovos cozidos, as azeitonas e ervas, misture bem e guarde em geladeira para o próximo dia.
Varie o recheio, os tamanhos de servir e você terá petiscos para festinhas, entradas para jantares e churrascos, e poderá agradar desde vegetarianos a carnívoros!
beijos

15 comentários:

Camila Marinho disse...

Oi Laila,
Estou retribuindo a visita! Adorei o blog. Dicas de chef são fundamentais para se dar bem na cozinha! Vou passear sempre por aqui.
bjos
Camila

Elvira disse...

Costumo fazer empanadas e empanadilhas à moda espanhola. Nunca testei as argentinas, mas parecem muito boas também. :-)

Letrícia disse...

Oi, Laila! Obrigada por sua visita lá no meu cantinho! Adorei seu blog.
Sou louca por empanadas (aliás, nunca engordei tanto na vida quanto nas minhas férias em Buenos Aires). Essa receita já está na minha listinha de to-dos. Beijos!

Fer Guimaraes Rosa disse...

que delicia, Laila! preciso fazer um dia. acho que so comi empanadas aqui na America do Norte, entao nao posso saber se eram autenticas. mas eram boas e fritas! ;-) um beijo pra voce,

Eli disse...

Aí Laila eu estou como a Fer, preciso me aventurar e fazer pois imagino a maravilha que não é, pois receita sua é sucesso na certa!! :)

Laurinha disse...

Hummmmmmmmmm que delícia!
Sabe que eu pensava que a carne era picadinha na ponta da faca e não boi ralado! Adorei e vou experimentar fazer, mas acho que vou pelas assadas!
Beijinhos,

Natércia Ramalho disse...

Laila sua receitinha deve ser uma maravilhaeu adorei.um bjs Natércia...

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Receita anotadíssima!!!
Vou fazer no final de semana.
Bjs mil, lindinha.

Cinara disse...

Adoooooooro empanadas, Laila, tanto argentinas quanto chilenas! Aqui em Campinas tem uma padaria chilena que vende empanadas deliciosas, e um pequeno restaurante chamado La Gula, que é especializado em empanadas argentinas. Nós somos fregueses dos dois locais! Agora acho que vou tentar fazer a sua receita... :o) Beijinhos!

Silvia Arruda disse...

Eu tb adoro empanadas, comi uma vez na casa de uma família boliviana, e estavam divinas, com recheio de batata cozida e azeitonas.. hummm
Tudo de bom! :)

Beatriz Belliard disse...

Adoro empanada, mas nunca fiz, vou anotar esta receita ja ja ! (esta de dobrar em 3 varias vezes me lembrou da massa folhada ! ) beijos

Nani disse...

É facinha a receita!
Beijocas!!!

Anônimo disse...

Amei esta receita, minha mãe sempre faz empanadas em casa e era uma delícia quando viajávamos e ela levava para comermos no caminho! Saudades!
Beijos.

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Valentina disse...

Adorei saber sobres empanadas.obrigada querida.

Cris disse...

A mi me encantan las empanadas! (Laila, esta foi só uma tentativa de falar espanhol ok!) Amei a receita! Bjs!