quinta-feira, 24 de abril de 2008

fartura de facturas!

das visitas que fiz à Argentina o que mais sinto falta de longe são as Facturas, churrasco, doce de leite, chocolates, biscoitos e outras guloseimas encontramos por aqui...mas facturas...não!

são vendidas dúzias destes pãezinhos doces, leves e delicados por pouquissimos 3-4 pesos(1 dólar) e você se delicia no café da manhã, no lanche da tarde...qualquer hora é hora de facturas...talvez as mais famosas sejam as medialunas(os croissants) mas lá são diferentes, são crocantes, seguinhos e me parece que recebem um banho em calda...isos são só suspeitas porque ninguém reve-la os reais segredinhos...

e para matar as saudades resolvi me atrever, na tentativa de reproduzir o que mais me recorda a Argentina...a graça é que recebem inúmeros formatos, recehios e banhos e é uma loucura escolher apenas 12 nas vitrines onde são expostos, fiz 5 tipos, os vigilantes ficaram estupendos, os redondinhos de creme também me encantaram, asism como os pañuelitos de goibada...

Facturas Argentinas Caseras
fonte: um papel escrito pela Abu há muitosss anos
rendimento: um montão!massa
3/4 xíc de leite morno
10 grs de fermento biológico seco
2 ovos grandes
150 grs de manteiga
1 colh de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colh de chá de raspas de limão
500 grs de farinha de trigo peneirada

Peneire a farinha uma ou duas vezes e coloque-a numa tigela, acrescente o fermento, sal, açúcar e raspas do limão, misture bem. Abra um buraco no meio e alí coloque os ovos batidos e a manteiga, mescle com uma colher grande e aos pouco vá colocando o leite. Mexa então com uma mão, a massa é bem úmida mas depois de trabalhá-la por uns 5 minutos ela irá desgrudar de sua mão. Cubra com um pano limpo leve para um lugar quentinho e deixe repousando até que dobre seu volume.

Agora vem a brincadeira, as facturas tomam os mais doversos formatos, podem ser simples ou recheadas com marmelada, goiabada, doce de leite, creme de confeiteiro(de confeiteiro que é mais firme), coco seco, nozes e o que sua imaginação pedir....alguns são clássicos tentei reproduzi-los:

Sacramentos: abra a massa com um rolo, corte quadrados de massa de aproximadamente 4,5 cm no centro coloque uma colherada de doce de leite ou um pedaço de marmelada e enrole na diagonal.(fiz de doce de leite)

Pañuelitos: abra a massa com um rolo, corte novamente quadrados, coloque no centro um pedaço de doce(usei goiabada), dobre ao meio para formar um triangulo, aperte bem as pontas.

Vigilantes(minhas preferidas): corte um retangulo de cerca de 4X10 cm e comece a enrolar na diagonal até o final.

Medialunas: corte triângulos e enrole do lado maior até a pontinha, dê então o formato de lua crescente(as famosas medialunas argentinas são feitas com outra massa, ainda vou decobrir quais os segredos)

E ainda corte uns círculos com uma xícara de café com a massa aberta com 2 cm de espessura, pressionei o meio e fui abrindo como uma esfiha, e dentro coloquei creme de confeiteiro.

Depois de moldadas, devem crescem novamente, serem pintadas com ovo e assadas em forno bem quente, deixei o meu a 290°C por 15 minutos para pré aquecer, e assadas até que estejam douradas, o tempo varia conforme o formato. Algumas receberam açúcar impálpavel para decorar outras foram pintadas com um glacê feito com açúcar impálpavel, suco delimão e água uqe foram levados a fervura.


no alto a esquerda viigilantes e ao seu lado pañuelitos, na linha de baixo a esquerda medialunas e a direita sacramento
Mais dicas de formatos aqui!

22 comentários:

Cris disse...

Laila, eu adoraria conhecer a Argentina, mas não como turista, quando viajo gosto de descobrir os costumes locais com alguém da terra. Como não posso viajar, embarco aqui nas suas receitas e imagino como deve ser bom!

Laurinha disse...

Que post mais delicioso, docinho!
Adoraria experimentar, imagine, con dulce de leche, deve ser o mais delicioso do mundo!
Fiquei com a boca cheia d'água...
Hummmmm!
Beijinhos,

Vivian disse...

Laila, obrigada pela receita. Quando fui a Argentina comi esses paezinhos mas fiquei com gosto de quero mais. Vou tentar fazer, com certeza!!!
bjos

Mel L. Ramos Bryar disse...

Laila...tb conheci a Argentina...e estes pãezinhos são realmente maravilhosos...obrigada por compartilhar a receita...já arquivei para um dia com certeza fazê-los!bjs

Sabrina disse...

Hummmm fiquei com vontade, fui para argentina e não comi,:(
Bjs

Agdah disse...

Menina, os meus amigos de Resistência, só viviam a falar de facturas.

Fabrícia disse...

Laila eu quero facturas....emnina que maravilha. Um dia ainda irei à Argentina só para comer factura....talvez ano que vem passe 1 mês lá....pour de vrai.
Bjcas.

Su disse...

Hummmmmmmm, estoy por coger la maleta y experimentar lo que cuentas en carne propia...ja ja
Un beso gordo y la dieta que?

Filipa disse...

Eu não conheco a Argentina nem conhecia esta receita. Ficaram tão lindas essas facturas... Que nome tão engraçado :)
Adorei e já tomei nota da receitinha.

beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Menina que maravilha só posso comer ai da tua cozinha como quem diz com os olhos adorei um beijo. Natércia...

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Princesa Mia *rs*,
Vc conhece bem a minha loucura por pãezinhos, né?
Quando eu for pra Matão vc pode colocar esses pães na lista de "coisas a fazer para recepcionar a Dani".
Amei a quantidade de variações que essa massa permite.
Bjs

Nani disse...

Mais uma receita que eu amei e que farei em breve, você só tem receitas boas, acho que quase todas de seu blog estão em minha lista de espera, fora as que eu já fiz.
Beijos

Luciana Macêdo disse...

Pão, pãezinhos, bolo, bolinhos...simplesmente adoro. Para mim só falta uma xícara de cafezinho para acompanhar. Perfeito.
Bjs!

Silvia Arruda disse...

Quando estive lá, não comi estas facturas... lembra que vc me perguntou??
Agora fiquei com vontadeeeeee hehe

Fabi disse...

Laila, você é danada mesmo! Foi lá reproduzir os tais pãezinhos! Devem ser mesmo deliciosos. Estou para ir à Argentina, não vejo a hora de provar! Beijos!

winnie disse...

Tem tudo para ser bom e isto começando logo pelo aspecto.

Cláudia disse...

Nossa, Laila, vamos combinar um chá aqui em casa? Você fica encarregada das facturas, OK?

bjs

Goreti disse...

Que show, em 2006 quase fui pra argentina, mas agora posso comer as Facturas por aqui mesmo. Quem sabe no chá da Cláudia?

Beijos!!!

Beatriz Belliard disse...

de dar agua na boca estas facturas, qualquer dia vou fazer, ando desanimada na cozinha (pensei que isto nunca aconteceria comigo !) beijinhos

Camila Marinho disse...

Nossa, você é mesmo muuuuito prendada. Nada é empecilho pra você!!! bjos

Camila Marinho disse...

Nossa, você é mesmo muuuuito prendada. Nada é empecilho pra você!!! bjos

Camila Marinho disse...

Nossa, você é mesmo muuuuito prendada. Nada é empecilho pra você!!! bjos