segunda-feira, 28 de abril de 2008

mudando os hábitos...

tenho o terrível hábito de complicar as coisas na cozinha, tenho umas súbitas vontades de passar os gnocchis pelo riscados, um a um, misturo e sovo a massa do pão sem usar a batedeira, experimentar o método mais trabalhoso de todos...não sei da onde vem isso, eu sou tão prática nas demais áreas...tudo bem que muitas veezs obtenho resultados melhores do que os chamados métodos práticos, mas nem sempre vale a pena.

quando vi a maneira fácil com que a Cris produzia suas laranjinhas açúcaradas resolvi que abandonaria meu método trabalhoso...demorei para testar o jeitinho da Cris, e me arrependo!!! é muito rapidinho e nem um pouco trabalhoso!!! e o resultado foi tão bom quanto, então vou guardar os minutos extras pra fazer outras coisas deliciosas!

Laranjinhas cristalizadas
A proporção é 1:2 (laranja:açúcar), eu usei 2laranjas que me renderam 1 xícara de cascas e 2 xíc de açúcar1 medida de cascas de laranja (dica da Cris-use limão vermelho)
2 medidas de açúcar

Lave bem as laranjas, seque e corte em 4 pedaços. Separe a casca da polpa. Não é necessário retirar a parte branca. Fatie a casca finamente.(eu comi as laranjas, lavei muito bem as cascas e depois fatie...não sou bobinha, né?ehhe)

Escalde as cascas em água fervente por 30 segundos. Enxague e deixe de molho em água fria por uma noite ou por 8 horas no mínimo.(deixei umas 24 horas, fui inventar isos na sexta, dia que tenho aula da pós...só no sabado a tarde fui mexer de novo)

Escorra a água, transfira as cascas para uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo até cristalizar. Espere esfriar e embale em saquinhos ou coloque em recipientes fechados.

Confira a receita original e as belas fotos da Cris aqui. Querida mais uma vez obrigada pelas suas maravilhas!!!

23 comentários:

Laurinha disse...

Sempre fiz, trocando a água por 2 dias... vou experimentar fazer assim!
Beijinhos,

Anônimo disse...

Como ja comentei, eu tenho uma receita ótima também...tem uma lojinha em tiradentes, que vende uma laranjinha OTIMA!!!

Mas agora que a você me revelou o segredo de cascar a laranja, dá até para repensar a possibilidade de fazê-las.

Anônimo disse...

Pê-Esse: e essa xícara lindésima? Tá abafando heim menina!!!

Cris disse...

Oi Laila! Vim correndo conferir e encontrei esta xícara linda que deixaram as laranjinhas super charmosas!! Sabia que o Dan adora? Aquela mãozinha rouba minhas laranjinhas do pote... e come e pede mais! Agora... fiquei honrada de ver uma receita minha aprovada por quem entende... to me sentindo, hahaha. Beijão! Saudades flor, vem prá cá!!!

Goreti disse...

Já fiz sua antiga receita, agora vou fazer essa, pois já tinha namorado lá no From (Cris)que é dez, e ainda com a sua aprovação...

Beijos!!!

Ana Canuto disse...

Essa história de mudar o método em cima da hora só pode ser FNR mesmo.
Semana passada ganhei um pacotinho da mãe da coleguinha da Bruna; Gosto de comer com café puro, molhando as laranjinhas e mexendo o café.
Beijos sua danada.

Filipa disse...

Que lindas ficaram as laranjinhas e essa chávena é um must!!

Beijinhos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Sempre tive a maior preguiça em fazer essas laranjinhas, mas senos uma receitinha prática, quem sabe não me animo, né?
Adorei o detalhe da xícara, baby.
Bjs

Isabel (pipoka) disse...

Eu nunca simpatizei muito com casca de laranja cristalizada, mas a Marizé já me tinha dito que feito em casa era muito diferente. Talvez com este método mais fácil que vc aqui apresenta eu me aventure.

bjs

Natália Eleutério disse...

Adorei a receita, a minha laranjeira tá cheia de flor, vem aí muita laranja, para depois fazer essas delícias, bjs

Luciana Macêdo disse...

Nunca me aventurei em fazer, a receita que eu tenho é complicada, agora com esta mais simples dá para tentar.
Bjs!

nieves disse...

Esta receta es una joya. Siempre creí que era muy complicado pero veo que es bastante sencillo. Gracias por todas tus explicaciones.

Un abrazo.

Natércia Ramalho disse...

Menina isso é uma autentica obra de arte não sei mas acho que não me iria aventurar adorei um beijo. Natércia...

Fabrícia disse...

Laila que coincidência...eu fiz ontem a receita da Cris. A minha tb é muito complicada...tenho que tirar a parte branca então resolvi fazer a da fofa da Cris...supimpa.
Bjcas.

Vera disse...

Eu simplesmente adoro estas casquinhas...posso comer um pacotinho de uma vez...ainda mais agora que aprendi a receita!
Bjão

Eli disse...

Essas casquinhas são mesmo uma delícia, eu também estou com uma receita do Vitor Hugo dessas casquinhas para testar, e agora a sua. aí aí aí......... risos

Iliane disse...

as casquinha estão lindas e a receita otima..mas..essa sua louça!!é simplesmene um luxo de tão linda!!!MARAVILHOSA!!!!bjus

Marcia disse...

Ai, que delícia! Adoro essas laranjinhas cristalizadas - não tem nada melhor para encerrar uma refeição.. Bom feriadão! bjs

Agdah disse...

Menina, sempre é tempo, nunca é tarde, mas de qualquer forma, antes tarde do que nunca.

Unknown disse...

Oi Lailinha, Amei seu blog, faz já algum tempo que dedico um tempinho a dar uma olhadinha no seu e em alguns outros blogs de cozinha.
Vi que esta fazendo pós, esta la na hotec? o que anda fazendo da vida? Um grande beijo Mariane Bagodi

Nani disse...

Dá um medo de fazer assim e ficar amargo, ah isso dá.
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! Obrigada a vc e a Cris pela receita ótima. Minha mãe adora este docinho, e vou experimentar, para fazer para ela!
beijos
Otavia

Anônimo disse...

oi!
Quero primeiro te parabeniza-la pelo blog maravilhoso e dizer que sempre estou acessando-o. Bem achei a ideia da laranjinha muito legal e guardei as cascas para fazer, mas acho que fiz errando pois o meu ficou como geleia pois passou do ponto. Gostaria de saber qual o ponto da cristalização e so para dar um susto srsrsrsr.Desculpe pela ignorancia.
bjs