terça-feira, 8 de abril de 2008

nossas receitas, fotos minhas!

sem conhecer a Susana e louca por postar sua receita, mandei-lhe um email.
ela foi super simpática, disse-me que lógico que poderia postar e mandou um link(este aqui), com o que pensava sobre as receitas, ela tirou esse trecho de um livro chamado “Recetas del Monasterio de Santa María del Socorro de Sevilla” da editoria Libros Cúpula. Deixo a baixo uma tradução livre...

“As receitas não são fórmulas matemáticas, são como os sentimentos, variam a cada pessoa. As receitas não são de quem as conta, e sim que quem as faz, porque cada um deixa sua marca, um selo pessoal e intrasferível. Se ua receita fosse uma fórmula exata, tudo sairá exatamente igual e felizmente, não é assim."

é assim que penso sobre as receitas...fico muito feliz que viagem por aí, que visitem casas e pessoas desconhecidas, mas infelizmente o que estamos vendo é que está crescendo o número de pessoas mal intencionadas, que estão usando nossas receitas e fotos, sem dar os devidos créditos, sem colocar links...

se você fizer uma receita que eu publiquei, ótimo, a receita é nossa, mas copiar minha imagem é desrespeituoso...e lamentávelmente eu nõ sou a primeira nem a única que já passou e passa por isso....

18 comentários:

Sylvia disse...

Ese negocio de fotos e complicado. Uma vez me pediram se óderim usar minhas fotos para um blog que estava comecando e ela queria ilustrar as receitas com as minhas fotosNada contra ,mas me leva um tempao arrumar as coisas para tirar a foto,editar fazer a receita etc, Assim e facil. Infelizmente essas coisas acontecem , por isso eu uso copyright
Beijos

Fabi disse...

Nossa Laila! Que porre heim!! Vejo isso acontecer direto! As meninas do Rainhas tiveram que colocar o nome do blog bem no meio de cada foto, acredita. Tinha gente copiando e recortando a foto pra tirar o nome! Beijos e boa sorte!

Laurinha disse...

Pois é, adorei o post, o título é perfeito....

A não ser por espumas que sabemos quem as inventou... as receitas passam por leituras, releituras, adaptações, sugestões, pensamentos... enfim, as receitas amalgam-se, de acordo com quem as executa.

Já os textos, nos blogs e sites que as acompanham, são de propriedade do autor, assim como as fotos.

O fato dos textos e fotos terem acesso público e gratuito, não fazem deles 'propriedade de niguém'.

Respeitar autorias é respeito e educação.

Beijinhos

Odete disse...

Laila concordo com voce. Receitas nem nos mesmas conseguimos repetir 2 vezes igual. Agora esse lance das fotos é coisa de má fé. Pessoas que fazem isso deveriam sentir vergonha.

bjs p/ ti

Vera disse...

Oi Laila,
obrigada pela visita...e já vi que vc domina um montão de coisas gostosas...já vou atacar de biscoitinhos que vi lá embaixo, depois te falo como sairam!
Bjão

Goreti disse...

Muito chato, e desagradável, poderia ter sido diferente...nada como a política da boa vizinhança, afinal, ninguém nasceu sabendo, por isso nos interagimos umas com as outras, e é um prazer postarem nossas receitas, , mas com o link e os devidos créditos, mesmo que adaptadas, fotos então, misericórdia, é uma tremenda falta de respeito.... como disse a Sylvia, há todo um trabalho de produção(dentro da nossa capacitação, é claro)pois queremos oferecer o melhor para os nossos visitantes.

Conte comigo Laila, beijos!!!

Su disse...

Laila
Eres un amor

Besos

Marizé disse...

Lindo texto amiga.
Você consegue sempre ser cordial mesmo quando "lhe pisam os calos".

Estou contigo nesta luta!

Bj

Migas disse...

Belo post para ilustrar o que infelizmente vai passando de mau, pela internet. É realmente muito feio fazer algo que não é nosso e tomá-lo como nosso. Mesmo os textos, penso que deverão ter qualquer tipo de referência porque para muitas das coisas que fazemos, pode haver uma inspiração. É uma questão de educação.

Quanto ao post calmo, Laila, acho que ficou muito bonito. "Comportamento gera comportamento" e o seu comportamento neste post, dificilmente vai desencadear uma reacção menos boa. :o)

Beijos. Muitos.

risonha disse...

Laila, adorei o teu post... é sempre chato quando roubam as nossas imagens não é?
por isso é que eu ponho umas marcas de água enormes nas minhas.... lol

Eli disse...

Olha eu tinha um blog e não sabia, todos os dias depois que postava logo em seguida meus posts apareciam lá, e tinha comentários e tudo, eu ando tão cansada que nem me surpriendo mais com as maldades e safadezas das pessoas, é realmente muito ruim essas coisas. Me perdoe o desabafo é que ando passando um período dificil e junta lé com cré da nisso. As pessoas precisam pensar mais antes de fazer as coisas né?! É realmente horrivel isso.

Unknown disse...

Lailinha, querida, vc não vai ficar brava se eu repetir uma receita sua essa semana né?
Prometo que a foto será outra! :p

Nereime disse...

Eu fico indignada...por isso é legal ter um marcador de fotos personalizado, eu quero aprender como se faz...
bjs

Natália Eleutério disse...

Faço minhas as palavras dos restantes blogueiros.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Laila,
Concordo com vc... Me disseram que o ideal é colocar uma "marca dágua" na foto, para que todos saibam que é sua. Eu nunca fiz isso, até por um pouco de ignorância, sem falar que acho que muda a foto, atrapalha...
De qualquer dorma, seu post é sempre um alerta, uma manifestação, quem sabe alguém lê e para para pensar. E, achei linda sua tradução. Fiquei com vontade de saber mais deste livro!
Beijinhos
Otavia

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Vc sabe o quanto já sofri por esse tipo de coisa, e como sou solidária na luta contra esses 'piratas'.
Seu trabalho é lindo, deve ser reconhecido, mas nunca plagiado.
Bjs, lindona.

Iliane disse...

Laila..parabens pelo post!!é incrivel isso.!!!!.acredite..já vi receitas que postei com fotos minhas(assinadas!!) em blogs por ai a fora....é um absurdo de cara de pau!!a receita..se a gente coloca no ar!!!é de utilidade publica mesmo!!!..mas..se alguem tem um minimo de bom senso..colocará a fonte da receita..porque se eu tive o tyrabalho de colocar a receita ..digitar e fotografar isso requer tempo..é de muito bom tom..a pessoa citar a fonte..a não ser que seja uma receita antiga...que a gente até nem sabe a fonte!!acho pessimo isso..de muito mal gosto, falta de etica e educação de quem faz êsse tipo de coisa!!é lamentavel tudo isso..mas..já vi fotos minhas e com minha assinatura..que feio fica para pessoa que na certa não terá o minimo de credibilidade.;.parabens pelo post!!

Valentina disse...

Assino em baixo.