quinta-feira, 29 de maio de 2008

1 rei e 5 variedades

Muitos temem a pimenta mas na grande maioria das vezes depois passamos a amá-la. Acontece que alguns cozinheiros amedrontam com tanta pimenta, exageram e como tudo em demasia, acaba estragando o prato.

O meu medo já passou e hoje sou absurdamente louca por pimentas, mas há boquinhas aqui receosas ainda com as "ardidas". Esse frango apesar de levar 5 tipos de pimentas ficou leve e não precisou ser comido junto a quilos de arroz.

Quem me ensinou essa receita foi a Néia, moça que trabalha aqui em casa, e realmente o detalhe do caramelado é fundamental. Para quem não conhece a pimenta cambucy, ela é pequena, parece um mini pimentão, de leve ardor e varia das tonalidades verde, laranja e vermelha, são as da foto logo a cima.

e com essa receita colaboro com o Colher de Tacho, e seu Rei Pimenta!

Frango Caramelado com Pimentas
para 3 aventureiros
4 sobrecoxas com coxas, desossadas
vinagre
2 colh de sopa de suco de limão
1/2 colh de sopa de harissa** em pasta(mix de pimentas-tempero tunisiano)
sal e mix de pimentas para moer(pimenta do reino branca, preta e verde)
2 dentes de alho picados
2 colh de sopa de açúcar
1 colh de sopa de azeite
8 pimentas cambucy, cortadas ao meio e sem sementes(para suavizar, mas pode colocar com sementes)
100grs de cebola em pétalas
1/2 colh de sopa de amido de milho

Limpe os pedaços de frango, tire a pele e o excesso de gordura. Lave bem e deixe 5 minutos imerso em água com vinagre. Lave novamente e despreze a água com vinagre.

Tempere o frango com harissa, suco do limão, metade do alho picado, sal e pimenta do reino(usei o mix de pimentas). Tampe e leve a geladeira por 1-2 horas.

Numa grande panela de fundo grosso coloque o açúcar e deixe-o caramelar, mas cuidado para não queimar, assim que começar a ganhar um tom dourado acrescente o azeite e doure o alho, disponha os pedaços de frango, de modo que não se sobreponham. Quando estiverem dourados deste lado, vire-os, jogue o líquido da marinada dentro da panela, tampe e abaixe o fogo. Fique atenta e na hora que o líquido se consumir coloque 1/2 copo de água mineral, tampe novamente e abafe. Após essa água ser absorvida, coloque os pedaços de pimenta cambucy e as pétalas de cebola, junte mais 1/4 copo de água mineral, tampe e espere que os vegetais murchem. Retire os pedaços de frango da panela assim como os vegetias. Some ao molho restante o amido de milho, dissolva-o bem. Volte ao fogo e espere engrossar. Sirva o molho separa do frango com pimentas.

** quem quiser saber mais sobre a Harissa, visite o blog da Fabrícia e se encantará om muitas informações e belas fotos!

13 comentários:

Nereime disse...

Tenho uma tia que não é muito de cozinhar e aprendeu esse teu franguinho, e por sinal sai sempre divino, mas é muito engraçado sempre que ela precisa levar um prato em nossos encontros já sabemos oque virá kkkkk e eu adoro....o seu ficou bem convidativo!!!
bjoks

Manuela © disse...

Adorei a receita. Esse franguinho agridoce deve ser uma delícia :)

Luciana Macêdo disse...

Sua cozinha está de roupa nova ou eu estou "variando"?
Gostei, simples e muito simpática.

Pimenta ainda me dá medo uso com muito cuidado.
Seu franguinho está tão apetitoso que vou experimentar, afinal o marido gosta de uma pimentinha.

Vamos ver se desta vez eu consigo participar do Rei da Quinzena.
Bjs!

Laurinha disse...

Visual novo!!! Bonito, gostei!

Sabe que, quando fui comprar a dedo-de-moça, por duas vezes a cambuci caiu da prateleira e caiu dentro do carrinho de compras!
As prateleiras estavam carregadas de cambuci e a dedo-de-moça acanhadinha num canto...... o 'feirante' disse que nunca tinha saído tanta pimenta como naqueles dias por isso que a dedo-de-moça estava 'em falta' e estava re-abastecendo de cambuci naquela horinha...

Quem sabe compro a cambuci para experimentar este franguinho....está com uma cara boa, mas tão boa...

Beijinhos!

Anônimo disse...

Adorei o novo visual!!! Tá com o pique total heim amiga!

Adorei a idéia também... eu estou ensinando o Gui a comer pimenta, e é impressionante como a relação com ela muda quando se percebe que dá para comer sem queimar a boca toda!

Beijocas!!

Nobel prize blogger disse...

Quero @ Blogger

Temos considerado o seu blog para ser incluído no nosso ranking blog Nobel semana de junho 1 a 8 / 2008

Se você aceitar a nossa nomeação favor novamente passar pelo nosso site para permitir que os seus dados, o título do blog, é autor, categoria e país.

Copiar e colar o nosso banner no seu magnífico blog, e seus leitores vão estar familiarizado com a sua nova casa-este blog.

Cumprimentos

NPB-Equipe

Sabrina disse...

Fiquei um tempinho fora, e cheio de novidades, a cozinha de cara nova, e o rei da quinzena também, essa eu vou participar.
Já estou preparando meu post para amanhã também.
Beijos

Beatriz Belliard disse...

adoro uma pimentinha, vou tentar participar ! bj

Valentina disse...

Adoro harissa. aqui se encontra muito em casa de produtos marroquinos.adorei tua receita pareceira.ja esta postada.

Marcia disse...

Que aula de pimenta, Laila... vou experimentar loguinho este frango e tentar encontrar uma receita diferente para as minhas queridas pimentas. beijo

Mel L. Ramos Bryar disse...

Amo pimentas...adorei a receita...tem td para ficar delicioso, saboroso, maravilhoso..oso,oso, oso..:-)bjs

Gourmandisebrasil disse...

Toques exóticos!
Só vi hj a mudança da sua casa! Linda!
bjo,
Nina.

Agdah disse...

Visu, novo. Bem você.
Minha tia Lourdes, prepara um frango assim com acúcar queimado e pimenta. Fica divino, mesmo.