segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

adocica meu amor!



geléias são fascinantes,  desde o início...escolher o que há de fresquinho na estação, cozinham lentamente enquanto inebriam quem está em casa e por fim nos satisfazem com a doçura.
indispensável no pão fresquinho, nas panquecas recém preparadas ou com o queijo fresco e a torradinha; não exije técnicas complicadas, mil e um ingredientes e utensílios... dá pra fazer de montão e presentear os amigos, abastecer a dispensa e agradar aquela pessoa meio amarga com a vida!

postei anteriormente uma receita de geléia de jabuticabas, mas deu uma alterada e o resultado ficou divino, bem mais consistente essa geléia entrou na minha lista de preferidas!experimente!!


Geléia de Jabuticabas


jabuticabas lavadas(usei cerca de 300grs)
açúcar cristal
1 maçã
água


Corte a maçã em 3-4 pedaços, coloque numa panela junto com as jabuticabas e com os punhos cerrados, esmague-as. Cubra as jabuticabas com água e leve ao fogo alto e ferva até que o suco fique escuro e reduza levemente, o suficiente para pingar da colher(cerca de 20 min).

Use uma peneira de metal para peneirar, vá apertando bem( as peneiras de plástico ficarão tingidas). Separe os pedaços de maçã e os pique em cubinhos(assim você terá pedacinhos de fruta na geléia), reserve.

Coloque o suco num recipiente transparente e marque a altura do suco, use uma fita para isso. Volte o suco para a panela e encha o mesmo volume do recipiente, antes repleto pelo suco, com açúcar cristal. Mescle o açúcar, os pedacinhos de maçã e o suco na panela e volte ao fogo para ferver. Você deverá mexer ocasionalmente sua geléia, cozinhando em fogo baixo até que engrosse bem.

Ainda quente, encha vidros esterelizados e tampe rapidamente. Espere esfriar e se delicie com esta geléia!!!

Um comentário:

carolina coelho disse...

Delicia de receita mesmo!

www.carolcoelhogastronomia.com