quinta-feira, 19 de julho de 2007

Almoço do dia: prato principal

nunca fiz arraia, e nem havia comido, ia postar a receita, mas resolvi provar antes...resultado, vou ser bem honesta: Odiei!, não gostei nem um pouco...e olha que fiz de uma maneira q eu adoro, mas mesmo assim vou postara receita porque minha avó e moça que trabalha aqui em casa gostaram e comeram seus respectivos pedaços e o meu...

pra quem não conhece é uma carne fibrosa, forte, há quem diga que parece com o cação...eu discordo!

Arraia envolta em couve
para 2 apreciadores da tal

2 filés arraia de 200gr cada

2 colh de sopa de manteiga em temperatura ambiente

sal, pimenta do reino

1 limão

4 folhas de couve manteiga

erva doce

1 colh de sopa de grãos de mostarda

1/2 cebola em rodelas

Divida cada file em 2 partes, tempere com pimenta do reino, o suco do limão e suas raspas. Reserve.

Corte a parte mais grossa dos talos da couve e coloque as folhas em água fervente, só para que amolecer, assim que mudarem de cor tire-as e jogue água fria.

Misture a manteiga com a mostarda e as folhas de erva doce bem picadas. Reserve.

Coloque água numa panela grande e faça uma infusão utilizando a erva doce. Coloque um escorredor de macarrão, ou faça numa panela própria para cozimento a vapor. Coloque os pedaços de arraia e tampe, cozinhe por 3 minutinhos. Tire da panela, tempere com sal.

Coloque 1 folha de couve sobre outra, no centro coloque um pedaço de arraia, uma colher de manteiga em cima e 2 rodelas de cebola, cubra com outra metade do filé, feche o pacotinho de couve, repita o processo com o restante dos ingredientes.

Na hora de servir coloque os pacotinhos novamente no vapor e cozinhe por mais 15 minutos, para testar o ponto do cozimento coloque um garfo e deixe por 10 segundos, se ao retirar o garfo este estiver morno, estará cozido.

Eu faço esse processo com namorado(o peixe) e gosto muito!arraia me decepcionou..

7 comentários:

Joaninha disse...

oh, tenho pena que tenhas ficado decepcionada com a arraia (julgo q eua aqui é o que chamamos de raia) porque a receita é super original! Vou testar com outro peixe.
Peixe namorado???:))) Nunca ouvi falar...
Beijinhos

Marcia disse...

Laila, obrigada pela visita. A noite foi tudo de bom mesmo.
Adorei esta mistura de couve com peixe, mas não vou arriscar a arraia não. Namorado é uma boa. Bj

Anônimo disse...

Oi Laila!
Eu nunca comi Arraia e tb não tenho vontade de experimentar,rsrsrs,Como adoro namorado e adorei sua receita vou fazer a troca!Beijo e bom fim de semana

Agdah disse...

Menina, minha família é doida por arraia. Conheço gente que mata e morre pela moqueca, mas vou confessar que desde pequena sempre achei que tem gosto de xixi(embora nunca tenha provado xixi).

Valentina disse...

Laila, que pena que nao gostastes. Comi arraia em Cingapura e adorei. A que comi foi preparada grelhada, servida com um molho de pimenta asiatico chamado sambam..uma delicia.Que do!Ainda bem que tivestes fas.Mas comida e assim mesmo,ne?!/

laila radice disse...

Joaninha: sim arraia é o mesmo que raia, e o namorado nao sei se tem outro nome, mas é um peixe de carne firme, parecido com o robalo.

Duly: faça a troca que vale a pena!

Agdá: é me parece que é o tipo de comida que ou se ama ou se odeia! não tem um meio termo...

Valentina: se vc gostou da carne prove essa pq pros apreciadores deve ser boa, o método de preparo eu garanto!

beijos

milla disse...

oi,nunca experimentei araia,mas vou preparar para minha familia,a expectativa e grande,espero me sair bem ,brigada pela receita vou seguir os passos direitinho