segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

bolo de ameixas da nina

quando vi o bolo da Nina de ameixa não resisti fiz no dia seguinte, contei pra ela, mas como não tinha como descarregar as fotos da câmera, não quis estragar o bolo tão lindo dela com um feia foto da webcam.

por forças maiores fui obrigada a usar farinha de centeio, é que acabou e eu já estava fazendo o bolo(nunca façam como a bobinha aqui q confiou na sua memória). fui ao supermercado e comprei tudo na certeza da farinha de trigo quando fui pesá-la, cadê? só deu pra untar a forma.
o bolo não cresceu porque o centeio não tem gluten ma só bolo é tão umido, um sabor tão inusitado...uma delicia! a nina comentou q dá pra fazer com figos secos eu tentarei numa próxima vez. ah troquei as pecans que são impossíveis de se achar em matão por castanhas do pará, combinou super bem!


a receita original da Nina está aqui, confiram.

Bolo de ameixa seca
225de ameixa seca sem caroço
240ml de água (ou suficiente)
60ml de whiskey
180g de farinha de centeio
1 colh de sopa de fermento químico
pitadinha de bicarbonato de sódio
pitadinha de sal
pitada de noz moscada moída
100g de castanha do pará moída (não moí muito)
1xíc de chá de açúcar mascavo(aperte bem para medir)
120ml de óleo de girassol
2 ovos

Pré aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma de furo no centro.

Coloque as ameixas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo baixo. Cozinhe até ficar tenra, cerca de 20 minutos. Escorra e deixe amornar.Processe as ameixas com o whisky. Reserve.

Peneire os ingredientes secos e junte as castanhas. Reserve.

Bata bem os ovos, mascavo e óleo. Junte a pasta de ameixa. Agregue os ingredientes secos.

Coloque a massa na forma e asse por 1h. Amorne e desenforme.

Fiz um glacê com 1 colh de sopa de whisky, gostinhas de limão e açúcar de confeiteiro até dar o ponto.

Prontinho pra se deliciar!

10 comentários:

cozinha da drica disse...

Laila , estava com saudades de suas receitas...Este bolo está com uma cara ótima , parece bem molhado...hum !!!! Bjs

Sylvia disse...

Laila, já me aconteceu muitas vezes de achar que tenho e nao der nem para o cheiro.oro bolos molhadinhos

Bjs

Marizé disse...

Eu tinha-me atrapalhado toda, mas você é de "garra" mesmo, e ainda bem pois aposto que ficou uma delicia. Está com uma cor linda.

Beijocas

risonha disse...

laila, ficou lindo o bolo... e aposto que a diferença da farinha nem alterou em nada o sabor, só o deve ter melhorado ainda mais

Gourmandisebrasil disse...

Que bom que o bolo foi aprovado!
Na próxima vez farei com figo seco e farinha de centeio!

bjo,
Nina.

Silvia Arruda disse...

Hummm, deve ficar mto bom mesmo. Eu gosto mto de ameixa seca!

Eli disse...

Que lindo está!! E deve ser muito, muito saboroso.

Fabrícia disse...

Que bolo lindo..... e tenho certeza de que está uma gostosura.
Grande bj.

Lílian disse...

E que prato lindo você colocou o bolo : )

Beatriz Belliard disse...

esta na minha lista, e com ameixas que adoro, quem sabe vai sair hj ! Adorei o prato ! bjs