segunda-feira, 7 de abril de 2008

um peixinho, lentilhas e o mártirio da dieta

me propus essa semana a fazer dieta, faz tenho consciência que não posso ficar comendo alface, arroz integral e frango grelhado, não por nada é q eu não passaria do segundo dia...comida sem graça não dá!

fiz um peixinho com lentilhas, comi junto com umas folhas de rúcula e alface roxa...e olha eu aguentei muito bem...o peixe ficou perfumado, as lentilhas bem gostosinhas...bem foi o máximo que consegui sem usar gordura(tá bom, confesso, umas poucas gotas).

bom mas eu queria colocar aqui, porque virá e mexe quero algo leve e não tenho ideias...só fico vendo coisas deliciosamente gordas, ricas...então é um incentivo pra minha e pra outras dietas...

tomara q aguente até o fim da semana!!

Bacalhau fresco com lentilhas e legumes
para 1 louco em dieta!120g de filé de bacalhau fresco(use um peixe branco, pode ser pescada, linguado)
1/3 xíc de lentilhas secas
2 colh de sopa de berinjela picadinha(proximo ao tamanho das lentilhas)
1 colh de sopa de pimentão vermelho picadinho(próximo ao tamanho das lentilhas)
1 colh de sopa de pimentão amarelo picadinho(próximo ao tamanho das lentilhas)
1 colh de sopa de cebola picadinho(próximo ao tamanho das lentilhas)
um pouquinho de alho picado
ervas frescas(usei 2 folhas de salvia, folhinhas de alecrim e de manjerona)
pitadinha de lavanda(totalmente opcional)
gotas de suco de limão
flor de sal
pimenta do reino
azeite(gotinhas mínimas se estiver de dieta ou um fio se estiver no seu peso!)

Deixe as lentilhas de molho por uns 20 minutinhos. Enquanto isso tempere o filé de peixe com as ervas, flor de sal, limão, lavanda. Corte um peda~ço de papel alumínio, coloque o filé no centro e feche o papilote, bem fechadinho, torça as laterais, para vedar inteiramente, leve a geladeira.

Numa frigideira anti aderente, coloque a cebola e o alho, um chorinho de água e espere evaporar por completo a água. Adicione a berinjela, os pimentões e deixe cozinhando em fogo baixo, deixe cozinhar por completo, tempere com sal e pimenta. Reserve.

Coloque as lentilhas e cubra bem com água, coloque dentro da panela o papilote do peixe, tampe e deixe em fogo médio até que as lentilhas estjam completamente cozidas(mas sem desmanchar). Tire o papilote, escorra as lentilhas, mescle-as ao refogado de legumes, corrija o sal. Desembrulhe o peixe, tire as ervas e coloque-o com cuidado sobre as lentilhas, pingue algumas gotinhas de azeite de oliva sobre o peixe e aproveite...

fazer regime assim é gostoso!!!e não esqueça de comer de 3 em 3 horas...por favor não se destruam nesses regimes loucos!!!bjos e bao semana a todos, fazendo regime ou não!

25 comentários:

Anônimo disse...

Lalinha, você não poderia almoçar aqui em casa nunca!! rsrs iria detestar a comida!! só coisas magras, aliás, magérrimas! a começar pelo que é de lei: o arroz integral! nada frituras, gorduras e o escambau que faz mal! rsrs
e ó, força no regime, a partir do momento que firmamos que somos capazes de ter o controle sobre nós mesmo, vamos longe! Foi assim que consegui parar com as carnes =)
beijos!!!

Nereime disse...

Puxa... sabe que eu tambem estou tentando fazer uma dieta , mas a grande dificuldade é fazer comidas para a familia e para mim a parte...acabo caindo na tentação!!!Esse peixinho com lentilhas está bem balanceado, uma boa pedida!!!
bjs

Anônimo disse...

É isso aí Lailinha! Comer mais inteligentemente sim! Passar fome e mau humor, nem pensar!

A propósito, o convite para vir a Sampa no outback comer cinnamon oblivion tá depé, e agora está convidada para passar um fim de semana em beagá! Só marcar!

Cris disse...

Eu também estou tentando fazer dieta, mas Laila, aqui só tem coisa boa, esta hoje está magrinha hein, bem light. Adorei. Bjs!

Ana Prazeres disse...

Adorei seu peixinho, deve ter focado muito gostosinho, sim! Eu tb me debato diariamente com o drama das dietas, se quiser ir piscando no freak, as receitas têm pouca gordura e tentam, tentam, ser saudáveis! Espero ajuda-la!
Beijinhos verdes

Natércia Ramalho disse...

Laila que maravilha adorei mas bem que os médicos querem que faça dieta mas mas eu não gosto muito agora tenho estado um pouco a ser obrigada pois estou a tomar um medicamento que tenho que fazer dieta com as hortaliças imagina não posso tocar em verduras e eu gosto sempre estive convencida que as verduras faziam bem,mas entreferem com certos medicamentos um beijo. Natércia...

Marizé disse...

Com comidinha assim eu fazia dieta de boa vontade. Achei uma delicia.

Bjs

Gourmandisebrasil disse...

Ah, mas nem parece comida para dieta! Comeria pratos assim todos os dias, sem pensar q emagrecer...
Você está na fase da lavanda, né? Os italianos usam lavanda para temperar peixes tbm.
bjo,
Nina.

Luciana Macêdo disse...

No dia-a-dia até que a cozinha daqui não é muito pesada, mas sempre tem uns escorregões.
O seu peixe não tem cara de dieta e isso é muito importante. Comida saborosa e bem servida faz muita diferença.
Bjs!

Silvia Arruda disse...

Dieta... eu tb queria tanto conseguir fazer... :(
Mas minha vida tá tão corrida q mal tenho tempo de preparar comidas saudáveis... acabo ficando nos lanches, o que é super ruim...
snifff

Unknown disse...

Se vc reclamar de uma dieta tão gostosa dessas eu vou te bater!

Beijão cherrie!

Leandro
www.cozinhapequena.com

Patricia Scarpin disse...

Laila, com uma comidinha maravilhosa dessas é bem menos difícil fazer dieta. Amei o prato, amiga!

Filipa disse...

Com um prato maravilhoso desses até eu fazia dieta sem reclamar. Está tão apetitoso e eu adoro um belo peixinho.

Beijinhos

Laurinha disse...

Como está um prato lindo, não digo que é comida de dieta, porque senão, tira a graça e o gosto.... (é só falar que é light que já se torce o nariz, né não!).
Adoro peixinhos assim!
Beijinhos,

Simone Izumi disse...

com essa comidinha bem feita, até peeeensaria em topar em fazer dieta!!!rsssss...
ai, ninguém merece né amiga???mas é equilibrando em certas refeições que podemos nos dar o luxo de "cair de boca" noutras...rs...serei trucidada por nutricionistas de plantão.
Acabo de postar o seu "acalento sedoso"!!! Adorei!! bjoo

Isabel de Miranda disse...

Querida o seu peixinho com as lentilhas estão uma delicia.Mas para mim não pode ser eu tenho que tentar comer é comida para engordar.Infelizmente emagreci muito ,por isso fico com as bolachinhas que estão lindas e já guardei receita...beijinhos doces

Katia Mine disse...

Laila,
Eu vivo fazendo dieta durante a semana. É uma dureza só.
Mas com esse filé e lentilha, tudo fica mais gostoso.
bjos

Fabrícia disse...

Por coincidência foi meu almoço de ontem......filé de peixe com lentilhas...
Bjcas e firme dieta para ti.

risonha disse...

queres uma companheira para a dieta?
é que eu estou precisando e esse peixe tem muito bom aspecto.

Leila disse...

seja bem vinda a semana da dieta Laila!!! hehehe, estamos juntas e olha, nao é facil mas unidas chegaremos lá!!!
a receita é uma otima ideia. thanks.
beijinhos e nao desanime hein?

Isabel (pipoka) disse...

Laila,

Eu de vez em quando também faço dieta...mas é dificil manter muitos dias, pois sou muito gulosa. De qualquer forma, o assim cozinhado em papelotes é muito bom. Vc já conhece uns recipientes de silicone que fazem a vez dos papelotes, são o máximo!?

bjs

Fabi disse...

Acho que todo mundo que conheço vive de dieta! Realmente é muito dificil ser criativa todos os dias fazendo só coisinhas lights! Um desafio e uma tortura para mim, que adoro massas, frituras, molhos, e tudo que engorda! Parabéns pela idéia. Acho que peixe combina muito bem com lentilhas! Uma vez comi um salmão com vinagrete de lentilhas num restaurante e adorei. Vale tentar! Beijos!

Anônimo disse...

Querida estou viajando, dei uma passadinha por aqui para ver como estavas, beijinhos
Bia

Migas disse...

Digamos que não sou menina de dietas mas, desde que vim trabalhar para cá que engordei uns quilitos. Não que a comida seja boa mas, acho que são mesmo as saudades que me dá para comer mais.. eheheh... Este peixinho tem cara de comida saudável, não de dieta. E é isso que eu acho importante. Evitar comidinhas pesadas procurar comer saudável (escorregando de vez em quando, é claro). Boa cara, esse prato! :o)

Beijos

Suzana Parreira disse...

Muito interessante, Laila! Sabe que não gosto muito de bacalhau e ando sempre à procura de receitas que me façam apreciar mais o desgraçado!! Tenho de experimentar esta sua combinação!

Bj