quinta-feira, 29 de novembro de 2007

acarajé...não quase um falafel

ah esse blog estava precisando de uma pitada de sal...e pra resolver esse probleminha vamos de uns bolinhos. as moças que repudiam a fritura me perdoem, as que não se importam que se esbaldem e para as que como eu, evito, mas as vezes não consigo resistir, leia esse divertido post da Cris.

esses bolinhos foram feitos há um tempinho, saíram no improviso... um bocado de feijão demolhado para salada, e a vontade de comer falafel, somando 1+2, tivemos uma massa feita com feijão fradinho com os temperos de um falafel.

foram super aprovados, ficam levinhos e não encharcados, essa aprendi com a titia, um pouquinho de vinagre em todas as frituras, sejam milanesas, bolinhos...o que for sempre recebe um chorinho do ácido(você coloca uma colherada de vinagre na massa do bolinho ou nos ovos do que for empanar é simples e resolve! )...será que a gordura corre do vinagre também Cris?

Bolinhos de Feijão Frade

1 1/2 xíc de chá feijão fradinho, demolhado

1 cebola pequena

1 dentinho de alho

uma mão cheia de cheirosos e verdosos(coentro, salsa, cebolinha)

1 colh de sopa de vinagre

1 colh de sopa de tahine

1 colh de sopa de farinha de trigo(acabei usando porque estava muito mole a massa, coloquei demasiada água)

sal

óleo para fritar em imersão

Deixe o feijão repousar por umas 2 horas, coloque0o num processador ou mesmo no liquidificador e bata juntando os ingredientes de tempero, se precisar coloque um pouco de água, mas não vá exagerar como eu! A massa deve ficar lisa e de pingar com a colher.

Deixe a massa repousar em geladeira, por uns 15 minutos.

Esquente o óleo e frite os bolinhos. Não pingue bolinhas grandes pois será dificil cozinhar todo o bolinho, lembre-se que o feijão está cru!

beijos

*** esse A.S. está tirando o sono e o tempo livre de todos!!!

mas que está divertidissimo está!***

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

presentes caseiros de natal

o amigo secreto decorre-se de um post da Cris sobre comidinhas pra presentear os amigos, pois é hoje deixo minha contribuição nesse evento criado por ela.

a receita foi adaptada de um livro do Le Cordon Bleu só de biscoitos, depois é só montar sua paleta e pintar! agora é pra babar, olhem os cortadores dessa loja- Tortissimo, são um encanto!

Biscoitos de um Natal tropical

2 xíc de farinha de trigo

1/2 xíc de açúcar

1 colh de chá de fermento em pó

1 colh de chá de raspas de laranja

1 colh d echá de raspas de limão

1 colh de café de essência de baunilha

1 colh de café de canela em pó

pitadinha de sal

100 grs de manteiga gelada, em cubinhos

3 gemas

um poquinho de água

Glacê:

açúcar de confeiteiro

água+raspinhas de limão(ou use o suco, é que me sobravam raspas)

corante alimentício(eu não gosto muito de usar, mas que animam a festa, ah isso é indiscutível!)

Peneire os secos e misture as especiarias e raspinhas, abra um buraquinho coloque as gemas e misture o quanto possível. Coloque agora manteiga e vá trabalhando a massa com a ponta dos dedos. Irá formar uma farofa úmida, agora coloque água, de colherada em colherada, até formar uma bola uniforme. envolva em pvc e leve à geladeira por 30 minutos.

Pré aqueça o forno a 200°C. Unte dois tabuleiros e reserve.

Divida a massa em 2 partes e volte metade para a geladeira. Trabalhe com o restante numa superficie untada. Abra com ajuda de um rolo, e corte dos formatos desejados. Deixe a assaeira preparada com os biscoitos por uns 10 minutos no freezer e leve-a imediatamente para o forno.

Asse por 12 minutos aproximadamente, ou até que comece a corar. Passe para uma grade e espere esfriar. Repita o processo com o restante da massa.

Caso queira cobrir, misture açúcar de confeite com um liquido, na proporção aproximada de 1 xíc de açúcar para 1 colh de sopa de água. Se for tinjir com corante líquido utilize menos água. Demora um bucado pra secar e endurecer, só depois que vc poderá embrulhar e presentear!

Pintar, colorir, comer, rir, imaginar ..tudo isso faz muito bem!!! aproveitem que ser feliz é de graça!!

a paleta dos cozinheiros

não só os artistas plásticos trabalham com cores...paleta de glacês

terça-feira, 27 de novembro de 2007

o Rei Espinafre perdendo a coroa

o macinho de espinafre pedia pra ser utilizado, caso contrário perderia seu vigor. eu fiquei matutanto, matutando, mas não me apetecia, quando as estrelinhas saltaram, escutei o plim plim ...sim o rocambole da Bia!

pra variar um pouco não contava com todos os itens (tá estava com preguiça de demolar o grão de bico, cozinhar o grão de bico, esperar esfriar...olha só escrever já cansa.). Pulei o tomate seco, omiti o grão de bico e esqueci do molho(bobiei, porque tinha um fresquíssimo pronto) e mesmo assim ficou maravilhoso!

coloco a versão do Rei destronado, perdeu a riqueza mas a classe, se manteve! Apresento-lhe o Excº Rocambole de Espinafre !

2 colheres de sopa de tomate seco picadinho( não usei)
2 colheres de sopa de farinha de grao de bico ou de trigo(usei de trigo)
2 ovos
2 claras
2 a 3 xícaras de espinafre fresco ou congelado picadinho(usei fresco)
cebolinha picadinha(usei alho)
100 g de grao de bico cozido (esse também caiu fora)
2 colheres de queijo ralado
pimenta do reino
queijo meia cura em fatias(adição minha)
cebola em lâminas refogadinha no azeite(eu, abusada!)

Refogue rapidamente o espinafre em uma frigideira quente com 1 colher de azeite. Reserve.
Bata os ovos e as claras.
Numa saladeira colocar a farinha peneirada, juntas os ovos e misturar bem até ficar uniforme.
Juntar o espinafre, o tomate seco picadinho, a cebolinha, o grao de bico, o queijo ralado, pimenta do reino e sal (atençao aos ingredientes já salgados).
Colocar em forma retangular forrada com papel manteiga untada com azeite.
Leve ao forno pré-aquecido 220°C por 12 minutos, ou até que esteja bem assado.
Tire do forno e tire da forma puxando pelo papel.Salpique mais queijo ralado na superficie.
Coloquei as fatias do queijo e sobre elas espalhei as cebolinhas refogadas.
Enrole assim que for possível, com a ajuda do papel, deixe embrulhado até esfriar.

Sirva quente, frio ou morno com um molho de tomate.

eu servi morno, sem molho, acompanhado de uma bela salada de folhas, tomates com manjericão e azeite.

batizado da mascote

oi meninas e meninos, venho aqui pedir vossa ajuda.

é que inspirada pelos mimos que Bia comprou eu fiz uma boneca. Hoje a terminei e fiquei tão encantada com ela q está eleita a mascote desta co\inha, mas ela precisa de um nome. e você tem alguma sugestão?
olhem o perfil...tem até lacinho no cabelo, o avental pode tirar pra ficar bonitinha...ela é feita com papel machê, colagem de jornal, feltro e retalhos...além da pintura

depois faremos uma enquete, topam?

bjinhos

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

laços e penduricalhos do Natal





estão termindo!! já fiz uma dúzia de anjinhos, alhumas estrelinhas, bonecos de neve...já os laços começaram a ser feitos hoje...vamos ver no que vai dar tudo isso!
se ficarem feios na árvores, escondo tudo e ponho os tradicionais enfeites...

remolachas!!!

acho cômica essa palavra: remolachas, me soa dançante, alegre... e pra quem não sabe remolachas são beterrabas em espanhol...


repitam Remolacha(o CHA tem som de TCHÁ), eu acho muito divertido, assim como uma lista imensa de palavras...mas parando com o besteirol vamos lá....


as beterrabas(que também não é uma palavra muito bonita, vamos combinar?) estavam lindas, pequeninhas, gordinhas, cheirosas, macias....como devem ser! não me contive e junte-as ao carrinho no varejão...ah sua cor é linda!!! anima qualquer um! ou por comer logo ou pra quem foge imediatamente...porque é o típico ame ou odeie...e eu como não odeio nada, no máximo gosto pouco, sou do time do amor!


mas as comidas q eu lembre com beterrabas são sempre as mesmas salada de rodelas cozidas com azeite, sal, limãozinho...ou ralada ao lado da cenoura ralada...não me recordo de nada muito além...aliás nem essa receita q eu vou deixar é inovadora, mas já é um começo...


Remolachas calientes
acompanhamento para uma carninha grelhada, ou algo assim serve de 3-4 pessoas

4 beterrabas novinhas
1 galho de manjericão
1 pontinha de galho de alecrim
azeite
sal
100 ml de creme de leite(usei o light)
suco e raspas de 1/2 limão
pimenta do reino
paprica picante


Lave bem as rosadas, corte-as ao meio e depois em fatias, eu fiz com as cascas.
Coloque-as num refratário, regue com azeite, tempere com sal, pimenta do reino e páprica. Quebre os galhinhos das ervas e junte-os a beterraba.


Coloque para assar em forno pré aquecido a 220°C por uns 20 minutos ou até que estejam cozidas, mas com certa crocância... enquanto isso faça o molhinho batendo com um garfo o creme de leite com o suco de limão, até ele encorpar, tempere com sal e jogue as raspinhas.

Passe as beterrabas para uma travessa, prove e corrija sal e pimenta, lembre-se que são calientes(apimentadinhas) despeje o molho sobre o centro e pronto! conforme as pessoas forem se servindo, a molho ficará mesclado com o rosado, lindo!!


beijos

domingo, 25 de novembro de 2007

apple pie da Cinara

me lembrava com exatidão o sabor de uma torta de maçãs que fizemos na aula de cozinha dos EUA na faculdade, mas não tinha a mesma certeza quanto a receita, lembrava vagamente...

mas de repende as lombrigas fizeram o cérebro funcionar e lógico, como não fui procurar a receita na Cinara, lá fui eu louca de vontade a anotar a receita.

ah querida Cinara, salientou, que quando deixamos a massa e o recheio repousarem os sabores melhoram tornando a torta espetacular...não conseguiria esperar até amanhã, mas consegui me segurar por 2 horas...e olha q essa dica é super válida.

é uma boa pedida pro Natal, como a própria Ci comentou, façam na véspera q assem durante a refeição(Chris olha aí uma dica!). Fiz a receita tal como manda a autora, só um detalhe atrapalhou um pouquinho..a canela, eu só tinha em pau...quebrei o menor possível e coloquei...deu trabalho extra na hora da degustação, mas nada iria atrapalhar minha investida!

Obrigada querida Ci!!!

Apple Pie
acredito q dê umas 6 porções
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara de gordura vegetal, em pedaços
3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga, gelada e picada
6 colheres (sopa) de água gelada

No processador, usando a lâmina, misture tudo (menos a água), ligando e desligando o motor até a massa ficar com pequenos pedaços. Com o motor ligado, adicione a água pelo tubo. Processe até que a massa solte dos lados da tigela. Retire e divida a massa em duas partes iguais. Em uma superfície polvilhada com farinha abra metade da massa formando um círculo. Forre o fundo e os lados de uma forma de torta de 22 cm de diâmetro com a massa. Faça o mesmo com a massa restante para cobrir a torta depois de colocado o recheio.

Pré-aqueça o forno na temperatura média-alta.

Recheio:
5 maçãs médias, sem casca e cortadas em fatias finas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
suco de 2 limões pequenos(dica p/ extrair mais facilmente os sucos: coloque por 45 segundos seu limão no microondas, tire, espere esfriar um pouco e depois abra-o, o suco vai escorrer, de tão molezinha...cuidado com a temperatura!)
1 pitada de noz-moscada
1 xícara de açúcar misturado com canela
pedacinhos de manteiga(usei tipo 1 1/2 colh de sopa em lasquinhas)
1 ovo batido, para pincelar

Depois de fatiar as maçãs, cubra-as com o suco de limão. À parte, misture a farinha, a noz-moscada e o açúcar já misturado com a canela. Jogue sobre as maçãs, misturando bem. Distribua as maçãs sobre a massa, fazendo um “pico” no centro. Se quiser, espalhe pedacinhos de manteiga sobre as maçãs.

Cubra com a massa restante, selando as bordas. Pincele com um ovo ligeiramente batido e faça vários furos na massa para que o vapor saia.

Asse por 20 minutos. Abaixe a temperatura do forno para Média e asse por mais 20 ou 25 minutos. A massa deve dourar e o recheio deve estar borbulhando.Observações:

Observações da Cinara:
1. A massa pode feita “à mão”, usando um pastry blender ou duas facas para incorporar a manteiga e a gordura vegetal à farinha e ao açúcar.
2. A massa pode ser congelada por até 3 meses. Embale em filme de PVC e descongele na geladeira.
3. Sirva com sorvete de creme! Assim você terá a tradicional sobremesa americana "apple pie à la mode".

Espero que gostem!!!

sábado, 24 de novembro de 2007

os participantes

Aqui fica a lista com os participantes e seus respectivos blogs para q nao haja dúvidas:

Ana Agdá- Agdá;
Beatriz Belliard- L'amour dans l'assiette;
Camila Lipsi- Food, Family, Fun;
Camila Marinho- Caminho Trilhado;
Carla Soares- Pratto do dia;
Carla Ventura- Feijoada Bulgara;
Cinara- Cinara's Place;
Claudia- Doces Encontros;
Cris- From our home to yours;
Cristina Ferreira- Delicias da Kini;
Danielle- Umbigo no Fogão;
Eliana Scaramal- Sabores da Lica;
Gi Passos- Coffee Coffee;
Goretti- Mal Cozinhado;
Heide Soares- Coisas Simples;
Jannaina- Janna Joaninha;
Joana Correira- Chef Haruki by Joaninha;
Juliana Rossito- Que tal um risoto?;
Karla Maria Freitas- As Marias;
Katia Mine- Chá com Arroz;
Laila Radice- Comidinhas do Bem;
Larissa- Coisas da Larinha;
Laurinha- Pitadinhas;
Leticia Ono- No calor do fogão;
Lilian Pellacani- Brincando de casinha;
Luna- Quixe de Macaxeira;
Marcia Brandão- Comer Naturalmente;
Maria Conceição Rocha- Baú da Conceição;
Mariana Fidalgo- Caos na Cozinha;
Marizé- Tachos de ensaio;
Neide Rigo- Come-se;
Otavia Paiva- Bolo & Brigadeiro;
Paula Amanda- Mão na Massa;
Paula Cristina- Receitas da Inha;
Vera Lucia Pimpona- Nacos e Nocs;
Risonha- Cozinha da Risonha;
Sandra Joaquim- Experiencias na Cozinha;
Silvia Arruda- Doce Casinha;
Valentina- Trem Bom;
Verena- Mangia che te fa bene;
Vitor Hugo - Prato Fundo.

Esta é a lista, aproveitem pra conhecer esses 41 blogs bacanas!!!
bjs

AMIGO SECRETO-o começo do pensar!


ahh adorei cuidar desses preparativos...hoje há uns 10 minutos o sorteio foi realizado!

corram para seus emails q lá já tem mensagem avisando qm é seu amigo!

vcs podem mandra mensagens anonimas para seus amigos, para brincar, confundir, mas não esqueça de não revelar seu nome!!por favor, né? aliás vcs deevrão enviar mensagens pros seus amigos(estas podem ser enviadas pelo site do ig ou pelo proprio email apartir da mensagem q eles te enviam) pedindo o endereço para enviar os presentes, se ainda restarem duvidas qto aos mimos me perguntem!

estou super contente com tudo isso, mas fiquei triste em especial pela Rosi, querida pelo perdão ma snão tinha seu email, deixei um recado no seu blog e nao tive resposta, nao tinha como te incluir sem seu email! espero q entenda!

agora é pensar ou melhor, quebrar a cabeça pra pensar no presnete e enviar o mais breve possivel(isso pq sou anciosa, nervosa, curiosa e todos os osas q imaginarem...) mas lembrem-se não foi estipulada data para postangem por tanto se "atrasar" um pouco o seu presnete seja compreensivo, essa é uma brincadeira internacional, chique né?

beijos a todos os participantes..e que grupo grandão não? 41 participantes...não imagianava q fossemos passar dos 20!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

sobre o amigo secreto


olha vim só num pulo dar a noticia, já estamos em 33 participantes confirmadissimos, vou colocar os nomes desculpem mas nao tenho tempo d elinkar tds então ai vai:

Lica

rosi
gi passos
flor de sal
heide
marizé
camila marinho
conceição
janna
qualquer coisa me enviem um email, responderei só a noitão pq tenho curso hj!

obs: a foto foi outro mimo enviado pela Akemi!

bjs

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

tbm tem comida nesse blog?

sim!!!

por favor!
vamos voltar ao tempo central do blog!!!


hoje ficamos(eu e Abu) surpresas com o sabor dessa salada. não espera nada de especial, pedi pra Abu cozinhar os feijões e quando eu chegasse para almoçar temperaria, e foi o que aconteceu.

a salada foi surgindo, na correria, sem muita atenção, tratando de usar o que eu tinha a disposição e quando chegou a hora de provar, hummm que recompensa! recompensa essa desmerecida pois tantas vezes nós nos esforçamos pra fazer A-Q-U-E-L-E prato e ele não nos agrada tanto, e hoje foi justamente o contrário.

sorri para o conjunto que fez de um rápido almoço se tornar especial.

Salada de Feijão Branco com Verdes
sem quantias, foi da mão, institivo...


feijão branco cozido

cebola branca picada

manjericão

alface mimosa, rasgada

vagens levemente aferventadas, depois picadas e grelhadas

sal, pimenta do reino branca

azeite e chorinho de vinagre

Misture tudo e sirva, ela fará o resto!!!

linhas, tecidos, cola e alguns furos nos dedos


to viciada nos preparativos do natal... neste ano me propus a fazer os enfeites, vamos ver no q vai dar!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

sobre o andamento do amigo secreto

As inscrições continuam, e já formamos um time com 22 participantes, estes já estão confirmados e aprovados. Vou colocar a lista dos inscritos:
Agda
Beatriz
Camila
Carla
Cinara
Cláudia
Cris
Cristina
Danielle
Goretti
Juliana
Laila (eu, lógico)
Larissa
Luna
Mariana (Witchie)
Neide Rigo
Paula
Paula (receitas da inha)
Risonha
Valentina
Verena
Vitor Hugo

Caso você não esteja na lista e já fez o pedido pra participar, me mande um email q tratarei de resolver o problema!

obs: quero agradecer a Clarice, por ter feito esse fofo logo pra mim! beijos querida!

blog novo no ar


ahhh minha caixa do e-mail pede uma folga!!! está uma loucura confirmação daqui, pedido dalí, manda regrinhas, me convida???
e entre tantos emails( eu estou tentando responder todos o mais prontamente possivel) recebi o de uma nova blogueira, a Chris. Ela não tem uma cozinha virtual, e sim uma casa toda, conta detalhes corriqueiros , fatos engraçados, sempre com boa prosa! e se prontificou a tentar se aventurar mais na cozinha. Ela já é leitora de vários food blogs, às escuras, lêe nossas receitinhas e dá dicas maravilhosas e comicas, como a encontrada nesse post.

Seja bem vinda Chris!!!

acho q uma flor vai bem pra receber amigos né?bjos

terça-feira, 20 de novembro de 2007

theodorus

Não resisti ao seu charme vim mostrá-lo:

Theo é o gato de minha irmã, artista ela, o gato(um safadinho) e o irmão do homem que lhe emprestou o nome.

salada a 6 mãos

Esse final de semana, foi acompanhado de uma tranquilidade, canto dos pássaros, brisa a correr, um lindo domingo ensolarado e muita comida boa... Essa é a combinação dos dias que passo na casa do meu pai...lá é um sítio, acho q já mencionei, e têm três cozinheiros de plantão, meu pai, eu e minha irmã...pois é imaginem quanta coisa fazemos juntos...é gostoso d+!!!

e o melhor é que geralmente é tudo hiper saudável, quase sem carne, a Lais é vegetariana, mas tudo bem q no domingo demos uma escapadinha e fizemos uma fritura (uns bolinhos misto de acarajé com falafel- depois eu posto).

essa salada, saiu assim, do acaso, um colocou um temperinho, o outro regou com azeite, uma mão esfarelou a ricota e voilà! uma bela salada pra ser lembrada, repetida, e novamente degustada!

Salada de Feijão Frade com Ricota
para 4 famintos
3/4 xíc de feijão frade, deixar de molho por algumas horas(eu deixo na geladeira e tiro uns 30 minutos antes para ficar em temperatura ambiente)
suco e raspas de 1 limão
4 talos de cebolinha
300 grs de ricota fresca, esfarelada
sal, pimenta do reino e azeite, ao gosto dos fregueses
um punhado mix de temperinhos verdes: salsa, manjericão, e uma pontinha de galho de alecrim
Cozinhe o feijão, cuidado para que não desmanche.
Deixe-o esfriar e então junte as cebolinhas picadas, as raspas e suco do limão, metade da ricota, e as ervas. Tempere com sal, pimenta e azeite. Gele.
Na hora de servir, coloque o restante da ricota sobre a salada, dê uma boa regada com azeite e sirvam-se!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

convite para amigo secreto

Amigo secreto/ oculto/ invisível, ou como queiram chamar...o gostoso é a brincadeira, não é?
A curiosidade em saber quem te tirou, se irão gostar do seu presente, o que você irá ganhar, quando chega????

Eu e a Cris, conversamos, tomamos a iniciativa de organizar um jogo pra confraternizar esse ano cheio de acepipes e pessoas especiais. Esperamos que vocês se juntem a nós nessa gostosa diversão!

As exigências são: que seja blogueiro e um amante da cozinha! Vêem!!!

obs: caso queiram divulgar o jogo, publiquem o convite!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

cinnamon rolls da Agdá

há tempos que queria preparar cinnamon rolls, e quando vi os que Agdá preparou fiquei com as mãosinhas coçando. Ontem foi o dia perfeito pra prepara-los, o dia estava cinzento, nada tinha de primavera...

a massa é super simples, não dá trabalho pra fazer e olha que fiz a mão( não tenho a máquina de pães, como sugerido pela Agdá), e ficam super gostosos, joguei por cima um glacê de limão siciliano que deixo-os bem especiais...

ficam úmidos e se mantêm bem até o dia seguinte, essa receita conquistou a casa toda, até que não é muito chegadao em canela, se lambuzou!!!

Cinnamon Rolls

eu consegui 30 pãezinhos, mas varia conforme o tamanho que você fizer.

1 xícara (chá) de leite morno

2 ovos em temperatura ambiente, ligieiramente batidos

1/3 xícara (chá) de manteiga, derretida

4 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (usei a especial para pão)

1 colher (chá) de sal

1/2 xícara (chá) de de açúcar granulado

2 1/2 colher (chá) de fermento p/ pão instantâneo

recheio:

1 xícara (chá) de açúcar mascavo(usei o cristal)

2 1/2 colheres (sopa) de canela em pó

1/3 xícara de manteiga

Coloque num bowl a farinha de trigo e os outros ingredientes secos. Misture bem e faça uma cavidade no centro, agora coloque os ovos, a manteiga e 3/4 da quantia de leite, vá integrando os ingredientes, caso precise coloque o restante do leite, que pode variar conforme os ovos, a qualidade da farinha...eu não precisei de mais leite. Trabalhe a massa, sovando por uns 10 minutos(ou utilize a máquina como sugeriu a Agdá). Coloque a massa numa tigela levemente untado com óleo. Cubra e deixe descansar por 1o min.

Misture o açúcar e a canela. Com um rolo, abra a massa em forma de retângulo(achei mais fácil dividir a massa em duas partes para trabalhar). Espalhe a manteiga sobre toda a superfície da massa e polvilhe o mistura de açúcar uniformemente. Enrole a massa como se fosse um rocambole e corte em fatias. Coloque as fatias em assadeira untada, cubra e deixe descansar até dobrar de volume, cerca de 1 h.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 185. Asse por 15 ou 20 min até que dourem levemente. Eu cobri com um glacê de limão feito com 1 1/2 xíc de açúcar de confeiteiro e gotas de limão siciliano.

Provem no café da manhã, na hora do lanche com um cafézinho...ou simplesmente pra deixar sobre a mesa pra quando você passar pela cozinha roubar um ou dois...beijos!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

muffins de pêra lá do Trem Bom!!

quando a Valentina postou esses encantadores muffins, fiquei inquieta, eu "precisava" repetir o feito, tinha que provar os bolinhos...e sabe que eu estava certíssima, essa é daquelas receitas que você faz, não se arrepende em nada e que todos imploram por mais, de maneira insaciável, basta dizer que minha avó já anotou os ingredientes que faltam para comprar e fazer novamente os muffins.


foi num impulso que resolvi fazê-los, uma pêra grande me olhava, eu lembrava dos bolinhos então estava decidido o fim da pêra, fui toda empolgada fazendo, só esqueci de que me faltavam alguns produtos, mas tinha uma idéia fixa, persisti, mudei aqui, ali, e mais ali, tudo por falta, mas se com as alterações já ficou uma maravilha que dirá como manda a sinfonia...


posto a receita original, e minhas alterações ficam nos parênteses, tá?


Muffins de Pêra da Valentina
para nosso deleite, renderam 13 forminhas de muffins




125 grs de farinha de trigo
60 grs de farinha de trigo integral (usei farinha de centeio)
3 colh de chá de fermento
2 colheres de chá de canela em pó
100g de flocos de aveia (usei granola)
140g de açúcar mascavo (usei 100 grs de açúcar cristal e 40 grs de melado, pra garantir a cor)
2 ovos
250ml de iogurte natural
125ml de óleo vegetal
1 pêra grande picada – caso só tenha pequenas use 2 caso contrário o sabor das pêras mal será sentido(medi a minha era grande e me rendeu 2 xíc de pera picada)
40g de pecãs picadinhas (usei novamente a granola)

Pré- aqueça o forno – 180oC. Prepare as formas de muffin e reserve.

Coloque numa vasilha as farinhas, o fermento e a canela peneirados. Acrescente a aveia (granola) e metade do açúcar (eu coloque 1/2 do açúcar mais a quantia de melado) e dê mais uma misturada.
Numa outra vasilha coloque os ovos e bata levemente com um garfo, acrescente o óleo vegetal e o iogurte. Misture tudo e derrame o conjunto no centro da vasilha com os ingredientes secos. Pegue o garfo e incorpore todos os ingredientes. Por último acrescente as pêras. Derrame a mistura nas formas e e por último misture o restante do açúcar com as pecãs picadas (granola).
Divida a farofinha/cuca igualmente por cima dos muffins e leve ao forno. Asse por 20 minutos e o seu café está pronto.

fonte: Trem Bom que por sua vez pegou do bill granger

Beijos!!

terça-feira, 13 de novembro de 2007

parabéns...parabéns...hoje é o seu dia...

...que dia mais feliz!!!!
mesmo sem velinhas, e sem conhecer a aniversariante do dia, queria oferecer, mesmo q seja só em foto, um bolinho para a Pat do TK.
foi um dos primeiros cantinhos no qual me viciei, também nao tem como, sempre recheado e coberto com tantas e tantas coisas boas, feitas com tanto carinho...
moça prendada, generosa, amiga e merecedora de todas as alegrias possíveis! te desejo tudo de melhor sempre e sempre, saúde, sucesso, paz, amor! o resto a gente corre atrás né?

beijos querida e me desculpe a falta de jeito, meus bolinhos não chegam ao glacê dos seus!!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

as escondidinhas

vinha eu caminhando, de volta casa, num belo fim de tarde, quando uns pontinhos brancos me chamaram a atenção, me aproximei ao chão e vi umas miúdas flores brancas, nascidas num terreno abandonado, chão de terra vermelha, olhei ao lado e fui achando uma vermelhinha, outra fúcsia...
...todas florzinhas nascidas ao acaso, no lugar mais improvável, rodeada de cinza, mas elas estavam ali pra garantir um mínimo de cor, beleza, suavidade...
o mais engraçado fui eu agachada, no meio da calçada de uma baita avenida, com câmera pra cá, vira, olha a luz... ahh não ficou legal, de novo!!!
um cara(mal humora pra danar) parou o caro e me perguntou o que era, acreditem?!?!?!
ai ai levantei toda sem graça e disse que eram flores, ele olhou com aquela cara de má vontade, então mostrei as fotos, ele com toda a rudeza do mundo me disse: mas é mato!
como assim mato!!! que pessoa mais grossa...bobo não? deixa ele....que eu fui toda contente pra casa com minhas belas fotos de flores do mato! ehehhe
obs 1: sim parecia uma japonesa no meio das Cataratas do Iguaçu, mas que são simpáticas as miúdas isso são!!
obs 2: cheguei cheia de carapixo, colocados em todo o tenis, calça, meia...havia tempo que não vinha nesse estado!!!
beijos

domingo, 11 de novembro de 2007

recuerdos porteños

a tarde de ontem revela-se cinza, cheiro de chuva, um tango seguia uma milonga e os ares porteños nos intimaram a tomar um chá.

para el té, tivemos clássicos biszcochitos de grasa(biscoitinhos de banha) e ainda um delicioso alfajor snatiagueño. Esses biscoitinhos são um tanto fortes, mas desmancham na boca, e habitam as casas de vó, já esse alfajor aprendi com minha tia que por sua vez com sua avó, são de uma região do norte da Argentina, leva pouquíssimos ingredientes, aqueles que nunca faltam em casa, farinha, ovos, açúcar, dulce de leche...não se parecem em nada com os conhecidos Havanna, mas eu, sinceramente, respeito as raízes e prefiro essa versão, que pode ser compartilhada pela família, todos ao redor da mesa, embalados por um mate.

sem delongas as 2 receitas que acalentaram nossas almas ontem, cedentes de Buenos Aires....

Bizcochitos de Grasa
(aqui tem outra receita, essa é com fermento biológico)

300 grs de farinha de trigo

150 grs de banha(há quem substitua por manteiga)

sal, seja generoso, essa massa é salgadinha

1 colh de chá de açúcar

1 colh de sopa de fermento em pó

água

Amoleça a gordura, rapidamente no microondas, cerca de 20 segundos. Faça uma coroa com a farinha, no centro coloque os ingredientes secos e a banha e vá incorporando, quando os grumos de gordura estiverem se desfeito, termim de de unir a massa com um pouco de água, mas somente o necessário para formar uma bola. Refrigere a massa por uns 10 minutos.

Aqueça o forno a 220°C.

Abra a massa, com ajuda de um rolo, com espessura de 0,5 cm. Corte círculos da massa e distribua-os numa assadeira. Leve para assar por 10 minutos, vire-os e doure do outro lado.

Espere esfriar e é só devorar!! Agora vamos adoçar a boca...

Alfajor Santiagueño

para a massa:

1 xíc de chá de farinha de trigo

4 gemas

1 colh de sopa de álcool(sim, aquele de 92°, mas cuidado para que não tenha perfumes, pode ser substituído por pinga ou outra bebida forte)

leite, caso precise

para rechear e cobrir:

400 grs de doce de leite(se achar um argentino, compre o de repostería, que é mais consistente)

3 claras de ovo

6 colh de sopa de açúcar

Faça uma massinha, misturando a farinha, gemas, álcool, e se necessitar agregue leite. A massa deve ter consistência parecida a massa de macarrão. Faça um rolo e divida em 7 partes iguais.

Pré aqueça o forno a 220°C.

Sobre uma superfície enfarinhada, abra as bolinhas de massa em 7 círculos, super finos, devem chegar ao tamanho de um prato raso, pode

parecer que não dá, mas tente que você irá conseguir!

Fure bem, com um garfo, cada círculo e leve ao forno numa assadeira(não

precisa untar, caso tenha um silpat, use-o, fica bem mais fácil). Cuide porque assam bem depressa, cerca de 2 minutos de cada lado. Surgem bolinhas na massa. Quando terminar de assar os 7 círculos, forre uma assadeira com papel manteiga, e coloque um cículo de mssa, cobra com uma fina camada de doce de leite e petita esse processo, terminando com massa.

Bata as clara de ovo em neve. Coloque o açúcar e bata até ter uma nuvem brilhosa. Espalhe-a sobre o alfajor, cobrindo as laterais.

Leve ao forno até dourar levemente.
Sirvam-se por favor!!!

sabores da nossa terra




sexta-feira, 9 de novembro de 2007

a canelinha que atravessou o atlântico

a querida Marizé nos brindou com uma receita fantástica de biscoitinhos de canela(veja aqui as estrelinhas dela), Laurinha, fofa, nos convidou novamente a contemplar as belezuras(desta vez floridas), e eu volto a mostra-las, e convido vocês a propagarem a receita que é boa demais!!!!!

só agora vendo o lindo tom que as bolachinhas delas tinham, me avivei de que errei a receita, ao invês de medir a canela na colher de sopa coloque uma colherada de chá, fiz meia receita e rendeu bastante, mas com menos canela do que deveria já achei boa, imaginem com todo o perfume que os biscoitinhos mereciam... ai que coisa...

coloco a receita tal como manda a dona, comuniquei já meu erro, agora deixo uma dica, tomem cuidado ao pincelar as bolacinhas para não cair gema nem açúcar em volta dos biscoitinhos, caso contrário, você terá um trabalho bárbaro para tirar, confesso que na primeira fornada fiz correndo esse trabalho e não deu muito certo, na segunda bandeja me esmerei mais e os docinhos sairam bárbaros.

Muito obrigada a Marizé que nos mostrou a delícia e a Laura por nos lembrar dela!!! beijos e bom final de semana!!!

Estrelas de Canela
(que já viraram flor, borboleta...)

350g farinha de trigo

160g manteiga gelada

2 ovos

225g açúcar amarelo(usei o cristal)

2 colh sopa de canela em pó(usei menos do que deveria, pura distração!)

Para pincelar:
1 gema
1 colh sopa de rum
açúcar cristal

Faz-se uma coroa com a farinha, no centro coloque a manteiga cortada em cubinhos, e mistura-se rapidamente com a ponta dos dedos até obter uma farofinha, depois misturei o açúcar, os ovos batidos e a canela. Mistura-se tudo rapidamente, envolvendo a farinha com os outros ingredientes usando as pontas dos dedos, sem amassar demasiado.

Forme uma bola, cubra com filme plástico e leve a geladeira por 1 hora.

Untar duas assadeiras e forrar com papel manteiga.

Numa tigela, misture a gema de ovo com o rum, e reserve.

Pré aqueça o forno a 180º.

Sobre uma superfície lisa e polvilhada, abrir a massa metade da massa (o restante volta à geladeira) e corte as estrelas(ou liberte a imaginação!) com um cortador de bolachas.

Colocar as bolachas na assadeira e pincelar com a mistura de gema e rum,(não sei porque mas achava que teria que polvilhar açúcar cristal e o fiz, só agora me dei conta que não era necessário, mas se o fizerem fica muito bom também.) e leve ao forno durante mais ou menos 10 minutos. Verifique se assaram.

Retire da assadeira e deixe-os esfriar sobre uma grelha antes de guardar.

Ficam crocantinhos no dia, se durarem pro dia seguinte perdem um pouco o crac crac, mas ficam igualmente saborosos!!

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

são só 20 minutinhos depois de chiar...

-mas só 20 minutinhos?

fiquei abismada com a receita que Dona Daise(minha nova vizinha) me passou de um doce de abóbora. Segundo essa sra., filha de uma italiana com um sírio(imaginem só que temperinho bom que a mulher tem nas mãos!), o doce de abóbora ela aprendeu com uma culinarista na tv, não me especificou quem era a autora, mas disse que a calda parecia um mel, grosso e dourado.

Fiquei tentadíssima pela praticidade e pela descrição que Dna. Daise fez. Outro fato curioso, disse que fazia o doce com a abóbora moranga, eu no meu humilde conhecimento, acreditava que esses doces eram feitos com a abóbora menina, a pescoçuda. Enfim a prosa toda me convenceu e eu fiz hoje pela manhã o doce.

Achei divino!!! Não é muito doce, fica molinho, e eu usei anis estrelado e canela pra dar um perfuminho, bendita a hora que eu coloque o anis, ele fez toda a diferença. E olhem eu não sou fã de doce de abóbora, mas abri uma excessão!!!

Doce de Abóbora de Dna. Daise

900 grs de abóbora moranga descascada(só a polpa, a minha com casca e sementes tinha 1,1 kg)
600 grs de açúcar cristal
1 pitada de canela em pó(eu não tinha a de casca, mas prefira essa)
1 anis estrelado

Descasque a abóbora, isso requer um tanto de paciência, depois de tentar inúmeras maneiras, achei mais fácil cortar os gominhos e ir descascando gomo por gomo. Descascada a abóbora corte-a em cubos, não muito pequenos, para não se desmancharem, dividi cada gomo em +/-4.

Coloque os cubos junto com o açúcar e as especiarias numa panela de pressão e tape. Deixe repousar por 3 horas( fui xeretar o conteúdo e vi que havia soltado um bocada de água, já havia formado uma bela calda).

Coloque a panela no fogo e depois que começar a chiar, abaixe o fogo e conte 20 minutos. Desligue e espere que perca a pressão para abrir, sempre é bom ter cuidado com a bichinha!

Depois dos 20 minutinhos, você terá lindos cubos de moranga, com um "mel" danado de bom!

Aiii fiquei até com vontade de mais um pedacinho....Guarde em potes bem fechadinhos na geladeira! Brinde os amigos com uma lembracinha singela destas, aposto que eles vão adorar!!



essa é a abóbbora que eu utilizei, coloco a foto pra esclarecer pra queridas que estão do outro lado do atlantico! beijos

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

pêssegos com frangelico

ando numa carência de açúcar, estou tentando me conter, limitando calorias, mas a noite não tá dando...não sei o que acontece, mas cerca de uma semana que "necessito" de um doce, e nada me satisfaz! estou quase comendo açúcar as colheradas...brincadeira, isso seria um certo exagero, mas que tá feia a coisa, isso não tem como negar...

ontem depois de jantar o gaspacho(na tentativa frustrada de conter calorias) revirei a despensa, nada me apetecia, então corri à fruteira, esta abrigava lindos pêssegos, mas não me bastavam, eu queria mais e mais...

fiz um mingauzinho, agreguei licor, gelei; grelhei os danadinhos amarelos, juntei tudo e fim...fiquei feliz, dormi tranquila e extasiada!

Pêssegos com Frangelico
2 boquinhas famintas


4 pêssegos, madurinhos e bem amarelos

200 ml de leite integral

1 colh de sopa de farinha de trigo

açúcar(acredito ter usado cerca de 2 colh de chá)

60 ml de licor Frangelico

Dissolva a farinha no leite ainda frio, coloque-os numa panela, juntamente com o açúcar e leve ao fogo para formar um mingau, cuide para que cozinhe bem e suma qualquer sabor a farinha.

Coloque numa vasilha e leve para gelar.

Quando estiver bem frio, misture-o a 30 ml do licor e mexa bem, volte a gelar.

Agora, coloque para esquentar uma frigideira antiaderente ou uma chapa de ferro, quando estiver bem quente coloque os pêssegos, preveamente cortados em 4(fiz uns cortados ao meio, ficam mais bonitos, mas não tão interessantes, porque caramelizam menos); deixe que eles tostem em um lado, vire-os e jogue o restante do licor.

Monte o prato, derramando o creminho gelado sobre os pêssegos recém grelhados e coma sem culpa, afinal, a grande graça está no fato de ser pecaminoso!!!

ficam bem interessantes, o creminho é dos anjos, o sabor do licor fica bem presente, e o branquinho contrastando com o tom dourado que os pessegos adquirem, é lindo! espero que gostem! beijos

terça-feira, 6 de novembro de 2007

ensaiando um gaspacho

desde cedo estava a sonhar com um belo gaspacho, seria a refeição perfeita para a noite, leve, fresco e acolhedor. o tempo mudou, refrescou bastante, mas eu insiste no meu gaspacho e não me arrependo em nada! estava ótimo, rico em sabores, lindamente vermelho!

ahhh a Espanha!!! sou louca pra conhecer...acho que engordaria sei lá quantos quilos, me perdendo em tortillas, chourizos, queijos, paellas, gaspachos, crema catalana...tanta coisa boa...e como fui me esquecer dos mariscos e do presunto cru...aiii...tentações!!!

acabei por colocar uma pimentinha extra e outras cositas más....mas como não há uma regra clara sobre esta maravilha, deixo a minha versão.

Gaspacho
3 bocas famintas


700 grs do tomate mais bonito e vermelho que encontrar
75 grs de pão(usei o francês)
100 grs de pepino
50 grs de salsão
1 dente de alho
azeite
molho inglês
um punhadinho de temperinhos verdes(usei salsa, cebolinha, manjericão)
água
o suco de meio limão
pedacinho de pimenta dedo de moça
pimenta do reino ralada na hora e sal
Simples assim:
corte os tomates (bem lavadinhos) em pedaços grandes, coloque-os inteiramente no liquidificador, junto com o pão rasgado, o dente de alho(dei uma picada com a faca), molho inglês(coloquei cerca de 1 1/2 colh de sopa), um fiozão de azeite, cerca de 1 xíc de água, o sumo do limão e liquidifique tudinho!
Ajuste o sal, pimenta, corrija a acidez, caso necessite de mais azeite, essa é a hora. Leve para gelar essa perdição em forma líquida.
Corte o pepino em cubinhos (descarte as sementes, eu mantenho a casca, mas é opcional), o salsão também, cuide para que os tamanhos sejam parecidos. Misture-os e inclua nessa mescla a pimenta dedo de moça o mais picada que consiga. Leve-os para gelar(se tiver um pedacinho de pimentão vermelho picado fica lindo também).
Gele bem a sopa, e no momento de servir destribua os cubinhos picados na sopa, regue com um fio de um bommm azeite e se quiser uma pitadinha de páprica. Agora é só se delciiar, e não esqueça das torradinhas com azeite! espero que gostem!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

saladinha de arroz selvagem

nada como uma bela saladinha pra refrescar um domingo ensolarado...pois é, essa foi feita a 4 mãos, eu e minha irmã tratamos de, no último de domingo que estivemos juntas, aprontar um belo almoço para os marmanjos, que só se deliciaram.

a experiência foi ótima, aliás a Lais é um amorzinho, e na cozinha então...(melhoras irmã!!- a coitada pegou rubéola). Fizemos vários pratos a base de vegetais, bem gostosos e essa salada foi um deles, criado assim, cada uma inserindo o que faltava.

Salada de Arroz Selvagem
rende um bocado, acredito que sirva tranquilamente 5-6 pessoas


1 xíc de arroz selvagem
4 xíc de água
1 pepino japonês, sem as sementinhas, cortado em cubinhos(mantivemos a casca)
1 maçã verde, cortada em cubinhos(também mantivemos a casca)
suco e raspas de 1 limão
azeite
pitadinha suave de pimenta do reino
sal
hortelã fresca
Coloque o arroz com a água, numa panela, tape e leve ao fogo até ferver. Assim que entrar em ebulição, conte 30 minutos. Desligue o fogo e mantenha a panela tapada por mais 15 minutos. Depois escorra e coloque para esfriar o arroz.
Enquanto isso corte a maçã e o pepino, trate de deixá-los com o tamanho similar, e ponha imediatamente a maça em contato com o suco de limão, para evitar a oxidação.
Assim que o arroz estiver em temperatura ambiente, misture-o aos cubos verdes, tempere com azeite, sal e as raspinahs do limão, caso ache necessário corrija a acidez. Leve para gelar.
Momentos antes de servir, rasgue com os dedos algumas folhinhas de hortelã e mescle bem. Assim você preservará ainda mais seu frescor.
é super simples, mas bem interessante para o calorzão que está por vir, uma maneira fresca de comer carboidratos, e cheio de fibras...hummm! ah só por curiosidade, o arroz selvagem não é da familia do arroz e sim da família das gramas...vai entender!!! beijos

domingo, 4 de novembro de 2007

pãezinhos para a tarde

o calor resolveu dar uma trégua, agora estamos vivendo um clima outonal...ah essas loucuras do clima...mas o fato é que a tardezinha pedia algo pro café da tarde...minha avó sugeriu umas rosquinhas que ela fazia...eu acabei mudando um pouquinho aqui, outro pouquinho ali e ficaram deliciosas!

a receita original era de um folhetinho da farinha de trigo Três Coroas, nem sei se existe ainda, mas que a receita era boa ...ah isso era! o recheio sugerido era de coco, não tinha quantia suficiente então metade da massa recebeu um recheio de maça com passas(acabou saindo melhor que o de coco), e rende uma barbaridade!

usem a imaginação e aproveitem essa massa para um belo festival de pães doces ai na sua casa!!!

Rosquinhas Recheadas
36 rolinhos médios

1 xíc de chá de leite morno
1/2 xic de chá de açúcar
45 grs de fermento biológico fresco ou 15 grs do fermento biológico instantenepo(eu usei um sache de 12 grs do instaneo e deu super certo)
100 grs de margarina
2 ovos
500 grs de farinha de trigo(acabei usando cerca de 650 grs)
1 ovo para pincelar
3 colh de açúcar cristal
Misture o leite com o açúcar(se for usar o fermento fresco coloque-o agora). Deixe descansar por 5 minutos (se for usar o fermento instaneo não precisa esperar).

Coloque a farinha na bancada formanado uma coroa( se for usar o fermento instantaneo misture-o à farinha), no centro da cavidade coloque a margarina, os ovos e vá acrescentando o líquido aos poucos. ( minha massa ficou muito mole então fui colocando mais farinha até desgrudar levemente das mãos-mas minha avó disse que sempre fez com a medida exata de farinha, e a massa fica bem mole mas cresce e assa bem).

Trabalhe a massa "rasgando" ela com os dedos e alisando com a palma da mão. Alterne esse trabalho com um pouco de sovar. Cubra a massa com um filme plástico e deixe repousar por uns 30 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio. Deixo 2 opções, e as quantias aqui dispostas são apara metade da massa, ok?

Recheio de coco:
50 grs de coco ralado
1/2 xíc de suco de laranja
1/4 xíc de leite
2 colh de sopa de açúcar
2 colh de sopa de manteiga amolecida

Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira até o momento de usar.

Recheio de maçã com passas:
100 grs de maçã picada em cubinhos, usei com a casca
25 grs de passas
25 ml de pinga
2 colh d esopa de açúcar
25 ml de água
canela em pó

Aqueça levemente a pinga com a água e coloque as uvas passas para hidratar no líquido. Quando estiverem inchadinhas, misture-as às maçãs e ao açúcar. Tempere com canela à gosto.

Quando a massa tiver crescido abra-a com um rolo, num retângulo(acho mais práatico dividir a massa em 2 para trabalhar) com espessura de +/-5 mm. Espalhe o recheio deixando uma borda de 1,5 cm livre para não escorrer. Vá enrolando a massa, e "pregando-a" quando encontrar com a massa novamente, corte po rolo em roscas de 1,5 cm a 2 cm(devem ter o tamanho parecido para assarem ao mesmo tempo). Coloque os rolinhos numa assadeira untada e espere crescer.

Ligue o forno a 200ºC e asse por 20 minutos, abra o forno e pincele a massa com o ovo levemente batido com um chorinho de leite. Salpique o açúcar cristal e volte ao forno para terminar de assar.

Quando esfriaram as rosquinhas de maçã eu cobri com um glacê de limão, ficaram bem gostosas e molhadinhas, bem mais do que as de coco, e manteram-se bem até o dia seguinte, não sei se conservariam-se por mais, porque aqui acabaram rapidinho! espero que gostem! beijos e boa semana!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

uma nova torta

algumas de vcs já sabem, mas acho que nunca contei toda a historia, me mudei aqui por interior de São Paulo porque meu avô me convidou para trabalhar com ele...para abrir uma fábrica de doces...mexendo meus pauzinhos consegui q ele agregasse uma loja para vendermos a produção e fazer uns doces mais refinados..uma doceira, sabe? é que a idéia inicial dele não me animava muito, mas eu queria ajudá-lo..enfim me joguei e aqui estou...
faz uma semana que abrimos a loja e devagarzinho vamos caminhando...o resultado vcs vão conferir por aqui afinal ultimamente só estou aprontando doces, bolos, tortas, testando sabores, visuais...ontem eu fiz uma torta de morango que, acredito eu, ficou muito boa...o povo q provou gostou, eu não pude provar(fiz uma promessa e tenho q ficar uns meses sem nada com chocolate), sem segredos a torta fica bonita e diferente da mesma torta de morangos q conhecemos...enfim vai ai uma nova torta de morangos.


Torta de Morangos


1/2 receita de pão de ló de chocolate* (use a receita que preferir, *tenho aqui uma receita de pão de ló, é só trocar a quantia de amido de milho por chocolate em pó, se não tiver tempo compre um bolo de chocolate dessdes de café da manha, divida ao meio e ponho um ao lado do outro)

300 grs de morangos bem madurinhos

suco de 1 limão

2 colh de sopa de açúcar

6 claras de ovos(pese as claras- as minhas deram 200 grs)

o dobro do peso das claras, em açúcar refinado

50 ml de rum

1 colh de sopa de gelatina sem sabor hidratada(conforme o fabricante)


Asse o pão de ló numa forma alta com fundo falso.

Assim que estiver frio retire-o da forma e regue com o rum.

Corte uma tira de papel manteiga ou acetato(melhor opção) e coloque na lateral interna da forma. Reserve.


Fatie os morangos( separe alguns para enfeitar a lateral -que devem ser fatias e "colados" no acetato) e misture-os ao suco do limao e as 2 colh de açúcar, leve-os a geladeira para que fiquem bem fresquinhos.


Ligue o forno a 180°C.

Coloque as claras com o açúcar num bowl de aluminio, leve ao banho maria e mexa até que esteja morno, em torno de 62°C. Leve para a batedeira e deixe bantendo até que a mistura

esfrie por completo(esse é o merengue suíço).

Coloque parte do merengue num saco de confeitar e sobre uma assadeira forrada com papel manteiga faça alguns suspiros, cerca de 20 unidades com 2 cm de diâmetro.

Leve-os ao fogo, deixe a porta entre aberta e na menor temperatura possível, asse-os por cerca de 1 hora, sem que tomem cor, mas q fiquem sequinhos.

O restante do merengue suíço deve ser mesclado aos morangos fatiados( e seu suquinho) e à gelatina. Quebre alguns suspiros e coloque nesse mistura lindamente rosada. Despeje a mistura na forma que já teve a lateral decorada com as fatias de morangos. leve para o congelador e deixe lá até que firme bem. Retire e decore com uns suspiros...espero que gostem meninas, desculpa se enrolei um pouco na descrição é que ando meio atordoada...ehehhe beijos e bom fim de semana!